Atividade para impressão - Mão na Massa - Conhecendo o sistema ósseo
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo o sistema ósseo
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Por: Otávio José Sirio
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. A habilidade não será contemplada integralmente, mas apresentará novos aspectos relacionados à sustentação e à locomoção dos animais, além de abordar outras características relacionadas aos ossos e ao esqueleto. A intenção é a de que o aluno receba subsídios e conteúdos para, ao final desta sequência de planos, conseguir relacionar os todos os temas estudados.
Materiais necessários para a aula: documento impresso necessário para a primeira estação de trabalho (material complementar.), palavras cruzadas para asegunda estação (serão necessárias 4 impressões deste material) (material complementar.), instruções a serem impressas para a terceira estação de trabalho (material complementar.). Para a quarta estação de trabalho: dois ossos de galinha, vinagre e um recipiente de vidro ou plástico.
Será necessário, para a atividade, o preparo prévio dos materiais pelo professor. As instruções estão disponíveis nomaterial complementar.
Para saber mais sobre o assunto você pode consultar:
- Sônia Godoy Bueno Carvalho Lopes. Bio - Volume Único. 3ª Edição. Editora: Saraiva. 2013.
- César da Silva Júnior & Sezar Sasson. Biologia - Volume Único 4ª Edição. Editora: Saraiva. 2007.
- https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos irão conhecer um novo sistema: o ósseo. Diga que caberá a eles descobrirem juntos as características dos ossos e dos esqueletos dos animais.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO