12416
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Reconhecimento do céu

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Reconhecimento do céu

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Denise Vieira Miranda Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Nesta aula os estudantes aprenderão a relacionar diferentes ferramentas para a realização de observações astronômicas, bem como a localizar e a identificar características de constelações, planetas, dentre outros corpos celestes.

Sobre esta aula:

Durante essa aula, serão abordados temas relacionados a habilidade EF06CI14.

Materiais necessários para a aula: papel de cor preta, glíter prateado, barbante, lantejoulas, tesouras, cola, cópia da carta celeste do estado onde a escola está localizada (disponível no site do planetário do RJ): (http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Vitoria&lat=-20.2976&long=-40.2958&elev=10&ano=2018&mes=06&dia=14&hora=08&min=46&seg=48&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt )

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida durante esta aula, consulte o livro “Reconhecimento do céu”, de Paulo Gomes Varella (Editora UNB) e o módulo 1 de Astronomia do Centro de Divulgação de Astronomia da USP (link: http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/index.html).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que diferentes astros podem ser visualizados e identificados quando observamos o céu.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o trecho do filme “O Rei Leão” (1994) a partir do tempo 0:50:07 até 0:52:07 (imagem relacionada ao trecho é apresentada neste slide). Após a exibição do vídeo, realize uma breve conversa com os alunos a respeito dos astros, a partir da pergunta contida no slide. Em caso de indisponibilidade de projetor para a exibição da imagem e/ou do vídeo, comente as informações neles exibidas.

Durante o bate-papo, comente que os seres humanos sempre buscaram compreender informações sobre os astros. Caso considere oportuno, neste momento cite a lenda indígena a respeito do surgimento das estrelas (“Como surgiram as estrelas”, de Clarice Lispector. Link: http://portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/ClariceLispector.pdf

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e comentem algo sobre os astros que já visualizaram e/ou puderam reconhecer no céu. Não se preocupe em responder os questionamentos deles neste momento, mas sim, estimule-os a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: Os alunos serão divididos em grupos de cinco integrantes e receberão a cópia da carta celeste (Link do planetário do Rio de Janeiro para obtenção da carta celeste: http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Vitoria&lat=-20.2976&long=-40.2958&elev=10&ano=2018&mes=06&dia=14&hora=08&min=46&seg=48&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt), papel de cor preta, glíter, barbante, lantejoulas, tesoura e cola. Em seguida, os estudantes deverão confeccionar sobre o papel uma constelação previamente selecionada (pelo professor ou via sorteio), porém, sem nomeá-las. É importante que demais astros localizados próximos à constelação selecionada seja também representados, a fim de facilitar a localização dela e a compreensão das posições relativas dos corpos celestes no espaço.

Após a produção das representações, os alunos devem apresentar a imagem para os demais alunos da turma e, neste momento, os mesmos devem identificá-la por meio da observação de suas características e do uso de suas cartas celestes.

Em seguida, utilize um celular, um tablet ou qualquer aparelho com plataforma Android para realizar a exploração do aplicativo “SkyMap” e a identificação das posições relativas das constelações representadas.

Como alternativa, em caso de ausência de internet na escola, realize o download do vídeo de realidade virtual “Constelations” (https://www.youtube.com/watch?v=WDR1a9RP6io). Ele pode ser exibido em um computador, um celular ou em um tablet e, da mesma forma você faria se estivesse usando o “SkyMap”, solicite que cada grupo busque encontrar a sua própria constelação durante a experiência interativa.

Em caso de indisponibilidade de quaisquer recursos eletrônicos como o computador, tablet ou celular, solicite que os alunos ordenem as constelações produzidas sobre uma superfície ou colem-nas sobre uma cartolina, observando suas posições de acordo com a carta celeste (posicionada corretamente em relação aos pontos cardeais).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Permita que os alunos compartilhem os saberes adquiridos no decorrer da atividade. Ressalte o que eles aprenderam na aula, utilizando-se dos modelos produzidos durante as atividades. Ressalte que a observação astronômica foi objeto de interesse humano, por despertar a curiosidade das pessoas e também por representar uma forma de auxílio em sua orientação e na determinação de momentos no ano. Comente que, com o passar do tempo, a observação a olho nu foi substituída por instrumentos astronômicos, como o astrolábio e o telescópio. Conte que hoje dispomos de diversas ferramentas para observação e reconhecimento do céu, como aplicativos astronômicos, consteloscópios, telescópios modernos, dentre outros.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora. Comente que povos antigos delimitavam áreas no céu nas quais conseguiam identificar desenhos, de acordo com as posições dos astros observáveis e, por meio deles, orientavam-se no espaço geográfico. Esclareça que também utilizou-se por muito tempo a observação das constelações como meio para determinação das estações do ano. Atualmente, a união astronômica internacional determinou áreas com 88 constelações, que são constituídas por estrelas visíveis a partir da Terra. Tais áreas podem ser descritas e utilizadas para abastecer bancos de dados, determinados a partir de diferentes ferramentas astronômicas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Nesta aula os estudantes aprenderão a relacionar diferentes ferramentas para a realização de observações astronômicas, bem como a localizar e a identificar características de constelações, planetas, dentre outros corpos celestes.

Sobre esta aula:

Durante essa aula, serão abordados temas relacionados a habilidade EF06CI14.

Materiais necessários para a aula: papel de cor preta, glíter prateado, barbante, lantejoulas, tesouras, cola, cópia da carta celeste do estado onde a escola está localizada (disponível no site do planetário do RJ): (http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Vitoria&lat=-20.2976&long=-40.2958&elev=10&ano=2018&mes=06&dia=14&hora=08&min=46&seg=48&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt )

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida durante esta aula, consulte o livro “Reconhecimento do céu”, de Paulo Gomes Varella (Editora UNB) e o módulo 1 de Astronomia do Centro de Divulgação de Astronomia da USP (link: http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/index.html).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que diferentes astros podem ser visualizados e identificados quando observamos o céu.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o trecho do filme “O Rei Leão” (1994) a partir do tempo 0:50:07 até 0:52:07 (imagem relacionada ao trecho é apresentada neste slide). Após a exibição do vídeo, realize uma breve conversa com os alunos a respeito dos astros, a partir da pergunta contida no slide. Em caso de indisponibilidade de projetor para a exibição da imagem e/ou do vídeo, comente as informações neles exibidas.

Durante o bate-papo, comente que os seres humanos sempre buscaram compreender informações sobre os astros. Caso considere oportuno, neste momento cite a lenda indígena a respeito do surgimento das estrelas (“Como surgiram as estrelas”, de Clarice Lispector. Link: http://portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/ClariceLispector.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e comentem algo sobre os astros que já visualizaram e/ou puderam reconhecer no céu. Não se preocupe em responder os questionamentos deles neste momento, mas sim, estimule-os a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: Os alunos serão divididos em grupos de cinco integrantes e receberão a cópia da carta celeste (Link do planetário do Rio de Janeiro para obtenção da carta celeste: http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Vitoria&lat=-20.2976&long=-40.2958&elev=10&ano=2018&mes=06&dia=14&hora=08&min=46&seg=48&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt), papel de cor preta, glíter, barbante, lantejoulas, tesoura e cola. Em seguida, os estudantes deverão confeccionar sobre o papel uma constelação previamente selecionada (pelo professor ou via sorteio), porém, sem nomeá-las. É importante que demais astros localizados próximos à constelação selecionada seja também representados, a fim de facilitar a localização dela e a compreensão das posições relativas dos corpos celestes no espaço.

Após a produção das representações, os alunos devem apresentar a imagem para os demais alunos da turma e, neste momento, os mesmos devem identificá-la por meio da observação de suas características e do uso de suas cartas celestes.

Em seguida, utilize um celular, um tablet ou qualquer aparelho com plataforma Android para realizar a exploração do aplicativo “SkyMap” e a identificação das posições relativas das constelações representadas.

Como alternativa, em caso de ausência de internet na escola, realize o download do vídeo de realidade virtual “Constelations” (https://www.youtube.com/watch?v=WDR1a9RP6io). Ele pode ser exibido em um computador, um celular ou em um tablet e, da mesma forma você faria se estivesse usando o “SkyMap”, solicite que cada grupo busque encontrar a sua própria constelação durante a experiência interativa.

Em caso de indisponibilidade de quaisquer recursos eletrônicos como o computador, tablet ou celular, solicite que os alunos ordenem as constelações produzidas sobre uma superfície ou colem-nas sobre uma cartolina, observando suas posições de acordo com a carta celeste (posicionada corretamente em relação aos pontos cardeais).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Permita que os alunos compartilhem os saberes adquiridos no decorrer da atividade. Ressalte o que eles aprenderam na aula, utilizando-se dos modelos produzidos durante as atividades. Ressalte que a observação astronômica foi objeto de interesse humano, por despertar a curiosidade das pessoas e também por representar uma forma de auxílio em sua orientação e na determinação de momentos no ano. Comente que, com o passar do tempo, a observação a olho nu foi substituída por instrumentos astronômicos, como o astrolábio e o telescópio. Conte que hoje dispomos de diversas ferramentas para observação e reconhecimento do céu, como aplicativos astronômicos, consteloscópios, telescópios modernos, dentre outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora. Comente que povos antigos delimitavam áreas no céu nas quais conseguiam identificar desenhos, de acordo com as posições dos astros observáveis e, por meio deles, orientavam-se no espaço geográfico. Esclareça que também utilizou-se por muito tempo a observação das constelações como meio para determinação das estações do ano. Atualmente, a união astronômica internacional determinou áreas com 88 constelações, que são constituídas por estrelas visíveis a partir da Terra. Tais áreas podem ser descritas e utilizadas para abastecer bancos de dados, determinados a partir de diferentes ferramentas astronômicas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano