Plano de Aula

Plano de aula: Aprendendo com cartas de baralho

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e espaço amostral

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivos específicos

Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.



Conceito-chave

Eventos com maior ou menor probabilidade de ocorrência.



Conhecimentos prévios

Reconhecer que existem resultados que podem acontecer com certeza, resultados que são impossíveis e outros talvez aconteçam. (prováveis, impossíveis ou improváveis)

Noção de aleatoriedade.



Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • 6 jogos de cartas de baralho;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.