11499
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Jogo da potência de base nos inteiros

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Potência de base nos inteiros.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Antonio Bueno Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Aperfeiçoar as estratégias de cálculos envolvendo multiplicação e divisão de potência de mesma base.

Conceito-chave

Potência de base nos inteiros.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno, atividades impressas, cartas do jogo impressas e recortadas. Se julgar necessário, calculadora para o juiz de cada trio.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Sugestão de Leitura

3) Agrupamento Produtivo: Trabalho em Dupla

https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que calculem as potências propostas no exercício, encontrando diferentes respostas..

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação de divisão de potências de mesma base.

Discuta com a turma:

  • A base negativa deixará o resultado negativo em que situações?

Materiais complementares:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HWQAqEknQrzHRqFFJyT4GvGzAkMAcU8yQNkKnCVXHqPw6UYKaQgSmBWt4V5H/ativaquec-mat7-05num08.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)

Orientações:

- Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.

- Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.

- Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.

Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.

Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)

Orientações:

- Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.

- Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.

- Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.

Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.

Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)

Orientações:

- Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.

- Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.

- Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.

Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.

Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)

Orientações:

- Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.

- Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.

- Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.

Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.

Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça para que alguns alunos comentem sobre as estratégias que utilizaram para resolver as operações da atividade. Peça para que pelo menos um juiz e um desafiador falem. Mostre também as estratégias apresentadas nos slides 8 e 9 e pergunte se alguém também pensou assim, para que apresente um exemplo no quadro.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que há inúmeras estratégias para realizar o jogo, algumas mais eficientes que outras, porém todas chegam ao mesmo objetivo, descobrir qual carta está em sua testa.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 5 minutos.
  • Orientações: Peça para que alguns alunos comentem sobre as estratégias que utilizaram para resolver as operações da atividade. Peça para que pelo menos um juiz e um desafiador falem. Mostre também as estratégias apresentadas nos slides 8 e 9 e pergunte se alguém também pensou assim, para que apresente um exemplo no quadro.
  • Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que há inúmeras estratégias para realizar o jogo, algumas mais eficientes que outras, porém todas chegam ao mesmo objetivo, descobrir qual carta está em sua testa.
  • Encerramento select-down

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 2 minutos.

    Orientações: Retome as principais aprendizagens da aula lendo ou deixando que os alunos leiam a mensagem do slide.

    Propósito: Concluir a atividade com uma mensagem para auxiliar na sistematização.

    Raio x select-down

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 10 minutos

    Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que eles a respondam individualmente.

    Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos aprenderam o conteúdo da aula.

    Materiais complementares:

    Raio X

    Resolução do Raio X

    Atividade complementar

    Resolução da Atividade Complementar

    Resumo da aula

    download Baixar plano

    Tempo sugerido: 2 minutos.

    Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

    Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

    Sugestão de Leitura

    3) Agrupamento Produtivo: Trabalho em Dupla

    https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla


    Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Jair Antonio Bueno Junior

    Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    (EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

    Objetivos específicos

    Aperfeiçoar as estratégias de cálculos envolvendo multiplicação e divisão de potência de mesma base.

    Conceito-chave

    Potência de base nos inteiros.

    Recursos necessários

    Lápis, borracha, caderno, atividades impressas, cartas do jogo impressas e recortadas. Se julgar necessário, calculadora para o juiz de cada trio.



    Slide Plano Aula

    Tempo previsto: 3 minutos.

    Orientações: Peça aos alunos que calculem as potências propostas no exercício, encontrando diferentes respostas..

    Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação de divisão de potências de mesma base.

    Discuta com a turma:

    • A base negativa deixará o resultado negativo em que situações?

    Materiais complementares:

    https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HWQAqEknQrzHRqFFJyT4GvGzAkMAcU8yQNkKnCVXHqPw6UYKaQgSmBWt4V5H/ativaquec-mat7-05num08.pdf

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)

    Orientações:

    - Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.

    - Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.

    - Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.

    Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.

    Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.

    Materiais complementares:

    Atividade Principal

    Resolução da Atividade Principal

    Guia de intervenção

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)

    Orientações:

    - Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.

    - Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.

    - Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.

    Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.

    Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)

    Orientações:

    - Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.

    - Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.

    - Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.

    Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.

    Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 4 a 7)

    Orientações:

    - Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois Desafiantes.

    - Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.

    - Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se necessário, uma simulação.

    Enquanto os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo dúvidas e auxiliando-os com seus erros.

    Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 5 minutos.

    Orientações: Peça para que alguns alunos comentem sobre as estratégias que utilizaram para resolver as operações da atividade. Peça para que pelo menos um juiz e um desafiador falem. Mostre também as estratégias apresentadas nos slides 8 e 9 e pergunte se alguém também pensou assim, para que apresente um exemplo no quadro.

    Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que há inúmeras estratégias para realizar o jogo, algumas mais eficientes que outras, porém todas chegam ao mesmo objetivo, descobrir qual carta está em sua testa.

    Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 5 minutos.
  • Orientações: Peça para que alguns alunos comentem sobre as estratégias que utilizaram para resolver as operações da atividade. Peça para que pelo menos um juiz e um desafiador falem. Mostre também as estratégias apresentadas nos slides 8 e 9 e pergunte se alguém também pensou assim, para que apresente um exemplo no quadro.
  • Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que há inúmeras estratégias para realizar o jogo, algumas mais eficientes que outras, porém todas chegam ao mesmo objetivo, descobrir qual carta está em sua testa.
  • Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 2 minutos.

    Orientações: Retome as principais aprendizagens da aula lendo ou deixando que os alunos leiam a mensagem do slide.

    Propósito: Concluir a atividade com uma mensagem para auxiliar na sistematização.

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 10 minutos

    Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que eles a respondam individualmente.

    Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos aprenderam o conteúdo da aula.

    Materiais complementares:

    Raio X

    Resolução do Raio X

    Atividade complementar

    Resolução da Atividade Complementar

    Slide Plano Aula

    Compartilhe este conteúdo:

    pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

    PRÓXIMAS AULAS:

    AULAS DE Números do 7º ano :

    Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

    MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

    Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

    APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

    Curso relacionado ao Plano

    Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

    Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

    Ver mais detalhes

    Encontre outros planos de Matemática

    Encontre planos de aula para outras disciplinas

    Baixar plano