Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Combinando elementos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e espaço amostral
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Listar e analisar elementos do espaço amostral comunicando suas impressões com argumentação própria.
Conceito-chave
Espaço amostral de experimentos aleatórios.
Recursos necessários
- Retroprojetor ou projetor multimídia;
- imagens impressas dos ingredientes para montar os lanches;
- cópias das atividades;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Listar e analisar elementos do espaço amostral comunicando suas impressões com argumentação própria.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo com o grupo de alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Professor, organize sua sala em duplas produtivas antecipadamente.
Você deverá atentar-se a organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.
Diga aos alunos que irão listar um cardápio para uma festa de aniversário infantil.
Leia a situação problema para os alunos e peça para que pensem o que comemos em uma festa infantil.
Propósito: Relembrar quais são os elementos do espaço amostral (festa de aniversário)
Discuta com a turma:
- Será que tudo combina?
- Quem acha que feijoada combina com festa de aniversário? Por que acha que combina ou por que acha que não combina?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.
Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.
Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.
Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.
Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Quem vai fazer a festa?
- O que tem em uma festa?
- Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
- Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
- Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
- Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
- Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
- O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
- Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
- Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
- Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
- Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
- Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
- Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Materiais complementares para impressão
Resolução da Atividade principal
Indicações de leitura para o professor:
Ideias de como desenvolver atividades de leitura em sala de aula (Estratégias de leitura )
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.
Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.
Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.
Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.
Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Quem vai fazer a festa?
- O que tem em uma festa?
- Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
- Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
- Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
- Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
- Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
- O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
- Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
- Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
- Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
- Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
- Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
- Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.
Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.
Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.
Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.
Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Quem vai fazer a festa?
- O que tem em uma festa?
- Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
- Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
- Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
- Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
- Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
- O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
- Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
- Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
- Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
- Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
- Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
- Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.
Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.
Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.
Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.
Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Quem vai fazer a festa?
- O que tem em uma festa?
- Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
- Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
- Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
- Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
- Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
- O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
- Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
- Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
- Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
- Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
- Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
- Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.
Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.
Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.
Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.
Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.
Discuta com a turma:
- Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
- Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
- Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.
Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.
Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.
Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.
Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.
Discuta com a turma:
- Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
- Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
- Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.
Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.
Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.
Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.
Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.
Discuta com a turma:
- Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
- Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
- Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.
Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.
Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.
Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.
Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.
Discuta com a turma:
- Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
- Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
- Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Diga que ter várias possibilidades a partir de um experimento aleatório e listar estas possibilidades define o que é o espaço amostral.
Propósito: Compartilhar as habilidades desenvolvidas inserindo a linguagem matemática.
Raio X
Tempo sugerido:10 minutos
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.
Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.
Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente.
Propósito: Avaliar os conhecimentos sistematizados na aula.
Discuta com a turma:
- Quais frutas a personagem mais gosta?
- Existem quantas possibilidades de respostas? As respostas são as mesmas, acontecem na mesma ordem?
Materiais complementares para impressão
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_03PES04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
A atividade principal utiliza noções de análise combinatória. Os alunos precisam ter acesso à situação problema para conseguir resolvê-la. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar a situação problema narrada, como se fosse uma história. Caso seja assíncrona ou por WhatsApp, você pode gravar um vídeo contando a situação em forma de história. Peça que os alunos anotem os aspectos principais da situação no caderno. A parte mais importante é o slide que mostra os ingredientes que Nycolle comprou, pois a combinação vai depender desses ingredientes. Se achar que há muitos ingredientes para o nível da turma, diminua a quantidade.
Faça a pergunta chave por escrito ou por áudio e peça que os alunos discutam a sua resolução.
Depois, peça que os alunos escrevam o cardápio que montaram para o lanche. Você pode ir anotando em uma tabela conforme os alunos vão colocando por escrito e depois, compartilhar com toda a turma.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade é essencial, pois discute as combinações que são possíveis utilizando os ingredientes. Você pode compartilhar o slide, fotografar ou tirar um print da página, dessa forma, eles poderão visualizar as combinações. É interessante que os alunos visualizem os dois tipos de soluções. Os alunos podem fotografar suas estratégias para combinar os ingredientes e discutir com os colegas mostrando o que fizeram de forma semelhante ou de forma diferente.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores, principalmente ter acesso ao vocabulário específico desse objeto de conhecimento. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é utilizar as combinações no dia a dia com os pratos do almoço, com o material escolar, com suas roupas...
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Listar e analisar elementos do espaço amostral comunicando suas impressões com argumentação própria.
Conceito-chave
Espaço amostral de experimentos aleatórios.
Recursos necessários
- Retroprojetor ou projetor multimídia;
- imagens impressas dos ingredientes para montar os lanches;
- cópias das atividades;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções