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Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Interação entre a água e a luz

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Interação entre a água e a luz

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito da refração da luz na construção de um microscópio. Não é objetivo nosso aprofundar conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME05. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: Um pote de iogurte; filme plástico de cozinha; água e elástico e objetos como: moedas, botões e tampas de caneta.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre suas hipóteses. Eles podem falar sobre a refração da luz, que foi trabalhada na aula anterior.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula no seguinte link: CIE3_02ME05

title> Contexto select-down

Slide Plano Aula title> Contexto

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Discuta com os alunos a respeito do que sabem sobre a profissão cientista. Leia o texto e pergunte se eles concordam com as afirmações. É esperado que os alunos falem sobre a curiosidade de saber como as coisas funcionam e sobre a necessidade de olhar as coisas de perto. Alguns podem afirmar que para olhar as coisas de perto é necessário uma lente de aumento, uma lupa ou um microscópio. Direcione a conversa para que ela não saia do foco. Apresente as figuras do slide. (caso você não tenha acesso ao data show, traga as imagens impressas em papel com brilho). Essa aula não tem o objetivo de explorar os conceitos e modelos científicos, mas de aguçar a curiosidade dos alunos e contextualizar nosso experimento.

Você pode utilizar o vídeo a seguir, fazendo um recorte até o tempo 0:37

https://www.youtube.com/watch?v=vI1NnIn1lJI

title> Contexto select-down

Slide Plano Aula title> Contexto

Orientações: Ainda com a turma em um semicírculo, discuta a respeito da imagem do slide. Pergunte se os alunos conhecem um microscópio. Caso a escola possua um, é interessante trazê-lo para a sala e deixá-los ver alguns objetos aumentados por sua lente. É esperado que os alunos falem que o microscópio serve pra aumentar os objetos. Apresente as figuras do slide anterior (caso você não tenha acesso ao data show, traga a figura impressa).

Conte para as crianças sobre o microscópio e sua funcionalidade. Essa explicação pode ser feita por meio do texto sugerido a seguir.

Os microscópios e as lentes de aumento, utilizados em diversas áreas de pesquisa, têm como finalidade permitir que vejamos objetos que não enxergamos a olho nu. Esses equipamentos nos permitem ver uma imagem maior do que a imagem que veríamos se estivéssemos olhando diretamente para o objeto real. (...) Esse tipo de equipamento é formado por duas lentes, ou dois sistemas de lentes. As lentes do microscópio composto são chamadas de lente objetiva e lente ocular. (...) As características dessas lentes são as seguintes: a lente objetiva forma uma imagem real do objeto; e a ocular faz a ampliação da imagem real, formando uma imagem virtual e maior, sendo que ela também atua como lente de aumento, permitindo observar a imagem com mais detalhes. A imagem final formada é invertida e maior. Isso ocorre também com nosso microscópio caseiro, o filme plástico e a água realizam a mesma função das lentes no microscópio. O filme forma uma imagem real do objeto e a água forma uma imagem virtual e maior.

(Texto adaptado de: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lentes-aumento-microscopios.htm. Acessado em: 25/06/2018)

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda com os alunos organizados em um semicírculo, leia a questão disparadora para eles e ouça suas hipóteses.

A pergunta tem como objetivo aproximar os estudantes da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos alunos. Essas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No final da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Na atividade proposta, os alunos construirão uma lente de aumento, um refrator da luz. Explore o motivo da água realizar esse aumento, de forma que eles revisem o conceito já trabalhado.

Lembrando que isso ocorre por causa da refração da luz, fenômeno óptico que ocorre quando a luz sofre mudança do meio de propagação, ou seja, do meio de incidência para o meio de refração, onde há variação de velocidade da propagação. Lembre-se que a luz é uma forma de onda que se propaga em determinada velocidade e essa velocidade dependerá do meio no qual ela se propaga. Dessa maneira, considera-se a velocidade da luz no ar, diferente da água, de modo que quando passa de um meio para o outro, seja um copo de vidro com água, ocorre a refração, ou o desvio do feixe de luz. (Texto adaptado disponivel em: https://www.todamateria.com.br/refracao-da-luz/, acessado em 13/06/2018)

Projete o slide com as orientações para a montagem do experimento. Os alunos devem se organizar em grupos de até três integrantes, que, juntos, farão o experimento de acordo com as orientações do slide. Sendo assim, assegure a disponibilidade de materiais para todos eles. Peça para que cada integrante registre observações, seja escrito ou por desenho.

Faça indagações aos alunos, por exemplo:

Como você vê os objetos sem água?

O que acontece com os objetos quando é colocada água no pote?

Porque os objetos aumentam?

Você imagina o que tenha causado o aumento dos objetos?

Com um microscópio isso também acontece?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que alguns alunos apresentem suas observações. Esse é o momento de apresentações e intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns alunos já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula. É importante, nesse momento, que os alunos percebam que a luz que chegou no objeto foi refratada pela água realizando o aumento dos objetos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Projete ou leia as informações do slide para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito da refração da luz na construção de um microscópio. Não é objetivo nosso aprofundar conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME05. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: Um pote de iogurte; filme plástico de cozinha; água e elástico e objetos como: moedas, botões e tampas de caneta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre suas hipóteses. Eles podem falar sobre a refração da luz, que foi trabalhada na aula anterior.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula no seguinte link: CIE3_02ME05

Slide Plano Aula
title> Contexto

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Discuta com os alunos a respeito do que sabem sobre a profissão cientista. Leia o texto e pergunte se eles concordam com as afirmações. É esperado que os alunos falem sobre a curiosidade de saber como as coisas funcionam e sobre a necessidade de olhar as coisas de perto. Alguns podem afirmar que para olhar as coisas de perto é necessário uma lente de aumento, uma lupa ou um microscópio. Direcione a conversa para que ela não saia do foco. Apresente as figuras do slide. (caso você não tenha acesso ao data show, traga as imagens impressas em papel com brilho). Essa aula não tem o objetivo de explorar os conceitos e modelos científicos, mas de aguçar a curiosidade dos alunos e contextualizar nosso experimento.

Você pode utilizar o vídeo a seguir, fazendo um recorte até o tempo 0:37

https://www.youtube.com/watch?v=vI1NnIn1lJI

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title> Contexto

Orientações: Ainda com a turma em um semicírculo, discuta a respeito da imagem do slide. Pergunte se os alunos conhecem um microscópio. Caso a escola possua um, é interessante trazê-lo para a sala e deixá-los ver alguns objetos aumentados por sua lente. É esperado que os alunos falem que o microscópio serve pra aumentar os objetos. Apresente as figuras do slide anterior (caso você não tenha acesso ao data show, traga a figura impressa).

Conte para as crianças sobre o microscópio e sua funcionalidade. Essa explicação pode ser feita por meio do texto sugerido a seguir.

Os microscópios e as lentes de aumento, utilizados em diversas áreas de pesquisa, têm como finalidade permitir que vejamos objetos que não enxergamos a olho nu. Esses equipamentos nos permitem ver uma imagem maior do que a imagem que veríamos se estivéssemos olhando diretamente para o objeto real. (...) Esse tipo de equipamento é formado por duas lentes, ou dois sistemas de lentes. As lentes do microscópio composto são chamadas de lente objetiva e lente ocular. (...) As características dessas lentes são as seguintes: a lente objetiva forma uma imagem real do objeto; e a ocular faz a ampliação da imagem real, formando uma imagem virtual e maior, sendo que ela também atua como lente de aumento, permitindo observar a imagem com mais detalhes. A imagem final formada é invertida e maior. Isso ocorre também com nosso microscópio caseiro, o filme plástico e a água realizam a mesma função das lentes no microscópio. O filme forma uma imagem real do objeto e a água forma uma imagem virtual e maior.

(Texto adaptado de: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lentes-aumento-microscopios.htm. Acessado em: 25/06/2018)

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda com os alunos organizados em um semicírculo, leia a questão disparadora para eles e ouça suas hipóteses.

A pergunta tem como objetivo aproximar os estudantes da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos alunos. Essas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No final da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Na atividade proposta, os alunos construirão uma lente de aumento, um refrator da luz. Explore o motivo da água realizar esse aumento, de forma que eles revisem o conceito já trabalhado.

Lembrando que isso ocorre por causa da refração da luz, fenômeno óptico que ocorre quando a luz sofre mudança do meio de propagação, ou seja, do meio de incidência para o meio de refração, onde há variação de velocidade da propagação. Lembre-se que a luz é uma forma de onda que se propaga em determinada velocidade e essa velocidade dependerá do meio no qual ela se propaga. Dessa maneira, considera-se a velocidade da luz no ar, diferente da água, de modo que quando passa de um meio para o outro, seja um copo de vidro com água, ocorre a refração, ou o desvio do feixe de luz. (Texto adaptado disponivel em: https://www.todamateria.com.br/refracao-da-luz/, acessado em 13/06/2018)

Projete o slide com as orientações para a montagem do experimento. Os alunos devem se organizar em grupos de até três integrantes, que, juntos, farão o experimento de acordo com as orientações do slide. Sendo assim, assegure a disponibilidade de materiais para todos eles. Peça para que cada integrante registre observações, seja escrito ou por desenho.

Faça indagações aos alunos, por exemplo:

Como você vê os objetos sem água?

O que acontece com os objetos quando é colocada água no pote?

Porque os objetos aumentam?

Você imagina o que tenha causado o aumento dos objetos?

Com um microscópio isso também acontece?

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que alguns alunos apresentem suas observações. Esse é o momento de apresentações e intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns alunos já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula. É importante, nesse momento, que os alunos percebam que a luz que chegou no objeto foi refratada pela água realizando o aumento dos objetos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Projete ou leia as informações do slide para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam.

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