Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados novos aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que este plano complementa o anterior, trazendo informações que não foram abordadas no último plano.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte:
- Sônia Godoy Bueno Carvalho Lopes. Bio - Volume Único. 3ª Edição. Editora: Saraiva. 2013.
- http://www.fea.br/Arquivos/EF_Licenciatura/Cristina/TECIDOS_MUSCULARES_texto.pdf
Materiais necessários para a aula: Lápis ou caneta, tesoura, cola, material para impressão.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos irão conhecer um pouco mais sobre os músculos e que para isso deverão criar um perfil para cada tipo de tecido muscular.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o slide para a sala. Destaque a presença de diferentes tipos musculares nos organismos. Ressalte ainda que a rede social citada no slide é fictícia, mas que os alunos deverão criar uma espécie de perfil para tais tecidos musculares. Neste perfil serão inseridas informações sobre as diferentes características dos músculos, permitindo, no final da atividade, uma comparação entre eles.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos. Saliente aos alunos o nome de cada tecido a ser pesquisado (tecido muscular esquelético, tecido muscular liso ou visceral e tecido muscular cardíaco). Peça que percebam que a denominação de cada um deles, ajuda a reconhecer algumas informações. Questione os alunos sobre o que pensam sobre eles, onde podem ser encontrados, se estes tipos de músculos podem ser controlados de maneira voluntária etc. Oriente-os a formular hipóteses sobre a Questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. Os alunos deverão fazer uma pesquisa para confirmar ou refutar o que pensaram.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Forme pequenos grupos. Leia o slide explicando cada item, orientando os alunos a cumprir cada etapa da atividade.
Distribua os perfis da rede social a ser preenchidos e solicite aos alunos que preencham com as informações corretas. A pesquisa deverá ser feita utilizando smartphones, tablets ou computadores caso haja recursos disponíveis. Caso não seja possível, distribua o texto para pesquisa, disponível no material complementar.
Para que alguns alunos não fiquem ociosos, sugira que a equipe divida tarefas. Cada estudante poderá pesquisar um tecido muscular diferente, por exemplo.
Distribua para as equipes também o material impresso contendo as fotos dos respectivos tecidos musculares. Peça que recortem e colem estas fotos nos locais indicados de cada perfil.
No espaço “apresentação”, os alunos devem preencher da seguinte forma: “local encontrado” (em quais locais do corpo aquele tipo de tecido muscular é predominantemente encontrado), “tipo de contração” (rápida ou lenta, voluntária ou involuntária), “número de núcleo por células” (células uninucleadas, binucleadas ou multinucleadas) e “presença de estrias” (se há ou não estrias visíveis no tecido).
No espaço “Feed”, o grupo deverá pesquisar funções e/ou curiosidades a respeito do tecido muscular em questão.
Caminhe pela sala, e, caso surjam dificuldades, oriente os alunos, porém sem dar respostas prontas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para este momento você precisará de 10 minutos.
Reorganize os alunos em seus lugares. Peça para que os grupos apresentem o perfil de cada tecido muscular. Intercale a exposição das equipes, solicitando uma característica diferente por vez. Isto tornará a apresentação mais dinâmica, e todas as equipes terão oportunidade para apresentar seus resultados.
Pergunte se o que haviam pensado durante a Questão disparadora está de acordo com os dados que obtiveram. Questione ainda se alguma informação pesquisada era desconhecida por eles.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Para este slide, você precisará de 5 minutos.
Retome a Questão disparadora: “Quais são as principais características dos três tipos de tecido muscular?” Projete então o slide e leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. A tabela pode ser utilizada para a correção dos perfis preenchidos pelos alunos.
Espera-se que os alunos tenham conseguido comparar e classificar os diferentes tipos de tecido muscular que compõem a musculatura dos animais, complementando, desta forma, os conhecimentos adquiridos na aula anterior a este plano.