Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, educador, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano corresponde à segunda aula de uma sequência de dez que assumem o objetivo de desenvolver a habilidade EF09CI14, expressa na BNCC. Esta aula pretende definir as características de cada categoria de planetas que compõem o sistema solar. O contexto traz uma reportagem que instiga a curiosidade dos educandos, “Será possível caminhar sobre a superfície de Júpiter?”. A leitura e discussão do texto abre o tema e leva à questão disparadora: “Como é a superfície dos outros planetas do sistema solar?”. A dúvida levantada e discutida no contexto levará a turma a indagar a respeito da superfície dos outros planetas do sistema solar. Isso deverá ser esclarecido pela atividade proposta na etapa Mão na massa. Cada grupo de educandos irá receber uma tabela com uma categoria de planetas: planetas rochosos, planetas gasosos ou planetas anões. Com um momento para discussão e socialização das ideias, a turma será conduzida a construir em conjunto uma tabela geral que contará com todas as categorias de planetas. Cada educando terá a oportunidade de acrescentar alguma das características que pesquisou. Por fim, retorna-se à questão disparadora oralmente e, a partir das respostas que serão dadas, será possível avaliar a construção do conhecimento da turma.
Materiais necessários para a aula: tabela de categoria dos planetas, reportagens, imagens, cartolina.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o título da aula, questione a turma sobre os planetas que compõem nosso sistema e sobre a ordem dos mesmos. Pergunte também a respeito da estrela em torno da qual orbitam. Se os estudantes apresentarem dificuldades em lembrar a resposta, utilize este tempo para fazer uma breve revisão desses conteúdos.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie com uma pergunta. Se Júpiter é um gigante gasoso, seria possível caminhar em sua superfície? Espera-se que os alunos pensem que não, pois o planeta é feito de gás, porém, é possível que se questionem acerca das condições que o planeta apresenta e quanto às características do mesmo para que esta situação ocorra. Reserve um tempo para discussão, antes da leitura da reportagem.
A seguir você encontra o link de uma reportagem que trata deste tema. Você pode projetá-la na lousa e realizar a leitura em conjunto ou imprimi-la e entregá-la aos educandos, para que leiam individualmente: https://www.megacurioso.com.br/jupiter/99649-se-jupiter-e-um-gigante-gasoso-seria-possivel-caminhar-em-sua-superficie.htm.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Após a leitura da reportagem apresente a questão disparadora. Ela tem o intuito de os alunos pensarem nas características dos outros planetas do sistema solar. A ideia é que eles se questionem: “Se Júpiter é gasoso, como podemos classificar a Terra?”, “Será que existem outros planetas com a composição semelhante a de Júpiter?”. Reserve um tempo para essas indagações e discuta as possibilidades, afinal, a superfície da Terra é rígida e alguns planetas já receberam sondas que andaram por suas superfícies. Faça conexões entre elementos que eles possam conhecer.
Mão na massa
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de três ou quatro integrantes e entregue a cada um deles uma das tabelas, como as sugeridas no material de apoio, que pode ser acessado a partir do link a seguir. Alguns grupos receberão tabelas iguais, visto que são apenas três classificações para diversos grupos na sala.
Nessas tabelas, os educandos deverão preencher as características dos planetas e os astros do sistema solar que se encaixam na categoria recebida, que poderão ser: planetas rochosos, planetas gasosos ou planetas anões. Utilize o laboratório de informática de sua instituição de ensino, peça que os alunos usem os próprios dispositivos eletrônicos ou, se estas alternativas não forem viáveis, construa um quiosque de informações, no qual a turma poderá encontrar textos, imagens e reportagens que apresentem as informações necessárias para o preenchimento das tabelas. O link a seguir apresenta algumas reportagens e vídeos que poderão ser utilizadas para a construção do quiosque, caso opte por essa possibilidade: disponível aqui.
Reforce aos grupos que as características sugeridas não possuem um valor exato, mas um valor médio. Além disso, chame a atenção para o fato de que no final da tabela existem algumas linhas em branco. Incentive que os estudantes busquem outras características ou informações que julguem pertinentes sobre aquela categoria de planetas e que usem esses espaços para apresentá-las.
Reserve cinco minutos desta atividade para socializar as informações coletadas pelos grupos. Peça que leiam as suas tabelas e que comparem com os outros grupos que também receberam aquela categoria de planetas.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Após a socialização do que foi preenchido nas tabelas dos grupos, construa uma tabela coletiva com a turma. Inicie com as classificações e questione os alunos a respeito dos planetas que pertencem a elas e das características que eles possuem.
SUGESTÃO PARA PREENCHIMENTO DA TABELA:
Rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Características: superfície rochosa, alta densidade, relevos bem definidos, próximo ao sol, volume mediano, temperaturas elevadas, também conhecidos por telúricos.
Gasososs: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Características: superfície Gasosa, baixa densidade, relevo inconstantes, distantes do sol, volume elevado, temperaturas baixas, também conhecidos por Jovianos.
Anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris.
Características: pequena massa e volume, não são dominantes na região onde se encontram, orbitam o sol.
A tabela pode ser construída no quadro, para o qual cada aluno se dirige e acrescenta uma característica à categoria de planetas que estudou. Peça que os estudantes copiem a tabela em seus cadernos e, por fim, retome a questão disparadora - “Como é a superfície dos outros planetas do sistema solar?” Espera-se que os alunos possam comentar que a resposta dependerá das características de formação desses planetas e que elas podem assumir a forma gasosa ou rochosa.