Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Aprendendo com jogo de dados
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e espaço amostral
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Analisar o espaço amostral comparando eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.
Conceito-chave
Espaço amostral de experimentos aleatórios.
Recursos necessários
- Retroprojetor ou projetor multimídia;
- Dados;
- Cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade raio x;
- Flipchart ou cartolina no quadro para anotar as diferentes soluções;
- Folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Analisar o espaço amostral comparando eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para as crianças
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em trios. Neste momento, é importante ressaltar que os alunos trabalharão em conjunto, portanto, atente-se à organização prévia destes agrupamentos para que os alunos possam compartilhar estratégias e aprendizagens.
Pegue um dado de 6 faces e mostre-o aos seus alunos para verificar se todos conhecem o objeto que será analisado durante a aula de hoje (dado), questione-os sobre as características existentes no dado.
Após analisar estas características com o grupo, faça o questionamento do slide aos alunos e peça para que algumas crianças respondam oralmente explicando como chegaram àquela determinada resposta.
Propósito: Relembrar o espaço amostral das faces de um dado e o conceito de evento mais provável ou menos provável.
Discuta com a turma:
- Todos sabem que objeto é esse?
- Em que situações utilizamos um dado? Para o que serve?
- Quantas faces tem este dado?
- Que quantidades aparecem em cada face do dado?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.
Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.
Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.
Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.
Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.
Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.
Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.
É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?
Propósito: Analisar o espaço amostral.
Discuta com a turma:
- Conte o problema utilizando suas palavras!
- Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
- Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
- O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
- Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Sugestões de leitura para o professor:
Estratégias de leitura
Exploração de sólidos
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.
Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.
Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.
Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.
Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.
Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.
Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.
É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?
Propósito: Analisar o espaço amostral.
Discuta com a turma:
- Conte o problema utilizando suas palavras!
- Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
- Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
- O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
- Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.
Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.
Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.
Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.
Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.
Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.
Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.
É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?
Propósito: Analisar o espaço amostral.
Discuta com a turma:
- Conte o problema utilizando suas palavras!
- Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
- Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
- O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
- Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para que se atentem à socialização dos colegas. Solicite que algumas crianças registrem no quadro a solução que encontraram, explicando para os colegas do grupo como chegaram àquela solução.
A seguir, peça a aquele aluno que ainda não chegou ao resultado para que explique aos colegas como está pensando e pergunte porque ele acha que não conseguiu encontrar uma resposta, onde ele ficou “estacionado” ou com dúvida.
Oriente os demais colegas para que auxiliem o colega que ainda não conseguiu resolver. É importante que você encoraje o aluno que cometeu erros valorizando este erro como um caminho para a aprendizagem.
Projete a tabela ou traga a tabela em uma cartolina que deverá ser afixada no quadro e discuta com os alunos se a solução está correta.
Propósito: Socializar as estratégias utilizadas pelas crianças.
Discuta com a turma:
- Olhem como foi interessante a maneira que o colega pensou! Você pode explicar para os amigos como você pensou até aqui?
- Como você pode me provar que está correto?
- As duas respostas estão corretas?
- Quem pode me provar que a resposta correta é a primeira? E quem pode provar que é a segunda?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para que se atentem à socialização dos colegas. Solicite que algumas crianças registrem no quadro a solução que encontraram, explicando para os colegas do grupo como chegaram àquela solução.
A seguir, peça a aquele aluno que ainda não chegou ao resultado para que explique aos colegas como está pensando e pergunte porque ele acha que não conseguiu encontrar uma resposta, onde ele ficou “estacionado” ou com dúvida.
Oriente os demais colegas para que auxiliem o colega que ainda não conseguiu resolver. É importante que você encoraje o aluno que cometeu erros valorizando este erro como um caminho para a aprendizagem.
Projete a tabela ou traga a tabela em uma cartolina que deverá ser afixada no quadro e discuta com os alunos se a solução está correta.
Propósito: Socializar as estratégias utilizadas pelas crianças.
Discuta com a turma:
- Olhem como foi interessante a maneira que o colega pensou! Você pode explicar para os amigos como você pensou até aqui?
- Como você pode me provar que está correto?
- As duas respostas estão corretas?
- Quem pode me provar que a resposta correta é a primeira? E quem pode provar que é a segunda?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Realize a leitura do questionamento final e peça a alguns alunos para que digam o que aprenderam na aula de hoje.
Retome o objetivo com os alunos e pergunte se ele foi atingido.
Propósito: Sintetizar os conceitos adquiridos na aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram as possibilidades de resultados apresentados pelo grupo?
- É mais provável sair valores menores do que 4 ou maiores do que 4 no lançamento do dado?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Organize a sala em duplas. Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.
Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.
Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente
Propósito: Averiguar se os alunos atingiram os objetivos da aula.
Discuta com a turma:
- Existem quantas possibilidades de formar 7?
- É mais provável somar 2 ou 6 no lançamento de 2 dados?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_03PES03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Dados.
- Opcionais:
Dado virtual
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
A atividade principal utiliza dados. Os alunos podem usar dados que têm em casa ou montar dados utilizando papel e canetinhas. Os dados são importantes para que os alunos possam observá-los quando jogarem. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar a questão principal para os alunos. Caso seja assíncrona ou sem vídeo, você pode escrever a situação problema ou apresentá-la por meio de vídeo. Certifique-se que os alunos entenderam a situação. Você pode pedir que eles a expliquem com suas palavras e o que entenderam dela. Os alunos também irão precisar da tabela para preencher com os lançamentos dos dados. Você pode disponibilizar a imagem e o enunciado para que os alunos a copiem no caderno.
Provoque as discussões através de perguntas pelo bate-papo ou pelo WhatsApp. Abra a discussão para que os alunos escrevam a suas estratégias e conclusões. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado. Peça que os alunos que não conseguiram chegar a um resultado que também expliquem o porquê de não ter conseguido explicando as suas estratégias.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade é essencial, pois os alunos podem elaborar e reelaborar seu pensamento. Disponibilize a forma de resolução do personagem e pergunte se foi dessa forma que eles a resolveram. O WhatsApp pode ser o meio para a discussão dos alunos por meio de áudio, vídeo ou texto.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é o jogo de dados e das possibilidades de resultados. Eles podem usar os dados virtuais para jogar em família.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Analisar o espaço amostral comparando eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.
Conceito-chave
Espaço amostral de experimentos aleatórios.
Recursos necessários
- Retroprojetor ou projetor multimídia;
- Dados;
- Cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade raio x;
- Flipchart ou cartolina no quadro para anotar as diferentes soluções;
- Folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.