12254
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula - O papel

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre O papel

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Prepare uma caixa com amostras de diferentes tipos de papel, como papel higiênico; papel guardanapo; papel toalha; papel para embalagem de presente; sacolas de papel; papelões; papel jornal; papel de revista papel de caderno; papel para impressão A4; envelope de papel; papel reciclado.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão aprender um pouco mais sobre o papel, conhecer sua história, os diferentes tipos de papel e de que era feito o papel no passado e de que é feito o papel hoje.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Acesse o link e assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k. Se julgar necessário assista novamente.

Relembre com os(as) alunos(as) algumas das informações trazidas no vídeo, como:

O homem primitivo usava as paredes das cavernas para se expressar.

Os chineses foram os primeiros a fabricar o papel que hoje conhecemos.

Em 1690, o papel deixou de ser um negócio da China para ser um negócio mundial, pois foi quando os americanos fizeram a primeira fábrica de papel.

Hoje o mundo não vive sem o papel.

Em seguida, reproduza a indagação que o vídeo traz: O que seria da humanidade sem livros, revistas, documentos, dinheiro e papel higiênico? Após, registre algumas das colocações dos(as) alunos e explique que faremos uma brincadeira para identificar diferentes papéis com o propósito de responder a seguinte pergunta: (Agora prossiga com a apresentação.)

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: A Questão disparadora tem como propósito permitir que os(as) alunos(as) identifiquem que o papel faz parte de objetos da vida cotidiana e como este material é utilizado. Desta forma, leia a Questão disparadora e prossiga com a apresentação.

Sugestão de leitura para o(a) professor(a):

Papel: história, composição, tipos, produção e reciclagem: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/papel/

O papel: uma breve revisão histórica, descrição da tecnologia industrial de produção e experimentos para obtenção de folhas artesanais: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v9n3a28.pdf

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Explique que faremos uma brincadeira e escolha até 3 (três) alunos da turma ou solicite que, voluntariamente, venham à frente três alunos que queiram participar da brincadeira. Os participantes deverão ficar com uma venda nos olhos e tentar identificar os tipos de papel que lhes foram entregue. Coloque as amostras de papel em uma caixa, entregue um a um aos alunos(as) e explique que, por meio de textura, formato, espessura, tamanho de cada papel eles(as), deverão adivinhar qual é o tipo de papel. Os demais alunos da turma não poderão opinar, ao término da brincadeira serão registrados os tipos de papel que constavam na caixa, como papel higiênico; papel guardanapo; papel toalha; papel para embalagem de presente; sacolas de papel; papelões; papel jornal; papel de revista; papel de caderno; papel para impressão A4; envelope de papel; papel reciclado.

Depois, converse a com turma e diga que antigamente o papel era fabricado de forma artesanal. Mas, atualmente, sua fabricação ganhou escala industrial e hoje são produzidos diferentes tipos de papel que são incorporados ao nosso dia a dia em muitas utilizações.

Em seguida, solicite que a turma se organize em duplas para uma atividade. Nesta atividade, cada dupla deve escolher um tipo de papel de dentro da caixa para que seja confeccionado um mural dos tipos de papel na sala de aula.

Após, prossiga com a apresentação.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a confecção do mural com os tipos de papel, leia as questões do slide e solicite que sentados na roda de conversa discutam entre eles sobre as respostas para as questões apresentadas, trocando e compartilhando ideias.

É importante destacar na roda de conversa que:

Alguns papéis apresentam tamanhos e formatos semelhantes, mas diferem na espessura e na cor, como o papel A4 e o A4 reciclado.

O papel higiênico é um tipo de papel fino e absorvente e que se desmancha facilmente em contato com a água, diferentemente do papelão, que é um tipo mais grosso e resistente de papel.

Que o papel de presente, assim como o papel higiênico, é comercializado em rolo.

Que o papel de presente tem várias estampas, enquanto o papel para impressão como o A4 é liso.

Que o papel de presente possui versões como brilhante e fosca.

Que o papel jornal é fino e escuro.

Que a tonalidade do papel reciclado também é mais escura.

Sugestão de links para auxiliar o(a) professor(a) na Sistematização das questões:

PAPEL: TIPOS E APLICAÇÕES: http://www.mtall.com.br/papel-tipos-e-aplicacoes/

Tipos de papel e suas aplicações: http://www.papira.com.br/blog/2017/05/30/tipos-de-papeis-e-suas-aplicacoes/

A grande importância do papel: http://www.blogcitario.blog.br/2013/03/12/a-grande-importancia-do-papel/

Comercial sobre o papel higiênico: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=NIfekRx-nq0

Saibam que o papel higiênico apresenta uma

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Prepare uma caixa com amostras de diferentes tipos de papel, como papel higiênico; papel guardanapo; papel toalha; papel para embalagem de presente; sacolas de papel; papelões; papel jornal; papel de revista papel de caderno; papel para impressão A4; envelope de papel; papel reciclado.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão aprender um pouco mais sobre o papel, conhecer sua história, os diferentes tipos de papel e de que era feito o papel no passado e de que é feito o papel hoje.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Acesse o link e assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k. Se julgar necessário assista novamente.

Relembre com os(as) alunos(as) algumas das informações trazidas no vídeo, como:

O homem primitivo usava as paredes das cavernas para se expressar.

Os chineses foram os primeiros a fabricar o papel que hoje conhecemos.

Em 1690, o papel deixou de ser um negócio da China para ser um negócio mundial, pois foi quando os americanos fizeram a primeira fábrica de papel.

Hoje o mundo não vive sem o papel.

Em seguida, reproduza a indagação que o vídeo traz: O que seria da humanidade sem livros, revistas, documentos, dinheiro e papel higiênico? Após, registre algumas das colocações dos(as) alunos e explique que faremos uma brincadeira para identificar diferentes papéis com o propósito de responder a seguinte pergunta: (Agora prossiga com a apresentação.)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: A Questão disparadora tem como propósito permitir que os(as) alunos(as) identifiquem que o papel faz parte de objetos da vida cotidiana e como este material é utilizado. Desta forma, leia a Questão disparadora e prossiga com a apresentação.

Sugestão de leitura para o(a) professor(a):

Papel: história, composição, tipos, produção e reciclagem: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/papel/

O papel: uma breve revisão histórica, descrição da tecnologia industrial de produção e experimentos para obtenção de folhas artesanais: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v9n3a28.pdf

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Explique que faremos uma brincadeira e escolha até 3 (três) alunos da turma ou solicite que, voluntariamente, venham à frente três alunos que queiram participar da brincadeira. Os participantes deverão ficar com uma venda nos olhos e tentar identificar os tipos de papel que lhes foram entregue. Coloque as amostras de papel em uma caixa, entregue um a um aos alunos(as) e explique que, por meio de textura, formato, espessura, tamanho de cada papel eles(as), deverão adivinhar qual é o tipo de papel. Os demais alunos da turma não poderão opinar, ao término da brincadeira serão registrados os tipos de papel que constavam na caixa, como papel higiênico; papel guardanapo; papel toalha; papel para embalagem de presente; sacolas de papel; papelões; papel jornal; papel de revista; papel de caderno; papel para impressão A4; envelope de papel; papel reciclado.

Depois, converse a com turma e diga que antigamente o papel era fabricado de forma artesanal. Mas, atualmente, sua fabricação ganhou escala industrial e hoje são produzidos diferentes tipos de papel que são incorporados ao nosso dia a dia em muitas utilizações.

Em seguida, solicite que a turma se organize em duplas para uma atividade. Nesta atividade, cada dupla deve escolher um tipo de papel de dentro da caixa para que seja confeccionado um mural dos tipos de papel na sala de aula.

Após, prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a confecção do mural com os tipos de papel, leia as questões do slide e solicite que sentados na roda de conversa discutam entre eles sobre as respostas para as questões apresentadas, trocando e compartilhando ideias.

É importante destacar na roda de conversa que:

Alguns papéis apresentam tamanhos e formatos semelhantes, mas diferem na espessura e na cor, como o papel A4 e o A4 reciclado.

O papel higiênico é um tipo de papel fino e absorvente e que se desmancha facilmente em contato com a água, diferentemente do papelão, que é um tipo mais grosso e resistente de papel.

Que o papel de presente, assim como o papel higiênico, é comercializado em rolo.

Que o papel de presente tem várias estampas, enquanto o papel para impressão como o A4 é liso.

Que o papel de presente possui versões como brilhante e fosca.

Que o papel jornal é fino e escuro.

Que a tonalidade do papel reciclado também é mais escura.

Sugestão de links para auxiliar o(a) professor(a) na Sistematização das questões:

PAPEL: TIPOS E APLICAÇÕES: http://www.mtall.com.br/papel-tipos-e-aplicacoes/

Tipos de papel e suas aplicações: http://www.papira.com.br/blog/2017/05/30/tipos-de-papeis-e-suas-aplicacoes/

A grande importância do papel: http://www.blogcitario.blog.br/2013/03/12/a-grande-importancia-do-papel/

Comercial sobre o papel higiênico: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=NIfekRx-nq0

Saibam que o papel higiênico apresenta uma


Objetivos de aprendizagem

Estudar a história do papel, sua composição, tipos e como é produzido.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como estes objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA” em cima do nome do autor

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Código: CIE2_01M&E05

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes