12005
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Língua e cultura em diálogo

POR: Nathália Gasparini 17/07/2018
Código: ING8_02UND02

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI20) Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Língua e cultura em diálogo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Professor(a): Para que os alunos estejam preparados para essa aula, oriente-os a uma pesquisa prévia, em casa, sobre o tema “Thanksgiving”.

Orientações: Oriente os alunos a realizar uma pesquisa em casa, prévia a esta aula.

Make a brief research about Thanksgiving. Take notes:

  • Where do people celebrate Thanksgiving?
  • What is celebrated on this day?
  • What kind of food are people used to eating to celebrate it?

Material complementar:

https://www.britannica.com/topic/Thanksgiving-Day

https://video.nationalgeographic.com/video/101-video-shorts/history-of-thanksgiving

https://kids.nationalgeographic.com/explore/history/thanksgiving-traditions/

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique que essa aula será de leitura e que a discussão será sobre diferenças culturais e de comportamento entre falantes de língua inglesa.

Material complementar:

Este plano foca na elaboração de inferências a partir do texto. O plano 01 dessa unidade lida com as mesmas habilidades, mas trata dos termos “implícito” e “explícito” como chave para a leitura. Um recurso interessante seria utilizá-lo antes dessa aula. Assim, você pode retomar brevemente nesse momento o sentido desses termos e avançar para falar de inferências. [LINK PARA O PLANO]

Context select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Mobilizar os conhecimentos dos alunos a respeito do assunto do texto a ser lido: Thanksgiving.

Expectativa: Que seja ativado o conhecimento prévio sobre a celebração que é foco do desentendimento cultural no caso contado no diálogo a ser apresentado na aula, a fim que os alunos compreendam os pressupostos culturais implícitos no texto.

Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as respostas da pesquisa realizada em casa. O foco da pesquisa é compreender de que se trata a celebração, onde ela é tradicionalmente realizada e quais as tradições culinárias da data. Esse conhecimento prévio é essencial para compreender os pressupostos do texto. Por isso, leia novamente as perguntas da pesquisa:

a) Where do people celebrate Thanksgiving?

b) What is celebrated on this day?

c) What kind of food are people used to eating to celebrate it?
Em seguida, escreva no quadro as palavras-chave relacionadas à festividade, conforme os alunos forem relatando sua pesquisa, e que têm relação com o texto: celebration, holiday, food, bread, pumpkin pie, turkey.



Input select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Introduzir o tema do texto e sua fonte.

Orientações: Leia as instruções do slide. Explique que o texto é, na verdade, um diálogo entre duas pessoas, contando um “causo” sobre sua primeira experiência celebrando Thanksgiving. Você pode contextualizar brevemente a fonte do texto, o site StoryCorps. Para esse momento, utilize aproximadamente 3 minutos.

Material complementar:

O texto foi retirado do site StoryCorps (https://storycorps.org). É uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é coletar, preservar e compartilhar histórias e memórias de pessoas. As histórias são apresentadas em forma de conversas entre pessoas que contam seus “causos” e são registradas em formato de podcasts, animações e transcrições. Na transcrição utilizada para essa aula, Jose Fernandez conta para sua esposa, Teresita Fernandez, o que aconteceu em seu primeiro Thanksgiving.

Input select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Apresentar as perguntas de leitura e guiá-la a fazer inferências a partir do que é dito pelo interlocutor da história.

Expectativa: Que os alunos tenham em mente um guia para a leitura, a fim de compreender o tema do texto e que, partindo de elementos textuais, justifiquem uma inferência. O tempo sugerido para essa explicação é de 7 minutos.

Orientações: Leia o texto do slide. Explique que a primeira tarefa de leitura consiste em descobrir se Jose e seu irmão estavam acostumados a celebrar o Thanksgiving. Explicite que, para afirmar isso, os alunos devem mostrar elementos textuais que permitem essa interpretação, sublinhando as partes do texto que justificam sua resposta. Em seguida, aborde o sentido da palavra infer. Você pode utilizar a definição da palavra conforme o dicionário Oxford Online (“Infer (VERB) [WITH OBJECT]: Deduce or conclude (something) from evidence and reasoning rather than from explicit statements. Example: ‘‘from these facts we can infer that crime has been increasing’”

Fonte: https://en.oxforddictionaries.com/definition/infer). Diga que a resposta à primeira pergunta será uma inferência a partir das partes que eles devem sublinhar para justificar sua resposta. Para essa parte da atividade, é sugerido o tempo de 5 minutos.

Input select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Ler o texto a partir das perguntas de leitura.

Orientações: Distribua cópias do texto para cada aluno. Oriente a leitura do texto a partir das perguntas de leitura. Para essa atividade, sugere-se a utilização de 15 minutos. Deixe as perguntas do slide anterior à vista, no quadro, ou projetadas, para que os alunos possam voltar a elas se necessário. Peça que sublinhem as partes que exemplificam porque eles interpretaram que Jose e seu irmão estavam ou não acostumados a celebrar o Thanksgiving, utilizando caneta marca-texto, lápis ou caneta. Nesse momento, é interessante observar a leitura dos alunos, a fim de detectar possíveis dificuldades e eventualmente ajudar estudantes a lembrar estratégias de leitura trabalhadas nos anos anteriores.

Antes da leitura, certifique-se de que os alunos sabem o significado de pumpkin pie, bake, cook e oven. Abaixo, você encontra um glossário que pode oferecer para os alunos, se necessário.

Glossário:

Figure out: Imaginar, compreender, perceber
Patron saint: santo padroeiro

Pumpkin pie: torta de abóbora

Sharpest: a mais afiada

Oven: forno

Bake: assar

Cooked: cozido

Output select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Aprofundar a leitura e refletir sobre os questionamentos que estruturam o output.

Expectativa: Que os alunos identifiquem, no texto, os trechos que permitem afirmar que Jose não tinha conhecimento linguístico e cultural para compreender o que era a celebração de Thanksgiving estruturando as informações em uma tabela para, em seguida, explicarem para um colega elementos textuais que justificam inferências.

Orientações: Leia a primeira frase do slide. Solicite que alguns dos alunos leiam as frases que sublinharam e que possibilitam justificar essa inferência. O tempo sugerido para esse momento é de 2 minutos.

Em seguida, leia as perguntas. Observe que foram os elementos relacionados à língua inglesa e à cultura estadunidense, que Jose e seu irmão desconheciam, que criaram os mal-entendidos. Explique que a turma irá investigar o texto mais profundamente, a fim de descobrir em que trechos Jose expressa sua incompreensão sobre como funciona a celebração nos Estados Unidos.

Output select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Explicar a atividade de leitura que será realizada na segunda leitura do texto, a partir de um exemplo. Orientar a busca por informações no texto.

Orientações: Explique que esse é um exemplo da tarefa que será feita pelos alunos. Leia a tabela, demonstrando que, na primeira coluna, está escrita a informação que podemos inferir a partir do que é dito no texto, ou seja, o que Jose e seu irmão compreenderam erroneamente (misunderstanding). Na segunda coluna está transcrito o trecho que corrobora a inferência. Você pode questioná-los quanto ao uso de aspas, a fim de demonstrar que se espera, nessa parte, uma transcrição de algum trecho do texto que comprove a afirmação da primeira coluna. Na terceira coluna, espera-se que os alunos escrevam, em inglês, o que de fato era verdade sobre a celebração. O tempo sugerido para esse momento é de 5 minutos.

Output select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Proporcionar troca de informações sobre os desentendimentos culturais implícitos no texto a partir de trechos.

Orientações: Divida os alunos entre estudantes A e estudantes B. Distribua as tabelas de acordo com a letra de cada estudante. Oriente-os a completar sua tabela de acordo com a tabela de exemplo do slide anterior, escrevendo na segunda coluna o trecho do texto que comprova a informação da primeira coluna. A terceira coluna deve conter a “resolução” do mal entendido, isto é, aquilo que os autores do texto compreenderam que era, de fato, verdade sobre a celebração de Thanksgiving. Deixe a tabela de exemplo à mostra (impressa, no quadro ou projetada) para que eles possam consultar as expectativas de resposta, se necessário. O tempo sugerido para essa tarefa é de 10 minutos.

Em seguida, peça que estudantes A encontrem na sala estudantes B e compartilhem o que descobriram sobre os mal-entendidos culturais. Solicite que, junto a sua dupla, voltem ao texto e verifiquem se, durante a primeira leitura, haviam sublinhado os trechos que destacaram nessa tarefa. Enquanto os alunos trocam suas respostas, você pode circular pela sala e ouvi-los. As respostas esperadas estão neste arquivo: https://docs.google.com/presentation/d/1ISptuATZMcYkRzoCvBb5s84WtOhjh8aYnePOuv2u0M4/edit#slide=id.p

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos falam e você registra) ou, então, apresente esse slide final já com as respostas. Se você desejar, pode retomar o significado inference, lembrando do processo de leitura em que se procurou justificar afirmações a partir de trechos do texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Professor(a): Para que os alunos estejam preparados para essa aula, oriente-os a uma pesquisa prévia, em casa, sobre o tema “Thanksgiving”.

Orientações: Oriente os alunos a realizar uma pesquisa em casa, prévia a esta aula.

Make a brief research about Thanksgiving. Take notes:

  • Where do people celebrate Thanksgiving?
  • What is celebrated on this day?
  • What kind of food are people used to eating to celebrate it?

Material complementar:

https://www.britannica.com/topic/Thanksgiving-Day

https://video.nationalgeographic.com/video/101-video-shorts/history-of-thanksgiving

https://kids.nationalgeographic.com/explore/history/thanksgiving-traditions/

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique que essa aula será de leitura e que a discussão será sobre diferenças culturais e de comportamento entre falantes de língua inglesa.

Material complementar:

Este plano foca na elaboração de inferências a partir do texto. O plano 01 dessa unidade lida com as mesmas habilidades, mas trata dos termos “implícito” e “explícito” como chave para a leitura. Um recurso interessante seria utilizá-lo antes dessa aula. Assim, você pode retomar brevemente nesse momento o sentido desses termos e avançar para falar de inferências. [LINK PARA O PLANO]

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Mobilizar os conhecimentos dos alunos a respeito do assunto do texto a ser lido: Thanksgiving.

Expectativa: Que seja ativado o conhecimento prévio sobre a celebração que é foco do desentendimento cultural no caso contado no diálogo a ser apresentado na aula, a fim que os alunos compreendam os pressupostos culturais implícitos no texto.

Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as respostas da pesquisa realizada em casa. O foco da pesquisa é compreender de que se trata a celebração, onde ela é tradicionalmente realizada e quais as tradições culinárias da data. Esse conhecimento prévio é essencial para compreender os pressupostos do texto. Por isso, leia novamente as perguntas da pesquisa:

a) Where do people celebrate Thanksgiving?

b) What is celebrated on this day?

c) What kind of food are people used to eating to celebrate it?
Em seguida, escreva no quadro as palavras-chave relacionadas à festividade, conforme os alunos forem relatando sua pesquisa, e que têm relação com o texto: celebration, holiday, food, bread, pumpkin pie, turkey.



Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Introduzir o tema do texto e sua fonte.

Orientações: Leia as instruções do slide. Explique que o texto é, na verdade, um diálogo entre duas pessoas, contando um “causo” sobre sua primeira experiência celebrando Thanksgiving. Você pode contextualizar brevemente a fonte do texto, o site StoryCorps. Para esse momento, utilize aproximadamente 3 minutos.

Material complementar:

O texto foi retirado do site StoryCorps (https://storycorps.org). É uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é coletar, preservar e compartilhar histórias e memórias de pessoas. As histórias são apresentadas em forma de conversas entre pessoas que contam seus “causos” e são registradas em formato de podcasts, animações e transcrições. Na transcrição utilizada para essa aula, Jose Fernandez conta para sua esposa, Teresita Fernandez, o que aconteceu em seu primeiro Thanksgiving.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Apresentar as perguntas de leitura e guiá-la a fazer inferências a partir do que é dito pelo interlocutor da história.

Expectativa: Que os alunos tenham em mente um guia para a leitura, a fim de compreender o tema do texto e que, partindo de elementos textuais, justifiquem uma inferência. O tempo sugerido para essa explicação é de 7 minutos.

Orientações: Leia o texto do slide. Explique que a primeira tarefa de leitura consiste em descobrir se Jose e seu irmão estavam acostumados a celebrar o Thanksgiving. Explicite que, para afirmar isso, os alunos devem mostrar elementos textuais que permitem essa interpretação, sublinhando as partes do texto que justificam sua resposta. Em seguida, aborde o sentido da palavra infer. Você pode utilizar a definição da palavra conforme o dicionário Oxford Online (“Infer (VERB) [WITH OBJECT]: Deduce or conclude (something) from evidence and reasoning rather than from explicit statements. Example: ‘‘from these facts we can infer that crime has been increasing’”

Fonte: https://en.oxforddictionaries.com/definition/infer). Diga que a resposta à primeira pergunta será uma inferência a partir das partes que eles devem sublinhar para justificar sua resposta. Para essa parte da atividade, é sugerido o tempo de 5 minutos.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Ler o texto a partir das perguntas de leitura.

Orientações: Distribua cópias do texto para cada aluno. Oriente a leitura do texto a partir das perguntas de leitura. Para essa atividade, sugere-se a utilização de 15 minutos. Deixe as perguntas do slide anterior à vista, no quadro, ou projetadas, para que os alunos possam voltar a elas se necessário. Peça que sublinhem as partes que exemplificam porque eles interpretaram que Jose e seu irmão estavam ou não acostumados a celebrar o Thanksgiving, utilizando caneta marca-texto, lápis ou caneta. Nesse momento, é interessante observar a leitura dos alunos, a fim de detectar possíveis dificuldades e eventualmente ajudar estudantes a lembrar estratégias de leitura trabalhadas nos anos anteriores.

Antes da leitura, certifique-se de que os alunos sabem o significado de pumpkin pie, bake, cook e oven. Abaixo, você encontra um glossário que pode oferecer para os alunos, se necessário.

Glossário:

Figure out: Imaginar, compreender, perceber
Patron saint: santo padroeiro

Pumpkin pie: torta de abóbora

Sharpest: a mais afiada

Oven: forno

Bake: assar

Cooked: cozido

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Aprofundar a leitura e refletir sobre os questionamentos que estruturam o output.

Expectativa: Que os alunos identifiquem, no texto, os trechos que permitem afirmar que Jose não tinha conhecimento linguístico e cultural para compreender o que era a celebração de Thanksgiving estruturando as informações em uma tabela para, em seguida, explicarem para um colega elementos textuais que justificam inferências.

Orientações: Leia a primeira frase do slide. Solicite que alguns dos alunos leiam as frases que sublinharam e que possibilitam justificar essa inferência. O tempo sugerido para esse momento é de 2 minutos.

Em seguida, leia as perguntas. Observe que foram os elementos relacionados à língua inglesa e à cultura estadunidense, que Jose e seu irmão desconheciam, que criaram os mal-entendidos. Explique que a turma irá investigar o texto mais profundamente, a fim de descobrir em que trechos Jose expressa sua incompreensão sobre como funciona a celebração nos Estados Unidos.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Explicar a atividade de leitura que será realizada na segunda leitura do texto, a partir de um exemplo. Orientar a busca por informações no texto.

Orientações: Explique que esse é um exemplo da tarefa que será feita pelos alunos. Leia a tabela, demonstrando que, na primeira coluna, está escrita a informação que podemos inferir a partir do que é dito no texto, ou seja, o que Jose e seu irmão compreenderam erroneamente (misunderstanding). Na segunda coluna está transcrito o trecho que corrobora a inferência. Você pode questioná-los quanto ao uso de aspas, a fim de demonstrar que se espera, nessa parte, uma transcrição de algum trecho do texto que comprove a afirmação da primeira coluna. Na terceira coluna, espera-se que os alunos escrevam, em inglês, o que de fato era verdade sobre a celebração. O tempo sugerido para esse momento é de 5 minutos.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Proporcionar troca de informações sobre os desentendimentos culturais implícitos no texto a partir de trechos.

Orientações: Divida os alunos entre estudantes A e estudantes B. Distribua as tabelas de acordo com a letra de cada estudante. Oriente-os a completar sua tabela de acordo com a tabela de exemplo do slide anterior, escrevendo na segunda coluna o trecho do texto que comprova a informação da primeira coluna. A terceira coluna deve conter a “resolução” do mal entendido, isto é, aquilo que os autores do texto compreenderam que era, de fato, verdade sobre a celebração de Thanksgiving. Deixe a tabela de exemplo à mostra (impressa, no quadro ou projetada) para que eles possam consultar as expectativas de resposta, se necessário. O tempo sugerido para essa tarefa é de 10 minutos.

Em seguida, peça que estudantes A encontrem na sala estudantes B e compartilhem o que descobriram sobre os mal-entendidos culturais. Solicite que, junto a sua dupla, voltem ao texto e verifiquem se, durante a primeira leitura, haviam sublinhado os trechos que destacaram nessa tarefa. Enquanto os alunos trocam suas respostas, você pode circular pela sala e ouvi-los. As respostas esperadas estão neste arquivo: https://docs.google.com/presentation/d/1ISptuATZMcYkRzoCvBb5s84WtOhjh8aYnePOuv2u0M4/edit#slide=id.p

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos falam e você registra) ou, então, apresente esse slide final já com as respostas. Se você desejar, pode retomar o significado inference, lembrando do processo de leitura em que se procurou justificar afirmações a partir de trechos do texto.

  1. INPUT: Dialogue
  2. OUTPUT: Table and discussion in pairs

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

(EF08LI20) Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

Professor-autor: Nathália Gasparini

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes