Transcrição - Vídeo Input - Pesquisa
Plano de Aula
Plano de aula: Pesquisa
Plano 4 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Interaction
Por: Camila Silva Viana
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é o primeiro de uma sequência de 4 planos que trabalha a competência oral, com foco na interação em sala de aula, através de entrevistas. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de cópias impressas deste material.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Como introdução ao tema research, mostre o printscreen do site Pewresearch.org aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:
- What’s this online article about? Take a look at the graphic, the percentages and answer (espera-se que os alunos respondam algo como research ou, mais especificamente, research on different ways of watching TV).
- What’s the relationship between the research presented and the graphic? (espera-se que a turma consiga notar que o gráfico facilita a compreensão dos dados apresentados no texto escrito).
- As we have already commented, the research presented in the article is about means of watching TV. Would you like to conduct a research on this same topic or would you choose another one? (Neste momento, trabalhamos com o significado de conduct a research).
- In your opinion, is it difficult to conduct a research? Are you capable of conducting one? (resposta pessoal).
Fonte: http://www.pewresearch.org/fact-tank/2017/09/13/about-6-in-10-young-adults-in-u-s-primarily-use-online-streaming-to-watch-tv/
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão conduzir uma pesquisa sobre o uso de mídias sociais com os colegas (today you are going to conduct a research on the use of social networks with your classmates).
Input
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Prepará-los para a realização da pesquisa proposta no Output.
Expectativa: Que eles falem sobre a pesquisa apresentada no vídeo.
Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=jtPkSQchUKI (transcrição do vídeo aqui).
Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:
- Look at the video’s printscreen and answer: what’s the video possibly about? (espera-se que a turma responda algo como it’s about a research/study ao verem os aplicativos e as palavras study e Facebook).
- Is it a tutorial video or a journalistic video? (espera-se que, ao observarem o âncora, a temperatura e o nome do jornal local no canto inferior direito do printscreen, os alunos respondam journalistic video).
Depois, incentive-os a fazer mais previsões (respostas pessoais):
- According to the printscreen, teens are leaving Facebook. What about Instagram? Can you guess if they are also leaving the app?
- Is the presenter going to mention another social media network or just Facebook, YouTube and Instagram? Can you guess?
Apresente o vídeo. Logo após, comente sobre as previsões feitas e acrescente mais perguntas:
- According to the study presented, are teens leaving Instagram? What about YouTube? (resposta: a pesquisa realizada revela que os adolescentes só estão deixando de participar do Facebook / The study reveals that teens are leaving only Facebook)).
- Besides Facebook, YouTube and Instagram, what’s the other social media network seen in the research mentioned by the presenter? (resposta: Snapchat).
- According to the research, what’s the platform teens use the most? (resposta: Snapchat).
- What questions do you think the researchers asked people in order to develop this study? (resposta: Espera-se que, neste momento, os alunos digam que, provavelmente, foram feitas perguntas como Do you like Instagram?, Do you have a Facebook profile page?, What’s your favorite social media network? etc.).
- Do you still use Facebook? (resposta pessoal).
- What’s your favorite social media network? Which one do you use the most? (resposta pessoal).
- Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com uma pesquisa em texto escrito sobre o uso de redes sociais pelo público adolescente. Siga os mesmos passos descritos anteriormente: antes de apresentar a pesquisa por completo, mostre, por exemplo, um trecho do texto e peça que os alunos façam previsões. Depois, apresente o texto na íntegra e, então, comente sobre as previsões.
Output
Tempo sugerido: 29 minutos.
Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real.
Expectativa: Que os alunos se engajem na pesquisa e que consigam se expressar na língua alvo.
Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 3 minutos. Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles terão a oportunidade de descobrir as redes sociais preferidas dos colegas (Now you are going to discover your classmates’ favorite social media networks). Em seguida, apresente as instruções para a pesquisa (I will give you the instructions. Pay attention!) contidas no slide acima.
Após dar as instruções, entregue este material impresso para cada dupla. Explique que a folha os ajudará a tomar nota e a reportar os resultados da pesquisa (This Social media research file will help you take notes and then report the findings to the rest of the group.). Explique como eles devem preencher o material no próximo slide.
- Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções para a pesquisa no quadro.
Output
Tempo sugerido: Continuação do output.
Propósito: Que os alunos utilizem este slide como um guia para suas pesquisas.
Expectativa: Que os alunos se engajem na pesquisa, anotando os dados no Social media research file.
Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 4 minutos e a pesquisa, 12. Explique como as duplas irão preencher a tabela e as lacunas em branco presentes no material impresso através do exemplo fornecido. Trabalhe também o modo como os alunos devem fazer as perguntas durante a pesquisa:
- What kind of question should you ask to complete the second column? (Caso os alunos não saibam, diga que eles devem perguntar Which social media do you prefer? … or …? para completarem a segunda coluna da tabela.).
- What about the question to complete third column? What would it be? (Caso os alunos não saibam, diga que eles devem perguntar Why do you prefer …? para completar a terceira coluna da tabela).
Esclareça qualquer outra dúvida e, então, diga que eles podem começar a tarefa. É importante que, durante a realização da pesquisa proposta, este slide continue sendo projetado para que os alunos tenham um modelo de como preencher o Social media research file.
Observação: Durante a atividade, assuma o papel de mediador(a), ou seja, não interfira diretamente enquanto eles estiverem perguntando aos colegas qual rede social preferem. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente. Apenas observe se eles estão interagindo em inglês.
Ao final da pesquisa, pergunte (respostas pessoais):
- Was it difficult to conduct a research?
- Did you take notes of your findings?
- Are you ready to present your findings to the class?
- Alternativa: Caso não possa projetar este slide, traga-o impresso em tamanho grande, no mínimo A3.
Output
Tempo sugerido: Continuação do output.
Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real, reportando o que descobriram na pesquisa conduzida.
Expectativa: Que os alunos consigam compartilhar na língua alvo os resultados obtidos.
Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 10 minutos. Neste momento da aula, cada dupla irá compartilhar os resultados de suas pesquisas. Antes dos alunos iniciarem a atividade, faça uma apresentação fictícia para que eles tenham um modelo em mente e se sintam mais seguros (você pode utilizar os dados do exemplo de social media report file presente no slide 6). Diga:
Now pay attention to the way I’m going to present my fictional results:
“Hi, group. My research compared Facebook and Twitter. Most of the class preferred Twitter because it’s more interactive and the posts are shorter. Thank you!”
Durante sua apresentação, aponte para cada tópico do roteiro presente no slide. Quando terminar sua apresentação-modelo, fale que o roteiro continuará exposto para consulta enquanto eles estiverem reportando oralmente os resultados.
Em seguida, escolha uma dupla para dar início às apresentações. Ressalte a importância de ter o social media report file em mão neste momento.
- Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva o roteiro de apresentação no quadro.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.
Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles certamente irão notar o quanto aprenderam!
Materiais Complementares
#NovaEscolaEmCasa.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_01UND04
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2109/pesquisa
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Inicie o encontro síncrono exibindo na tela o slide do Input. Siga todas as orientações descritas para o momento de previsão nesta etapa da aula.
Input
Após contextualizar a aula com as previsões sobre o vídeo, apresente o slide adaptado com as questões norteadoras e envie no chat o link da reportagem para os alunos. Oriente-os a assistir a reportagem buscando as respostas para as perguntas propostas no slide e percebendo se as previsões feitas no momento anterior foram acertadas. Determine 10 minutos para a realização da atividade, assim os alunos poderão assistir ao vídeo mais de uma vez, caso sintam alguma dificuldade. Terminado o prazo, retome a palavra conferindo as respostas. Amplie a discussão propondo as seguintes reflexões:
"What questions do you think the researchers asked people in order to develop this study?"
Resposta: Espera-se que, neste momento, os alunos digam que, provavelmente, foram feitas perguntas como:
- Do you like Instagram?
- Do you have a Facebook profile page?
- What’s your favorite social media network?
- Do you still use Facebook?
- What’s your favorite social media network? Which one do you use the most?
Output
Informe aos alunos que eles vão realizar uma pesquisa semelhante para saber qual é a rede social preferida da turma. Compartilhe na tela o slide 1 do output, explicando cada item. Explique que a pesquisa “face to face” será realizada virtualmente por chamada de áudio ou vídeo. Compartilhe com os alunos o template da atividade e instrua-os a fazer uma cópia do documento, identificando com o nome da dupla.
Apresente o slide 2 e explique como as duplas irão preencher a tabela e as lacunas em branco através do exemplo fornecido. Trabalhe também o modo como os alunos devem fazer as perguntas durante a pesquisa.
Em seguida, mostre o slide 3 e explique como montar a apresentação oral com os resultados da pesquisa. Determine um prazo para a realização da atividade e indique as formas de contato com o professor, caso precisem esclarecer dúvidas e receber orientações durante o período. As duplas podem narrar seus resultados enquanto exibem uma apresentação de slide em um encontro síncrono posterior.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
A pesquisa também pode ser realizada com os familiares das duplas, ao invés de com os colegas.
7º Ano
Contents
- INPUT: Journalistic video about a social media research study.
- OUTPUT: Research on favorite social media network.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.
Professora-autora: Mariana Bartolo
Mentora: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes