Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática “misturas homogêneas e heterogêneas”, referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e quantificar as fases de uma mistura, conteúdos desenvolvidos no primeiro plano da sequência (CIE6_01ME01). Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 43 a 49.
Materiais necessários para a aula: cartolina ou folha de sulfite, canetinha, lápis de cor, água, recipiente transparente com volume de 300mL a 1000mL, galhos e folhas de árvore, plásticos do tipo PET, plástico utilizado em embalagens (saquinho, sacolinha), tampinhas de garrafa PET, óleo (pode ser usado), corante preto solúvel em óleo, corante solúvel em água (verde), areia ou terra, detergente, sal e pedrinhas.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão preparar misturas simulando água poluída.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesta aula os alunos, em equipe, irão participar do “Concurso Ambiental” com o tema água poluída. O slide é o cartaz do concurso, leia para a sala a proposta do concurso. Pergunte para os alunos se eles já observaram água poluída em algum local e quais suas características. Na etapa “Mão na Massa” os alunos irão receber mais instruções sobre o concurso.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Pergunte aos alunos: “O que tem na água poluída?” e “Existe só um tipo de água poluída?”. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima. Leia as etapas para os alunos. Os textos são sobre: derramamento de petróleo no mar; garrafas PET e lixos nos rios; poluição da água do mangue devido a lixo e esgoto não tratado; lama com rejeitos que destrói rios e propriedades rurais; todos estão disponíveis em <https://bit.ly/2kIXSO6>. São quatro textos diferentes, caso na sala tiver mais de quatro grupos, os textos devem se repetir. Cada equipe receberá: uma cartolina (ou folha de sulfite), um recipiente transparente (copo plástico, béquer) e água limpa. Os demais materiais serão de uso comum e ficarão disponíveis em uma mesa central. No decorrer da atividade, observe as ideias dos alunos, isso lhe dará uma noção do que discutir posteriormente. Caso os alunos tenham dúvidas, faça algumas indicações para auxiliá-los, por exemplo: “o petróleo é parecido com o óleo, porém tem cor escura”.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Os alunos continuam organizados em grupos para discussão oral da questão disparadora: A água potável apresenta uma fase, quantas fases pode apresentar a água que está poluída? É provável que os alunos, após a atividade, respondam a questão mencionando o número de fases que obtiveram na mistura que prepararam. Comente que cada grupo utilizou materiais diferentes no preparo das misturas e que o número de fases das misturas podem ser diferentes. Após as discussões, defina o conceito de mistura heterogênea. Na sequência os alunos, ainda em grupos, devem indicar no desenho a mistura heterogênea e o número de fases da mistura. Para finalizar, o grupo deve escolher um grupo vencedor. Detalhe, eles não podem votar no seu grupo! Espera-se que tenham entendido que a mistura heterogênea apresenta mais de uma fase e que esta pode ser preparada utilizando vários componentes sólidos ou líquidos.