Plano de aula: Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso em atletas de alta performance

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Sobre esta aula: Esta aula finaliza a sequência de planos que abordam os sistema muscular, esquelético e nervoso, além de sua integração para gerar sustentação e movimento no ser humano e em outros animais. É portanto interessante que os alunos tenham trabalhado conceitos abordados nos planos precedentes. O termo “atleta amador” que será utilizado neste plano, refere-se é ao praticante eventual de uma atividade física (neste plano a ênfase é na corrida ou maratona), que o faz apenas por prazer, saúde etc.

Para conhecer melhor o assunto, consulte:

Materiais necessários para a aula: Lápis ou caneta, caderno de anotações material complementar impresso.

Título da aula

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Indique que agora o foco da aula será a integração destes diferentes sistemas.