Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Peça, antes de iniciar a aula, que os alunos se organizem em trios. Em seguida, distribua sobre as carteiras os materiais abaixo relacionados para cada grupo. Nesta aula, será abordada uma introdução do conceito de “camadas”, portanto sugerimos ao professor que use primeiro esta aula introdutória - a qual fará parte de uma sequência didática com assuntos voltados para a estrutura interna do Planeta Terra e sua Atmosfera. Nessa sequência, o aluno terá a oportunidade de reconhecer também o conceito de camadas, além de identificar aquelas que compõem o Planeta Terra.
Materiais necessários para a aula:
Pedaços (suficientes para todos os trios formados na sala) de: borracha, anel de tampinha de garrafa PET, rolha de cortiça, papelão, palito de sorvete picado, casca ou folha de árvores, areia grossa, areia fina, terra, pedregulhos e 1 copo plástico descartável para cada trio de alunos.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Conduza um breve debate introdutório apresentando o nome da aula e questionando seus alunos acerca da palavra “constituição”. Por exemplo:
- “O que tem no Planeta Terra?”
A questão deverá suscitar diversas respostas, como: animais, terra, plantas, água, etc.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre a imagem do bolo cortado, com camadas aparentes e cobertura. Dialogue com a turma e peça exemplos dos alunos sobre a constituição de um bolo. Trabalhe com conceitos de interno e externo, dentro e fora, em cima e embaixo, superior e inferior. Exemplos:
- No interior do bolo podemos encontrar o que?
- A cobertura faz parte da estrutura interna ou externa do bolo?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Questione seus alunos, sem citar a palavra “camadas”. Eles poderão, neste momento, trazer alguns termos próximos como separações, pedaços, ou até mesmo camadas. Anote na lousa as palavras que aparecerem para sistematização, após a atividade prática.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos (dividido em dois momentos: um primeiro de 20 minutos para os alunos construírem as "maquetes" dentro dos copos e um segundo com debate de 5 minutos).
Orientações: Nesta etapa da aula, os alunos realizarão uma atividade prática. Se não for utilizado equipamento de projeção destes slides, coloque na lousa as instruções acima ou imprima e entregue aos grupos. Distribua os materiais sobre as mesas, com quantidade suficiente para todos os trios formados na sala. Os materiais incluem pedaços de: borracha, anel de tampinha de garrafa PET, rolha de cortiça, papelão, palito de sorvete picado, casca ou folha de árvores, areia grossa, areia de parquinho, terra, pedregulhos e 1 copo plástico descartável para cada trio de alunos.
Leia com os alunos as instruções. Circule pela sala discutindo com os alunos os critérios que eles utilizam para formar as “camadas” dentro do copo. No final da atividade prática, cada relator do grupo deverá ler em voz alta para os colegas os critérios adotados pelo grupo para compor suas maquetes, mostrando as produções para todos.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Repita a questão disparadora e verifique se todos os alunos são capazes de reconhecer que o Planeta Terra é formado por camadas. Verifique se algum grupo colocou “enfeites” sobre suas maquetes (como a cobertura do bolo que ilustrou o debate, por exemplo) e questione se há alguma camada “invisível” dentro do copo.
No quadro, a partir das observações dos alunos e suas definições sobre “camadas”, construa um mapa conceitual com palavras de ligação, que relacionem o termo “camadas” com “estrutura terrestre” (parte visível) e “atmosfera” (parte invisível). Instrua os alunos a realizarem seus registros. Caso os alunos não tenham conhecimento algum do que seja um mapa conceitual, faça um diagrama ou esquema na lousa que contemple as palavras-chave trazidas pelos alunos durante a exposição de suas maquetes.
Para maiores informações sobre como construir um mapa conceitual, acesse o link a seguir (páginas 182 - 186) http://www.agrinho.com.br/materialdoprofessor/mapas-conceituais-uma-ferramenta-para-construcao-de-uma-cartografia-conhecimento.