Atividade para impressão 01 - Mão na Massa - Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso em atletas de alta performance
Plano de Aula
Plano de aula: Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso em atletas de alta performance
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Por: Otávio José Sirio
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula finaliza a sequência de planos que abordam os sistema muscular, esquelético e nervoso, além de sua integração para gerar sustentação e movimento no ser humano e em outros animais. É portanto interessante que os alunos tenham trabalhado conceitos abordados nos planos precedentes. O termo “atleta amador” que será utilizado neste plano, refere-se é ao praticante eventual de uma atividade física (neste plano a ênfase é na corrida ou maratona), que o faz apenas por prazer, saúde etc.
Para conhecer melhor o assunto, consulte:
- https://www.superesportes.com.br/app/19,66/2014/10/14/noticia_maisesportes,58271/biomecanica-ajuda-atletas-a-ganhar-segundos-valiosos-na-briga-por-medalhas.shtml
- http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/09/conheca-diferenca-entre-atleta-de-elite-e-amador-para-melhorar-desempenho.html
- http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/07/mais-altos-e-mais-fortes-veja-evolucao-do-biotipo-dos-atletas-nas-modalidades.html
- https://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,medidas-extremas-confira-os-biotipos-dos-atletas-olimpicos,10000069154
Materiais necessários para a aula: Lápis ou caneta, caderno de anotações material complementar impresso.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Indique que agora o foco da aula será a integração destes diferentes sistemas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO