12480
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Pesquisa

POR: 30/08/2018
Código: ING7_01UND04

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Pesquisa

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é o primeiro de uma sequência de 4 planos que trabalha a competência oral, com foco na interação em sala de aula, através de entrevistas. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de cópias impressas deste material.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Como introdução ao tema research, mostre o printscreen do site Pewresearch.org aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

  • What’s this online article about? Take a look at the graphic, the percentages and answer (espera-se que os alunos respondam algo como research ou, mais especificamente, research on different ways of watching TV).
  • What’s the relationship between the research presented and the graphic? (espera-se que a turma consiga notar que o gráfico facilita a compreensão dos dados apresentados no texto escrito).
  • As we have already commented, the research presented in the article is about means of watching TV. Would you like to conduct a research on this same topic or would you choose another one? (Neste momento, trabalhamos com o significado de conduct a research).
  • In your opinion, is it difficult to conduct a research? Are you capable of conducting one? (resposta pessoal).

Fonte: http://www.pewresearch.org/fact-tank/2017/09/13/about-6-in-10-young-adults-in-u-s-primarily-use-online-streaming-to-watch-tv/

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão conduzir uma pesquisa sobre o uso de mídias sociais com os colegas (today you are going to conduct a research on the use of social networks with your classmates).

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Prepará-los para a realização da pesquisa proposta no Output.

Expectativa: Que eles falem sobre a pesquisa apresentada no vídeo.

Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=jtPkSQchUKI (transcrição do vídeo aqui).

Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:

  • Look at the video’s printscreen and answer: what’s the video possibly about? (espera-se que a turma responda algo como it’s about a research/study ao verem os aplicativos e as palavras study e Facebook).
  • Is it a tutorial video or a journalistic video? (espera-se que, ao observarem o âncora, a temperatura e o nome do jornal local no canto inferior direito do printscreen, os alunos respondam journalistic video).

Depois, incentive-os a fazer mais previsões (respostas pessoais):

  • According to the printscreen, teens are leaving Facebook. What about Instagram? Can you guess if they are also leaving the app?
  • Is the presenter going to mention another social media network or just Facebook, YouTube and Instagram? Can you guess?

Apresente o vídeo. Logo após, comente sobre as previsões feitas e acrescente mais perguntas:

  • According to the study presented, are teens leaving Instagram? What about YouTube? (resposta: a pesquisa realizada revela que os adolescentes só estão deixando de participar do Facebook / The study reveals that teens are leaving only Facebook)).
  • Besides Facebook, YouTube and Instagram, what’s the other social media network seen in the research mentioned by the presenter? (resposta: Snapchat).
  • According to the research, what’s the platform teens use the most? (resposta: Snapchat).
  • What questions do you think the researchers asked people in order to develop this study? (resposta: Espera-se que, neste momento, os alunos digam que, provavelmente, foram feitas perguntas como Do you like Instagram?, Do you have a Facebook profile page?, What’s your favorite social media network? etc.).
  • Do you still use Facebook? (resposta pessoal).
  • What’s your favorite social media network? Which one do you use the most? (resposta pessoal).

  • Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com uma pesquisa em texto escrito sobre o uso de redes sociais pelo público adolescente. Siga os mesmos passos descritos anteriormente: antes de apresentar a pesquisa por completo, mostre, por exemplo, um trecho do texto e peça que os alunos façam previsões. Depois, apresente o texto na íntegra e, então, comente sobre as previsões.

Tempo sugerido: 29 minutos.

Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real.

Expectativa: Que os alunos se engajem na pesquisa e que consigam se expressar na língua alvo.

Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 3 minutos. Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles terão a oportunidade de descobrir as redes sociais preferidas dos colegas (Now you are going to discover your classmates’ favorite social media networks). Em seguida, apresente as instruções para a pesquisa (I will give you the instructions. Pay attention!) contidas no slide acima.

Após dar as instruções, entregue este material impresso para cada dupla. Explique que a folha os ajudará a tomar nota e a reportar os resultados da pesquisa (This Social media research file will help you take notes and then report the findings to the rest of the group.). Explique como eles devem preencher o material no próximo slide.

  • Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções para a pesquisa no quadro.

Tempo sugerido: Continuação do output.

Propósito: Que os alunos utilizem este slide como um guia para suas pesquisas.

Expectativa: Que os alunos se engajem na pesquisa, anotando os dados no Social media research file.

Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 4 minutos e a pesquisa, 12. Explique como as duplas irão preencher a tabela e as lacunas em branco presentes no material impresso através do exemplo fornecido. Trabalhe também o modo como os alunos devem fazer as perguntas durante a pesquisa:

  • What kind of question should you ask to complete the second column? (Caso os alunos não saibam, diga que eles devem perguntar Which social media do you prefer? … or …? para completarem a segunda coluna da tabela.).
  • What about the question to complete third column? What would it be? (Caso os alunos não saibam, diga que eles devem perguntar Why do you prefer …? para completar a terceira coluna da tabela).

Esclareça qualquer outra dúvida e, então, diga que eles podem começar a tarefa. É importante que, durante a realização da pesquisa proposta, este slide continue sendo projetado para que os alunos tenham um modelo de como preencher o Social media research file.

Observação: Durante a atividade, assuma o papel de mediador(a), ou seja, não interfira diretamente enquanto eles estiverem perguntando aos colegas qual rede social preferem. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente. Apenas observe se eles estão interagindo em inglês.

Ao final da pesquisa, pergunte (respostas pessoais):

  • Was it difficult to conduct a research?
  • Did you take notes of your findings?
  • Are you ready to present your findings to the class?

  • Alternativa: Caso não possa projetar este slide, traga-o impresso em tamanho grande, no mínimo A3.

Tempo sugerido: Continuação do output.

Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real, reportando o que descobriram na pesquisa conduzida.

Expectativa: Que os alunos consigam compartilhar na língua alvo os resultados obtidos.

Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 10 minutos. Neste momento da aula, cada dupla irá compartilhar os resultados de suas pesquisas. Antes dos alunos iniciarem a atividade, faça uma apresentação fictícia para que eles tenham um modelo em mente e se sintam mais seguros (você pode utilizar os dados do exemplo de social media report file presente no slide 6). Diga:

Now pay attention to the way I’m going to present my fictional results:

“Hi, group. My research compared Facebook and Twitter. Most of the class preferred Twitter because it’s more interactive and the posts are shorter. Thank you!”

Durante sua apresentação, aponte para cada tópico do roteiro presente no slide. Quando terminar sua apresentação-modelo, fale que o roteiro continuará exposto para consulta enquanto eles estiverem reportando oralmente os resultados.

Em seguida, escolha uma dupla para dar início às apresentações. Ressalte a importância de ter o social media report file em mão neste momento.

  • Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva o roteiro de apresentação no quadro.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.

Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles certamente irão notar o quanto aprenderam!

7º Ano

Contents

  1. INPUT: Journalistic video about a social media research study.
  2. OUTPUT: Research on favorite social media network.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.

Professora-autora: Mariana Bartolo

Mentora: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 04

Pesquisa

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULA 06

AULA 07

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes