Plano de aula: O Núcleo e o Manto terrestre

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camadas do planeta e da atmosfera

Este slide não é um substituto para as anotações do professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Sobre esta aula: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Este é o quarto plano de uma sequência didática que apresentará a estrutura interna do Planeta Terra e sua Atmosfera. Nela, o aluno deverá ser capaz de distinguir e diferenciar propriedades físicas e químicas das camadas do Planeta Terra e sua Atmosfera. Separe os alunos em três grupos, para a realização da atividade. Para maiores informações sobre o tema, consulte as referências a seguir: ASSUMPÇÃO, Marcelo & DIAS NETO, Coriolano M. Sismicidade e estrutura interna da Terra. In: TEIXEIRA, Wilson et al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 624p. BRANCO, P.M. Estrutura Interna da Terra. Disponível em: <https://bit.ly/2wXAq52>. Acesso em 25 Abr. 2018. CANTO, E.L.; CANTO, L. C. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. 6ª Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017. TOLENTINO, M. ROCHA-FILHO, R.C., SILVA, R.R. A atmosfera terrestre. São Paulo: Editora Moderna, 2004.

Materiais necessários para a aula: Cartolina, pincéis atômicos, texto de apoio (trechos para os grupos sobre: o manto terrestre - trecho 1, atividade vulcânica - trecho 2, o núcleo externo - trecho 3 e o núcleo interno - trecho 4). O texto de apoio se encontra no link a seguir: https://docs.google.com/document/d/1uSkRE6gr5CGLVntePLsI7ybOdwLOhi1ZXGp5M0o8bJ0/edit.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Questione os alunos com hipóteses sobre como seriam o manto e o núcleo da Terra. Exemplos de questões que podem ser utilizadas:

• Será que estas camadas são iguais ao chão onde pisamos?
  • Vocês acham que estas camadas são sólidas ou líquidas, por quê?.