Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano é parte de uma sequência que aborda as camadas do Planeta Terra e tem como foco de estudo da relação entre a temperatura e a vida no Planeta Terra.
Sobre esta aula: os alunos deverão ser capazes de estabelecer relação entre a composição atual da atmosfera e a manutenção da temperatura que garante a ocorrência de vida na Terra.
Materiais necessários para a aula:
Materiais que deverão ser disponibilizados para cada grupo de, no máximo, cinco alunos: um dado, um texto de apoio e uma cartela do jogo de tabuleiro, sete cartas para preenchimento e cinco peões para o jogo (podem ser feijões, milhos, papéis coloridos recortados etc.). Disponíveis no material complementar.
- Cartas e texto para o jogo.
- Cartela e regras para o jogo.
- Gabarito para o professor.
O professor poderá buscar mais informações sobre a evolução da vida e da atmosfera no artigo a seguir: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_4/06-EA-57-15.pdf.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o título da aula e comente que eles irão relacionar a dependência do equilíbrio térmico proporcionado pela atmosfera com a ocorrência de vida na Terra.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente a imagem para os alunos chamando a atenção para a grande quantidade de seres vivos que existem no Planeta Terra. Caso não seja possível apresentar a imagem, imprima e cole no quadro (disponível no material complementar).
Busque informações quanto aos conhecimentos prévios dos alunos sobre insetos, animais aquáticos, animais terrestres, plantas e demais seres. Peça exemplos de animais que vivem em locais de clima quente e de clima frio, para posterior relação na etapa de sistematização.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora ou escreva no quadro. Dialogue com os alunos ouvindo suas ideias. Nesta etapa da aula, apenas ouça e anote no quadro algumas hipóteses levantadas pelos alunos, a fim de compará-las na etapa da sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 33 minutos.
Orientações: Separe a turma em grupos de cinco alunos. Imprima em quantidade suficiente e entregue para cada grupo o seguinte material: um texto de apoio e sete cartas do jogo para preenchimento (links abaixo). Oriente os alunos a lerem o texto em voz alta, para que todo o grupo ouça, Em seguida, peça para que discutam sobre as informações dadas e preencham as cartas que serão utilizadas no jogo. Neste momento da atividade, faça a gestão do tempo para a etapa dure 15 minutos. Caminhe entre os grupos verificando as conclusões a que chegaram os alunos para o preenchimento das cartas. Tire dúvidas sobre conceitos. Em seguida, ao finalizar o preenchimento das cartas, recolha, embaralhe e redistribua elas entre os grupos, de modo que cada grupo receba uma carta de cada modelo Ao final da distribuição, cada grupo deve ter sete cartas diferentes, um tabuleiro impresso, cinco "peões" e um dado. Oriente os alunos para que, a cada carta retirada pela primeira vez durante o jogo, seja feita a leitura para que os demais colegas do grupo verifiquem se concordam com o preenchimento da carta recebida. Caso discordem, peça para que anotem. Avise que estas anotações serão utilizadas na etapa da sistematização. O jogo deverá durar 18 minutos, no máximo. Vencerá quem chegar primeiro no "final". Caso algum grupo termine antes, eles poderão jogar novamente até o final do tempo limite. Esta atividade lúdica tem o objetivo de provocar a reflexão acerca das respostas dos outros grupos e a visão dos demais colegas sobre a interpretação do texto-base.
Materiais necessários para a aula:
Materiais que deverão ser disponibilizados para cada grupo de, no máximo, cinco alunos: um dado, um texto de apoio e uma cartela do jogo de tabuleiro, sete cartas para preenchimento e cinco peões para o jogo (podem ser feijões, milhos, papéis coloridos recortados, etc.).
Cartas e texto para o jogo.
Cartela e regras para o jogo.
Gabarito para o professor.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia o gabarito das cartas oferecido para o professor e pergunte se há alguma carta muito diferente das respostas corretas. Corrija ou comente, caso sejam sinônimos, para que os alunos saibam o significado das palavras. Repita a questão disparadora: “Porque a vida na Terra depende da temperatura do Planeta?” e ouça as respostas dos alunos. É esperado que eles relacionem a temperatura do Planeta Terra com o aumento da concentração do gás carbônico, um dos gases estufa responsável pelo aquecimento global. Retome as palavras coletadas na etapa “Contexto” e peça exemplos de como os alunos imaginam que o aumento do gás carbônico na atmosfera possa ser problemático para espécies que vivem em zonas muito quentes ou muito frias. Espere respostas como, por exemplo, o aumento da atividade humana com o lançamento de poluentes na atmosfera que pode derreter o gelo dos polos ou tornar secas grandes zonas que já são quentes, o que acabaria expulsando populações inteiras de habitats, podendo até provocar sua extinção.