12420
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Sistema endócrino

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Sistema endócrino

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes verem as imagens nos slides "Contexto" e anotarem dúvidas e percepções. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como o organismo se mantém em equilíbrio?

Mão na massa
Peça para os estudantes responderem as questões individualmente.

Envie-as via Whatsapp:
- Alguém já teve sensações parecidas como as vivenciadas por Julia e João? Em quais situações?
- O que vocês acreditam que pode desencadear estas sensações em nosso organismo?
- João achou interessante o fato de, após algum tempo, seu organismo voltar ao que ele considerava “normal”. É importante que o organismo retome a normalidade após eventos como o da história? Por quê Como isso acontece?

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).

Marque uma data para que os estudantes possam enviar a atividade.

Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Retorne a questão disparadora e converse com os estudantes sobre a importância do sistema endócrino.

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas e aproveitar a oportunidade para assistirem a um vídeo juntos (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_07V&E05

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas