12259
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Brincando com o Caminho da Luz

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Brincando com o Caminho da Luz

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: Ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).

Contexto e questão disparadora

Compartilhe a seguinte carta com os alunos:

Florianópolis, 13 de maio de 2018.

Querida amiga Iaci,

Estou te escrevendo para saber como vão as coisas aí na aldeia.

Aqui na cidade está tudo bem. Como combinamos, vou te contar minhas descobertas e dúvidas envolvendo a natureza, assim podemos trocar informações, aprender e preservar nossas culturas.

Tive uma curiosidade sobre os hábitos aí na aldeia e gostaria de saber sobre suas experiências. Na escola, aprendi sobre o fenômeno de refração da luz. Há pouco tempo meu avô estava me contando que uma das maneiras indígenas de pegar peixes é pescar utilizando uma lança ou flecha.

Relacionando o que aprendi na escola sobre a refração, e o que meu avô me contou, questiono sobre as dificuldades em acertar um peixe em movimento dentro da água. Você pode me explicar na próxima carta como acontece essa pesca com flecha? Enquanto isso, vou tentar entender melhor como acontece a refração e te escrevo, assim poderemos fazer uma troca de saberes.

Espero sua visita em breve.

Um grande abraço de sua amiga, Gabriela.

 

Questione os alunos acerca do texto: Será igual observar um objeto quando ele está fora e dentro da água? Permita que levantem livremente hipóteses e faça intervenções, com base em novos questionamentos que estimulem a criatividade e a interação entre eles.

Mão na massa

Solicite que os alunos observem um objeto em cima de uma superfície e, depois, fotografem ele dentro de um copo transparente cheio de água. As crianças devem registrar as diferenças observadas no objeto em um documento compartilhado no Google Drive. Após todos os alunos terem compartilhado as observações, solicite que leiam os registros uns dos outros.

Sistematização

Solicite que os alunos registrem, por meio de desenho, o experimento realizado. Após desenharem, peça para que compartilhem os registros uns com os outros e retomem a questão disparadora:

- Será igual observar um objeto quando ele está fora e dentro da água?

Convite às famílias

Os familiares podem colaborar com o desenvolvimento do experimento, estimulando a curiosidade e o envolvimento das crianças.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE2_08T&U05

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas