Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a entrar na história.
Apresente a questão disparadora:
- A água potável possui uma fase. Quantas fases possui a água poluída?
Peça a eles que reflitam sobre o assunto
Mão na massa
Organize a turma em quatro grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles (disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens).
Sorteie um dos quatro textos para cada grupo e envie aos estudantes. Os textos estão disponíveis na aba “materiais e atividades”.
Explique como será o concurso ambiental. Motive-os a se organizarem e estabelecerem quem fará a simulação da água poluída, quem fará o desenho e quem fará a apresentação. Oriente-os a filmarem e fotografarem tudo que for feito, montando uma apresentação no Apresentações Google com todo o material.
Auxilie-os a utilizarem a plataforma, compartilhando um documento com cada grupo.
Tutorial sobre como usar o Apresentações Google disponível aqui.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos façam as apresentações. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça as famílias que auxiliem os estudantes a estabelecer uma comunicação com o grupo e realizar as atividades previstas para o concurso ambiental.