12115
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Propriedades dos materiais: Massa e Volume

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Propriedades dos materiais: Massa e Volume

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Faça uma apresentação de slides e projete para a turma o slide 3. Se possível, mostre as bolinhas, para que a aula fique melhor contextualizada. Em seguida, deixe que os alunos compartilhem ideias sobre o assunto e apresente a “questão disparadora” da aula.

Mão na massa
Explique aos alunos que agora vocês farão um experimento. Diga que serão feitas algumas adaptações, pois muitos deles podem não possuir os materiais.

Faça a divisão de grupos, conforme orientação do slide 4. Organize a tabela sugerida no material complementar e deixe um espaço para registro das discussões da aula sobre massa e volume. Faça a tabela em um documento colaborativo, via Google Docs ou Apresentações, para registro dos grupos. Deixe os nomes dos integrantes organizados por slides.

Faça as simulações, provoque os alunos sobre as questões de massa e volume. Informe a massa dos objetos, para que os alunos discutam os dados e façam o registro na tabela.

Explique à turma que você mostrará as simulações, mas eles devem se organizar para fazer os registros no documento e discutir as conclusões sobre massa e volume.

Estimule a conversa do grupo e explique que eles podem discutir e se reunir em grupos de whatsapp.

Sistematização
Ainda em videochamada com a turma, peça para que um integrante de cada grupo compartilhe as conclusões. Faça intervenções para que os alunos compreendam os conceitos trabalhados e finalize a aula com a leitura do slide 9. Antes de encerrar, peça aos alunos que registrem as aprendizagens.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem os alunos na organização dos grupos para a realização do “mão na massa”.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_01M&E01

(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas