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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Resolver problemas de travessia

Plano de aula de matemática com atividade para o 8º ano sobre ler e interpretar uma situação problema de travessia e levantar hipóteses para checar as possibilidades de soluções

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érica Fernanda Barbosa dos Santos,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

NÃO HÁ.



Objetivos específicos

Ler e interpretar uma situação problema de travessia e levantar hipóteses para checar as possibilidades de soluções.

Conceito-chave

Investigar diferentes maneiras de resolver um problema por meio de teste de hipótese.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que professor pretende desenvolver na aula.

Título: Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos a qual tipo de problema a imagem se refere. Espera-se que o aluno perceba que se trata de um problema de travessia. Um jovem acompanhado de um saco de cenoura, um coelho e uma raposa, precisam atravessar um rio em um bote que tem capacidade de levar dois passageiros por vez. O coelho não pode ficar com a cenoura pois ele a come; a raposa não pode ficar com o coelho pois ela o come. Diante dessas informações os alunos devem criar um estratégia para garantir a travessia de todos. Dê um tempo para que possam responder. Anote na lousa as respostas dos alunos. Espera-se que os alunos percebam que o jovem deve iniciar a travessia com o coelho, porque a raposa não come cenoura. O jovem deixa o coelho do outro lado da margem e retorna para pegar o saco de cenoura. O jovem deixa o saco de cenoura do outro lado da margem e retorna com o coelho, o deixa na margem do rio e leva a raposa. Finalmente o jovem volta sozinho para fazer a travessia do coelho, assim garante que todos atravessem o rio respeitando as condições do problema.

Propósito: Promover a familiaridade com problemas de travessia e relacionar os tipos de soluções em vários contextos.

Discuta com a turma:

  • Esse tipo de problema pode ser visto somente na travessia de rios? Se a resposta for negativa, pergunte em que outro contexto pode surgir esse tipo de problema.
  • Diante das anotações na lousa, faça um reflexão com os alunos levando-os a perceber que os problemas de travessia podem aparecer em diversos contextos, seja na travessia de um rio, de uma ponte, de um andar para outro em um edifício, na rua, entre outros.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Escreva o texto do problema que está nos slides 4 e 5 no quadro, ou projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. A princípio deixe que os alunos leiam o problema individualmente e após 3 minutos dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla, solicitando o registro da solução no caderno.

É importante que os alunos percebam a necessidade da travessia de duas pessoas em todas as idas ao outro lado da ponte, pois, há a necessidade de que um dos estudantes retorne com a lanterna, como foi apontado no enunciado da atividade a travessia só é realizadas com a lanterna.

Não faça nenhuma intervenção neste momento, apenas observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Em seguida, promova um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver, por meio de estratégias pessoais, problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • O estudante que anda mais rápido poderia ir e voltar em todas as travessias? Por quê?
  • Qual a melhor estratégia para garantir a solução do problema?
  • Se eles não precisassem da lanterna, daria para cada estudante fazer a travessia individualmente?
  • Você acha que este problema tem apenas uma solução?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Escreva o texto do problema que está nos slides 4 e 5 no quadro, ou projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. A princípio deixe que os alunos leiam o problema individualmente e após 3 minutos dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla, solicitando o registro da solução no caderno.

É importante que os alunos percebam a necessidade da travessia de duas pessoas em todas as idas ao outro lado da ponte, pois, há a necessidade de que um dos estudantes retorne com a lanterna, como foi apontado no enunciado da atividade a travessia só é realizadas com a lanterna.

Não faça nenhuma intervenção neste momento, apenas observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Em seguida, promova um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver, por meio de estratégias pessoais, problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • O estudante que anda mais rápido poderia ir e voltar em todas as travessias? Por quê?
  • Qual a melhor estratégia para garantir a solução do problema?
  • Se eles não precisassem da lanterna, daria para cada estudante fazer a travessia individualmente?
  • Você acha que este problema tem apenas uma solução?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Após a comparação de soluções entre os alunos, caso alguém tenha encontrado a solução para o problema peça para escrevê-la na lousa. Se outro aluno encontrou uma solução diferente, também peça para escrever na lousa. A solução proposta no slide 6 é uma sugestão para utilizar caso nenhum aluno apresente uma solução que atenda a proposta da atividade.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir e explanar se existe uma estratégia mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o objetivo da aula: incentivar a prática do esforço produtivo, valorizando o erro na resolução de problemas, promovendo a elaboração de novas estratégias.

Reflita com os alunos sobre as dificuldades existente em traçar uma estratégia inicial eficiente para a resolução desse tipo de problema, e que apesar do método de tentativa e erro ser uma forma de solução, o seu desenvolvimento pode levar mais tempo do que o previsto.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 10 minutos.

Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da questão, para que individualmente criem estratégias que mostrem a solução do problema, respeitando as condições.

Propósito: Avaliar as aprendizagens envolvendo problemas de travessia.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta para o problema?
  • Já resolveu algum problema parecido?
  • Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
  • É possível criar um esquema para representar sua resposta?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que professor pretende desenvolver na aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

NÃO HÁ.



Objetivos específicos

Ler e interpretar uma situação problema de travessia e levantar hipóteses para checar as possibilidades de soluções.

Conceito-chave

Investigar diferentes maneiras de resolver um problema por meio de teste de hipótese.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos a qual tipo de problema a imagem se refere. Espera-se que o aluno perceba que se trata de um problema de travessia. Um jovem acompanhado de um saco de cenoura, um coelho e uma raposa, precisam atravessar um rio em um bote que tem capacidade de levar dois passageiros por vez. O coelho não pode ficar com a cenoura pois ele a come; a raposa não pode ficar com o coelho pois ela o come. Diante dessas informações os alunos devem criar um estratégia para garantir a travessia de todos. Dê um tempo para que possam responder. Anote na lousa as respostas dos alunos. Espera-se que os alunos percebam que o jovem deve iniciar a travessia com o coelho, porque a raposa não come cenoura. O jovem deixa o coelho do outro lado da margem e retorna para pegar o saco de cenoura. O jovem deixa o saco de cenoura do outro lado da margem e retorna com o coelho, o deixa na margem do rio e leva a raposa. Finalmente o jovem volta sozinho para fazer a travessia do coelho, assim garante que todos atravessem o rio respeitando as condições do problema.

Propósito: Promover a familiaridade com problemas de travessia e relacionar os tipos de soluções em vários contextos.

Discuta com a turma:

  • Esse tipo de problema pode ser visto somente na travessia de rios? Se a resposta for negativa, pergunte em que outro contexto pode surgir esse tipo de problema.
  • Diante das anotações na lousa, faça um reflexão com os alunos levando-os a perceber que os problemas de travessia podem aparecer em diversos contextos, seja na travessia de um rio, de uma ponte, de um andar para outro em um edifício, na rua, entre outros.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Escreva o texto do problema que está nos slides 4 e 5 no quadro, ou projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. A princípio deixe que os alunos leiam o problema individualmente e após 3 minutos dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla, solicitando o registro da solução no caderno.

É importante que os alunos percebam a necessidade da travessia de duas pessoas em todas as idas ao outro lado da ponte, pois, há a necessidade de que um dos estudantes retorne com a lanterna, como foi apontado no enunciado da atividade a travessia só é realizadas com a lanterna.

Não faça nenhuma intervenção neste momento, apenas observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Em seguida, promova um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver, por meio de estratégias pessoais, problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • O estudante que anda mais rápido poderia ir e voltar em todas as travessias? Por quê?
  • Qual a melhor estratégia para garantir a solução do problema?
  • Se eles não precisassem da lanterna, daria para cada estudante fazer a travessia individualmente?
  • Você acha que este problema tem apenas uma solução?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Escreva o texto do problema que está nos slides 4 e 5 no quadro, ou projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. A princípio deixe que os alunos leiam o problema individualmente e após 3 minutos dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla, solicitando o registro da solução no caderno.

É importante que os alunos percebam a necessidade da travessia de duas pessoas em todas as idas ao outro lado da ponte, pois, há a necessidade de que um dos estudantes retorne com a lanterna, como foi apontado no enunciado da atividade a travessia só é realizadas com a lanterna.

Não faça nenhuma intervenção neste momento, apenas observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Em seguida, promova um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver, por meio de estratégias pessoais, problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • O estudante que anda mais rápido poderia ir e voltar em todas as travessias? Por quê?
  • Qual a melhor estratégia para garantir a solução do problema?
  • Se eles não precisassem da lanterna, daria para cada estudante fazer a travessia individualmente?
  • Você acha que este problema tem apenas uma solução?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Após a comparação de soluções entre os alunos, caso alguém tenha encontrado a solução para o problema peça para escrevê-la na lousa. Se outro aluno encontrou uma solução diferente, também peça para escrever na lousa. A solução proposta no slide 6 é uma sugestão para utilizar caso nenhum aluno apresente uma solução que atenda a proposta da atividade.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir e explanar se existe uma estratégia mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o objetivo da aula: incentivar a prática do esforço produtivo, valorizando o erro na resolução de problemas, promovendo a elaboração de novas estratégias.

Reflita com os alunos sobre as dificuldades existente em traçar uma estratégia inicial eficiente para a resolução desse tipo de problema, e que apesar do método de tentativa e erro ser uma forma de solução, o seu desenvolvimento pode levar mais tempo do que o previsto.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 10 minutos.

Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da questão, para que individualmente criem estratégias que mostrem a solução do problema, respeitando as condições.

Propósito: Avaliar as aprendizagens envolvendo problemas de travessia.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta para o problema?
  • Já resolveu algum problema parecido?
  • Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
  • É possível criar um esquema para representar sua resposta?

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