Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC.
O Sol é a estrela central de nosso sistema, ele representa a razão da nosso existência e possui uma série de características que o definem. Estas características, por muitas vezes, apresentam valores distantes da realidade dos alunos. Para minimizar esta distância, essa aula propõe trabalhá-las de modo a contextualizar seus valores com situações do cotidiano dos alunos. O contexto traz uma dessas possíveis aproximações enquanto a atividade sugerida no Mão na Massa permite que a turma construa uma tabela com suas próprias relações. Para isso, cada tabela que será entregue aos grupos pelo educador traz um conceito central e, a partir dele, os grupos buscarão circunstâncias práticas de seu cotidiano sendo desafiados a relacioná-las à característica ou ao conceito apresentado. Por fim, a turma é convidada a construir coletivamente uma tabela que trará os tópicos das diversas construções dos grupos, deste modo, todos os educandos poderão socializar suas ideias e conhecer as produções dos colegas.
Materiais necessários para a aula: Tabelas do material de apoio, material de escritório, 1 cartolina ou papel pardo ou quadro negro, laboratório de informática ou dispositivos eletrônicos (se julgar necessário).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula, você pode organizar a turma em semicírculo. Comente que o objetivo desta aula é conhecer as principais características do Sol, sua composição, como é sua superfície e suas proporções. O sol é a estrela responsável pela nossa existência, relembre que ele é o centro de nosso sistema planetário e que pertence a um conjunto de outros sistemas que compõem nossa galáxia.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O contexto deste plano tem o intuito de introduzir a atividade que será desenvolvida no Mão na Massa. Ele traz a imagem de um termômetro e no fundo o Sol. Esta imagem não é fundamental para o desenrolar desta etapa, mas seria interessante projetá-la, se houver esta possibilidade.
Leia a curiosidade apresentada no slide para a turma e reserve tempo para discussão. Conduza este momento de modo a fazer os alunos pensarem no significado desses números, tornando-os capazes de perceber quão grandiosa é a temperatura da superfície solar.
Tal como já foi dito no começo destas orientações, o contexto do plano é um exemplo de construção que a turma irá realizar na etapa Mão na Massa. Busque fazer esta ponte no desenrolar da aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Ela busca dar continuidade a proposta do contexto, pois no Mão na Massa a turma será desafiada a relacionar as características que compõem o Sol com situações contextualizadas de seus cotidianos. Neste momento, faça-os pensarem o que mais define nossa estrela. Instigue os alunos questionando sobre a composição, as proporções, a superfície, e outros tópicos que sejam pertinentes acerca do Sol.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Organize a turma em 4 ou 8 grupos. Entregue uma das tabelas do material de apoio para cada equipe. Repare que, se optar por dividí-los em 8 grupos, você deverá imprimir duas cópias do material de apoio que está disponível por este link.
É importante que você leia a instrução do slide e explique a proposta para os grupos. Cada um receberá uma tabela com um tema central acerca das características do Sol: composição, superfície, localização e proporção. Dentro destes temas centrais, haverão conceitos que abordam alguma característica da estrela (primeira coluna da tabela). Na segunda coluna da tabela (situação do cotidiano) os grupos serão desafiados a pensarem em alguma circunstância de seu dia a dia que possa ter alguma relação com o conceito apresentado na primeira coluna. Por fim, após completar a segunda coluna, deverão produzir uma frase que traga a relação entre o conceito científico e a situação do cotidiano escolhida, semelhante a que foi apresentada no contexto deste plano. Acompanhe as criações dos grupos e os auxilie com os conceitos resumidos que são apresentados nas tabelas.
Para orientação ao educador, acesse o link a seguir, ele apresenta um possível gabarito para as construções da turm,a que serão discutidas durante a sistematização deste plano. Analise as sugestões de contextualização, mas permita que os grupos tenham liberdade para explorar todas as possibilidades que surgirem no decorrer da atividade. Disponível aqui.
Como alternativa para esta atividade você poderá realizar uma outra proposta, que, por sua vez, exige a utilização de um laboratório de informática ou de dispositivos eletrônicos dos alunos, um por grupo é suficiente. Para esta opção, acesse o material de apoio através deste link.
A conclusão da atividade será a mesma, os grupos irão formular uma frase contextualizando uma característica do Sol com alguma situação de seu cotidiano. A diferença é, que na primeira coluna, haverá uma questão que remete a algum conceito específico. Já na segunda coluna, uma sugestão de pesquisa, ora em formato de links ora em formato de palavras-chave, servem como ponto de partida para os grupos responderem a questão e então a relacionarem com alguma situação prática de seu dia-a-dia.
Ressalte que as sugestões de pesquisa disponibilizadas na tabela não precisam ser necessariamente seguidas, elas servem como um guia, mas cada grupo tem liberdade para buscar as respostas em outras fontes.
É imprescindível que você acesse os links disponibilizados nas tabelas e leia o conteúdo trazido por eles para que, dessa forma, você esteja apto a conduzir a pesquisa, tornando-a objetiva e construtiva. Além disso, cada questão trazida tem o intuito de trabalhar cada uma das características que definem a estrela central de nosso sistema.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Para finalizar esta aula, propicie um momento de socialização das construções realizadas pelos grupos. Para isso, construa uma tabela semelhante a esta no quadro, cartaz ou utilizando um projetor. Peça que um grupo por vez acrescente uma de suas construções nesta tabela. Assim, todos os grupos poderão tomar conhecimento de todas as categorias trabalhadas, além de socializar as ideias desenvolvidas.