Plano de aula: Conhecendo o sistema ósseo

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. A habilidade não será contemplada integralmente, mas apresentará novos aspectos relacionados à sustentação e à locomoção dos animais, além de abordar outras características relacionadas aos ossos e ao esqueleto. A intenção é a de que o aluno receba subsídios e conteúdos para, ao final desta sequência de planos, conseguir relacionar os todos os temas estudados.

Materiais necessários para a aula: documento impresso necessário para a primeira estação de trabalho (material complementar.), palavras cruzadas para asegunda estação (serão necessárias 4 impressões deste material) (material complementar.), instruções a serem impressas para a terceira estação de trabalho (material complementar.). Para a quarta estação de trabalho: dois ossos de galinha, vinagre e um recipiente de vidro ou plástico.

Será necessário, para a atividade, o preparo prévio dos materiais pelo professor. As instruções estão disponíveis nomaterial complementar.

Para saber mais sobre o assunto você pode consultar:

- Sônia Godoy Bueno Carvalho Lopes. Bio - Volume Único. 3ª Edição. Editora: Saraiva. 2013.

- César da Silva Júnior & Sezar Sasson. Biologia - Volume Único 4ª Edição. Editora: Saraiva. 2007.

- https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos irão conhecer um novo sistema: o ósseo. Diga que caberá a eles descobrirem juntos as características dos ossos e dos esqueletos dos animais.