12119
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Conhecendo o sistema nervoso

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Conhecendo o sistema nervoso

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Diego Moraes de SOuza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Mural virtual: Padlet.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Motive uma breve discussão a partir das questões propostas.

Apresente a questão disparadora e peça aos estudantes que reflitam sobre:
- Como o ser humano e outros animais controlam os próprios movimentos?

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 ou 4 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.

Motive os grupos a discutirem a partir das questões propostas no slide “mão na massa”.

Crie um mural virtual no Padlet e oriente os grupos a compartilharem as hipóteses nele. Para saber como criar um painel virtual, acesse este link.

Peça aos estudantes que leiam as hipóteses dos outros grupos postadas no mural virtual e deixem comentários nos posts com sugestões. Oriente-os, também, a lerem os comentários deixados na publicação e a refletirem sobre eles.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, apresente o painel virtual e dê espaço para que os grupos compartilhem as sugestões que receberam que os fizeram pensar de outra forma. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecerem uma comunicação com o grupo e refletir sobre as hipóteses.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_06V&E01

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas