Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, cartas com imagens de objetos
Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para ser entregues às crianças ou, na falta destes recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a Questão disparadora, por exemplo.
Prepare três grupos de cartas. O primeiro contendo cartas com imagens de coisas que usamos no nosso dia a dia e que têm os minérios como matéria-prima para sua fabricação (eletrodomésticos, eletrônicos, meios de transporte, utensílios de cozinha, ferramentas, materiais cirúrgicos etc). O segundo grupo contendo cartas com imagens de rochas brutas de minérios. E o terceiro grupo contendo cartas com imagens de objetos feito de minérios, mas que as crianças não enxergam uso cotidiano, como barras de ferro, por exemplo. As imagens podem ser impressas, recortadas de revistas ou até de livros antigos. As crianças trabalharão em duplas e cada dupla receberá uma carta de cada grupo.
Para saber mais: https://tecnicoemineracao.com.br/o-que-e-mineracao/
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaEconomica/mineracao/
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que esta aula falará sobre materiais que o ser humano extrai do solo e usa para fabricar objetos utilizados no nosso cotidiano. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Peça que os alunos observem a imagem com cuidado, prestando atenção nos detalhes. Estimule que as crianças pensem na imagem e na atividade que está acontecendo ali fazendo perguntas como:
O que vocês acham que está acontecendo ali?
Como será que este trabalho é feito?
O que será que está sendo levado pelos caminhões?
Por que há tanta terra neste local?
O que estão retirando do solo?
Ouça as hipóteses das crianças acolhendo todas as possibilidades, não se preocupe, neste momento, em julgar as ideias certas ou erradas. O objetivo aqui é fazer com que as crianças pensem no assunto.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre a relação entre os objetos do nosso cotidiano e os materiais retirados do solo. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.
Se necessário utilize exemplos para os objetos que usamos em nosso cotidiano e que são fabricados com recursos retirados do solo: carro, ferramentas, utensílios de cozinha, eletrodomésticos etc.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Divida a turma em duplas e entregue para cada dupla três cartas, previamente preparadas, uma com os minérios, outra com as barras de ferro e uma com o objeto do dia a dia.
Diga para a turma que as figuras que eles receberam estão diretamente relacionadas. Peça, então, para que as duplas discutam a respeito das figuras tentando perceber e levantando hipóteses para explicar a relação que existe entre as imagens. Para direcionar o pensamento das crianças, dê algumas pistas: volte ao slide 2 e mostre a foto, explique que para aqueles objetos chegarem às nossas mãos existe um processo industrial, que exige uma transformação etc. Aqui, o importante é dar um norte, auxiliar as crianças nas descobertas.
Peça para que os alunos, ainda em duplas, escrevam um texto contando como eles imaginam que o objeto de uso diário, ou seja, o objeto que está na carta que faz parte do primeiro grupo, foi criado.
Auxilie os alunos durante a escrita. Faça perguntas do tipo:
De onde vem esta rocha?
O que uma rocha tão dura pode ter para se relacionar ao objeto que você vê na carta?
Será que dá pra usar algo que tem na rocha?
Será que existe algum tipo de transformação? Como será que ela acontece?
Como podem ser feitas estas barras de ferro?
De onde vem o ferro?
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Inicie uma discussão pedindo que as duplas mostrem para a turma qual o objeto de uso diário tem na carta e mostrem sobre qual objeto escreveram. Para estimular as crianças a pensar no assunto e guiar o rumo da conversa, faça perguntas do tipo:
O que todos estes objetos têm em comum?
Do que eles são feitos?
Será que estes materiais que são retirados do solo podem ser usados assim, do jeito que saem?
O que deve acontecer com eles?
Solicite aos alunos que leiam os textos produzidos. Observe se eles conseguem perceber os minérios como matéria-prima importante na fabricação dos objetos.
Utilize as ideias e as conclusões das crianças para explicar que todos estes objetos são fabricados de materiais que são retirados do solo. Que estes materiais saem do solo em sua forma bruta, parecidos com uma rocha, passam por processos de refinaria, separação e purificação até chegar à fabricação de metais como alumínio, ferro e aço.
Termine a discussão com a ideia de que todos os meios de transporte, eletrodomésticos, eletrônicos e até utensílios de cozinha são fabricados utilizando materiais retirados do solo como matéria-prima, sendo assim, eles são muito importantes para a vida das pessoas no mundo de hoje.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Finalize a aula formalizando o conceito de mineração bem como sua importância. Leia o texto do slide comentando pontos importantes e explicando termos novos para que as ideias não fiquem perdidas. Introduza os termos mineração e minério, além de alguns termos científicos importantes.
Peça aos alunos que registrem as ideias principais.