Plano de Aula

Plano de aula: Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso - Parte 2

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, continuaremos contemplando a integração dos sistemas nervoso, muscular e esquelético, porém focando na associação destes sistemas no controle da respiração dos animais. É novamente importante que os alunos tenham os pré-requisitos oferecidos nos planos anteriores. O controle dos movimentos respiratórios envolve uma série processos, porém neste plano as informações serão simplificadas, adequando-se o o tema ao nível dos alunos do 6º ano.

Para saber mais sobre o assunto contido neste plano, consulte:

- HALL, John Edward; GUYTON, Arthur C. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

- https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/biologia-dos-pulm%C3%B5es-e-das-vias-a%C3%A9reas/controle-da-respira%C3%A7%C3%A3o

- https://afh.bio.br/sistemas/respiratorio/2.php

Materiais necessários para a aula: Material de apoio a ser impresso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tQYA6SHSZgEam7gtMHBDDCBpxQBcCWbvTajraz4t8eHURPUY5VCEuY5TC6wF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-06ve09.pdf, cronômetro, lápis ou caneta e caderno ou folha para anotações.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Indique que agora o foco da aula será a integração destes diferentes sistemas, atuando no controle dos movimentos respiratórios dos animais.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO