Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e anotarem as respostas em uma folha. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que o corpo, as vontades, preferências, desejos e emoções são diferentes de pessoa para pessoa?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco alunos. Envie o texto no formato Word e o link do estudo de caso (disponível aqui).
Os grupos deverão:
- Propor soluções para o estudo de caso.
- Registrar as soluções e compartilhar com os outros grupos.
Cada grupo deverá criar um painel com as soluções.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar o painel..
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Retorne a questão disparadora e proponha uma roda de conversa virtual sobre a temática e soluções para ajudar a Gi voltar à escola.
Use o Padlet, recurso digital, para os painéis.
Tutorial Padlet (disponível aqui).
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar apoiando os filhos na execução das atividades.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE8_09V&E02
(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
AULA 01
AULA 05
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes