Plano de aula: Equilíbrio térmico e a vida no Planeta Terra

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camadas do planeta e da atmosfera

Este plano é parte de uma sequência que aborda as camadas do Planeta Terra e tem como foco de estudo da relação entre a temperatura e a vida no Planeta Terra.

Sobre esta aula: os alunos deverão ser capazes de estabelecer relação entre a composição atual da atmosfera e a manutenção da temperatura que garante a ocorrência de vida na Terra.

Materiais necessários para a aula:

Materiais que deverão ser disponibilizados para cada grupo de, no máximo, cinco alunos: um dado, um texto de apoio e uma cartela do jogo de tabuleiro, sete cartas para preenchimento e cinco peões para o jogo (podem ser feijões, milhos, papéis coloridos recortados etc.). Disponíveis no material complementar.

• Cartas e texto para o jogo.
  • Cartela e regras para o jogo.
  • Gabarito para o professor.

O professor poderá buscar mais informações sobre a evolução da vida e da atmosfera no artigo a seguir: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_4/06-EA-57-15.pdf.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título da aula e comente que eles irão relacionar a dependência do equilíbrio térmico proporcionado pela atmosfera com a ocorrência de vida na Terra.