11491
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Explorando eventos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre espaço amostral de experimentos aleatórios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivos específicos

Elaborar uma listagem para verificar qual será o evento a mais provável de ocorrer.

Conceito-chave

Espaço amostral de experimentos aleatórios.

Recursos necessários

  • Retroprojetor ou projetor multimídia;
  • Folhas de papel sulfite cortadas em quadrados de 4 cm x 4 cm;
  • Saquinho plástico, caixa de sapato ou um pote para colocar nomes para sorteio;
  • cópias da Atividade principal, Atividades complementares e Atividade Raio X;
  • Flipchart ou cartolina no quadro para anotar as diferentes soluções;

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo das aulas com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em U. Neste momento é importante ressaltar que, em momento posterior, os alunos trabalharão em duplas produtivas, portanto você deverá atentar-se à organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.

Diga aos alunos que precisará escolher uma criança entre todas que estão presentes no grupo para auxiliá-lo na atividade que será desenvolvida.

Deixe os alunos listarem quais são os procedimentos (ordem alfabética, par ou ímpar, jockey pow ou pedra, papel e tesoura) que você poderá utilizar nesta escolha.

Então, peça aos alunos para que escrevam o nome em um papel que você irá disponibilizar e coloque os nomes dentro de um saco para serem sorteados.

Diga aos alunos que neste momento você fará o sorteio de um nome dentre todos que estão dentro do saco.

Sorteie um nome e antes de anunciá-lo faça os questionamentos abaixo aos alunos.

Propósito: Instigar os alunos a refletir as probabilidades envolvidas num sorteio de nomes.

Discuta com a turma:

  • Todos serão escolhidos?
  • Quantas crianças estão participando do sorteio?
  • Quais é a probabilidade de você ser escolhido?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem as cartelas do bingo de Bruno e de Guilherme no ponto em que pararam a jogada.

Propósito: Analisar que em jogo de bingo pode haver empate se existirem elementos em comum nas cartelas.

Discuta com a turma:

  • Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo? (Através deste questionamento os alunos perceberão que existem elementos comuns nas duas cartelas possibilitando empate no jogo.)

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para que observem a cartela de Bruno e digam quais as semelhanças e diferenças entre as cartelas.

Propósito: Analisar a probabilidade de um jogador vencer o bingo.

Discuta com a turma:

  • Será que o personagem que está vencendo até o momento será o vencedor do jogo?
  • O outro personagem não poderá mais vencer? (Com este questionamento você estará mostrando aos alunos que as possibilidades dependem de elementos que são variáveis.)

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Realize a leitura das perguntas para a turma e peça aos alunos que tentem descobrir a resposta individualmente e que, após um determinado tempo, eles deverão compartilhar suas descobertas com o colega ao lado.

Enquanto os alunos tentam realizar a atividade, você deverá movimentar-se na sala e fazer questionamentos sobre como os alunos estão refletindo para chegar aos resultados.

Ao passar entre os alunos verifique alguns deles que ainda não estão conseguindo chegar a nenhum resultado e peça para que ele explique o seu pensamento, questione a respeito das quantidades de números que podem ser sorteados.

Propósito: Listar os eventos (subconjunto do espaço amostral) e verificar a probabilidade de ocorrência destes eventos.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a este resultado?
  • Me explique como você está pensando?
  • Você já jogou bingo? Quais são as quantidades de bolas numeradas? É possível existirem duas bolas numeradas com o mesmo número? Se estes números podem ser sorteados uma única vez, quais ainda podem ser sorteados?
  • Quantos números ainda precisam ser sorteados para que cada jogador faça bingo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Chame então aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.

Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.

Propósito: Valorizar o erro como parte do processo de aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?
  • Será que se fizermos uma tabela com as bolas numeradas e já retiradas no sorteio isso irá nos auxiliar a resolver a questão?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: É importante que os alunos reconheçam que existem 50 bolas numeradas de 1 a 50. Que ao todo já foram sorteados 14 números diferentes (7, 11, 12, 19, 21, 23, 25, 32, 35, 38, 41, 45, 48, e 50.).

Que é mais provável que Bruno ganhe o jogo pois restam 6 bolas numeradas a serem sorteadas para ele (15, 22, 27, 37, 42 e 49). Logo a probabilidade de Bruno ganhar o jogo é 6 em 36 bolas que ainda restam ser sorteadas.

Que é menos provável que Guilherme ganhe o jogo pois restam 7 bolas numeradas para serem sorteadas para ele (22, 29, 33, 40, 42, 43 e 49). Logo a probabilidade de Guilherme ganhe o jogo é 7 em 36.

Que existem também duas possibilidades de ambos ganharem o jogo caso os números finais para vencer o jogo sejam os mesmos, sendo eles: 22 e 49, pois estes dois números se repetem nas duas cartelas.

Propósito: Analisar a probabilidade que os jogadores têm para vencer o jogo.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia esta frase com o grupo para que possa introduzir a linguagem matemática a ser utilizada nas aulas.

Após a realização da leitura questione alguns alunos sobre a compreensão do contexto.

Propósito: Introduzir a linguagem matemática dos conceitos estudados.

Discuta com a turma: Quem pode me explicar com suas palavras o que compreendeu desta frase?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Diga que quando temos várias possibilidades de que um evento aconteça é necessário analisar tais possibilidades levando em consideração todas as possibilidades que poderão ocorrer.

Enfatize também que ao verificar isto você está determinando se o evento desejado é mais provável ou menos provável de acontecer.

Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.

Propósito: Utilizar linguagem própria para socializar as aprendizagens adquiridas ou sistematizadas.

Discuta com a turma:

  • É possível um jogador avançar 7 casas nesse jogo?
  • É possível os dois jogadores empataram no jogo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido os nomes dos alunos da turma de Mariana.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem da maneira que preferirem (desenho, palavras, frases, números) como justificam sua resposta.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram o que realizei no início da aula?
  • Agora diante deste novo sorteio, vocês devem pensar sobre as possibilidades de serem sorteados. Estas possibilidades são infinitas?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem da maneira que preferirem (listas, tabela, frases) e que na primeira questão justifiquem sua resposta em relação a ser mais provável ser sorteado um menino ou menina.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Diante destas pistas quem pode ter sido a criança sorteada?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem da maneira que preferirem (listas, tabela, frases.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Diante destas pistas quem pode ter sido a criança sorteada?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo das aulas com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivos específicos

Elaborar uma listagem para verificar qual será o evento a mais provável de ocorrer.

Conceito-chave

Espaço amostral de experimentos aleatórios.

Recursos necessários

  • Retroprojetor ou projetor multimídia;
  • Folhas de papel sulfite cortadas em quadrados de 4 cm x 4 cm;
  • Saquinho plástico, caixa de sapato ou um pote para colocar nomes para sorteio;
  • cópias da Atividade principal, Atividades complementares e Atividade Raio X;
  • Flipchart ou cartolina no quadro para anotar as diferentes soluções;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em U. Neste momento é importante ressaltar que, em momento posterior, os alunos trabalharão em duplas produtivas, portanto você deverá atentar-se à organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.

Diga aos alunos que precisará escolher uma criança entre todas que estão presentes no grupo para auxiliá-lo na atividade que será desenvolvida.

Deixe os alunos listarem quais são os procedimentos (ordem alfabética, par ou ímpar, jockey pow ou pedra, papel e tesoura) que você poderá utilizar nesta escolha.

Então, peça aos alunos para que escrevam o nome em um papel que você irá disponibilizar e coloque os nomes dentro de um saco para serem sorteados.

Diga aos alunos que neste momento você fará o sorteio de um nome dentre todos que estão dentro do saco.

Sorteie um nome e antes de anunciá-lo faça os questionamentos abaixo aos alunos.

Propósito: Instigar os alunos a refletir as probabilidades envolvidas num sorteio de nomes.

Discuta com a turma:

  • Todos serão escolhidos?
  • Quantas crianças estão participando do sorteio?
  • Quais é a probabilidade de você ser escolhido?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem as cartelas do bingo de Bruno e de Guilherme no ponto em que pararam a jogada.

Propósito: Analisar que em jogo de bingo pode haver empate se existirem elementos em comum nas cartelas.

Discuta com a turma:

  • Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo? (Através deste questionamento os alunos perceberão que existem elementos comuns nas duas cartelas possibilitando empate no jogo.)

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para que observem a cartela de Bruno e digam quais as semelhanças e diferenças entre as cartelas.

Propósito: Analisar a probabilidade de um jogador vencer o bingo.

Discuta com a turma:

  • Será que o personagem que está vencendo até o momento será o vencedor do jogo?
  • O outro personagem não poderá mais vencer? (Com este questionamento você estará mostrando aos alunos que as possibilidades dependem de elementos que são variáveis.)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Realize a leitura das perguntas para a turma e peça aos alunos que tentem descobrir a resposta individualmente e que, após um determinado tempo, eles deverão compartilhar suas descobertas com o colega ao lado.

Enquanto os alunos tentam realizar a atividade, você deverá movimentar-se na sala e fazer questionamentos sobre como os alunos estão refletindo para chegar aos resultados.

Ao passar entre os alunos verifique alguns deles que ainda não estão conseguindo chegar a nenhum resultado e peça para que ele explique o seu pensamento, questione a respeito das quantidades de números que podem ser sorteados.

Propósito: Listar os eventos (subconjunto do espaço amostral) e verificar a probabilidade de ocorrência destes eventos.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a este resultado?
  • Me explique como você está pensando?
  • Você já jogou bingo? Quais são as quantidades de bolas numeradas? É possível existirem duas bolas numeradas com o mesmo número? Se estes números podem ser sorteados uma única vez, quais ainda podem ser sorteados?
  • Quantos números ainda precisam ser sorteados para que cada jogador faça bingo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Chame então aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.

Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.

Propósito: Valorizar o erro como parte do processo de aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?
  • Será que se fizermos uma tabela com as bolas numeradas e já retiradas no sorteio isso irá nos auxiliar a resolver a questão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: É importante que os alunos reconheçam que existem 50 bolas numeradas de 1 a 50. Que ao todo já foram sorteados 14 números diferentes (7, 11, 12, 19, 21, 23, 25, 32, 35, 38, 41, 45, 48, e 50.).

Que é mais provável que Bruno ganhe o jogo pois restam 6 bolas numeradas a serem sorteadas para ele (15, 22, 27, 37, 42 e 49). Logo a probabilidade de Bruno ganhar o jogo é 6 em 36 bolas que ainda restam ser sorteadas.

Que é menos provável que Guilherme ganhe o jogo pois restam 7 bolas numeradas para serem sorteadas para ele (22, 29, 33, 40, 42, 43 e 49). Logo a probabilidade de Guilherme ganhe o jogo é 7 em 36.

Que existem também duas possibilidades de ambos ganharem o jogo caso os números finais para vencer o jogo sejam os mesmos, sendo eles: 22 e 49, pois estes dois números se repetem nas duas cartelas.

Propósito: Analisar a probabilidade que os jogadores têm para vencer o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia esta frase com o grupo para que possa introduzir a linguagem matemática a ser utilizada nas aulas.

Após a realização da leitura questione alguns alunos sobre a compreensão do contexto.

Propósito: Introduzir a linguagem matemática dos conceitos estudados.

Discuta com a turma: Quem pode me explicar com suas palavras o que compreendeu desta frase?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Diga que quando temos várias possibilidades de que um evento aconteça é necessário analisar tais possibilidades levando em consideração todas as possibilidades que poderão ocorrer.

Enfatize também que ao verificar isto você está determinando se o evento desejado é mais provável ou menos provável de acontecer.

Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.

Propósito: Utilizar linguagem própria para socializar as aprendizagens adquiridas ou sistematizadas.

Discuta com a turma:

  • É possível um jogador avançar 7 casas nesse jogo?
  • É possível os dois jogadores empataram no jogo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido os nomes dos alunos da turma de Mariana.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem da maneira que preferirem (desenho, palavras, frases, números) como justificam sua resposta.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram o que realizei no início da aula?
  • Agora diante deste novo sorteio, vocês devem pensar sobre as possibilidades de serem sorteados. Estas possibilidades são infinitas?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem da maneira que preferirem (listas, tabela, frases) e que na primeira questão justifiquem sua resposta em relação a ser mais provável ser sorteado um menino ou menina.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Diante destas pistas quem pode ter sido a criança sorteada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem da maneira que preferirem (listas, tabela, frases.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Diante destas pistas quem pode ter sido a criança sorteada?
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano