Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Aprendendo com cartas de baralho
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e espaço amostral
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.
Conceito-chave
Eventos com maior ou menor probabilidade de ocorrência.
Conhecimentos prévios
Reconhecer que existem resultados que podem acontecer com certeza, resultados que são impossíveis e outros talvez aconteçam. (prováveis, impossíveis ou improváveis)
Noção de aleatoriedade.
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- 6 jogos de cartas de baralho;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Organize sua sala em U antecipadamente, neste momento é importante ressaltar que após os alunos trabalharão em grupos.
Questione os alunos sobre quem conhece algum jogo de baralho e deixe os alunos listarem alguns jogos que podem ser feitos utilizando as cartas do baralho.
Mostre aos alunos as cartas que contém um jogo de baralho e pergunte sobre o valor ou ordem das cartas que contém letras.
Diga aos alunos que hoje irão realizar um jogo que se chama 25 e leia as regras do jogo para os alunos, pausado a cada regra e verificando se todos os alunos compreenderam o jogo.
Realize uma jogada coletiva com os alunos, onde você, meninos e meninas serão a equipe.
Então distribua as cartas a um representante de meninos, uma representante das meninas e para você professor.
Faça a jogada com os alunos e certifique-se de que todos compreenderam o jogo.
Monte grupos com seis alunos e entregue um jogo de baralhos para cada grupo de alunos.
Deixe os alunos realizarem o jogo.
Propósito: Resgatar o conceito de espaço amostral (todas as possibilidades das cartas de um baralho)
Discuta com a turma:
Todos vencerão?
Quem vencerá o jogo?
Como saber o momento exato de parar de comprar cartas?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:Organize sua sala em U antecipadamente, neste momento é importante ressaltar que após os alunos trabalharão em grupos.
Questione os alunos sobre quem conhece algum jogo de baralho e deixe os alunos listarem alguns jogos que podem ser feitos utilizando as cartas do baralho.
Mostre aos alunos as cartas que contém um jogo de baralho e pergunte sobre o valor ou ordem das cartas que contém letras.
Diga aos alunos que hoje irão realizar um jogo que se chama 25 e leia as regras do jogo para os alunos, pausado a cada regra e verificando se todos os alunos compreenderam o jogo.
Realize uma jogada coletiva com os alunos, onde você, meninos e meninas serão a equipe.
Então distribua as cartas a um representante de meninos, uma representante das meninas e para você professor.
Faça a jogada com os alunos e certifique-se de que todos compreenderam o jogo.
Monte grupos com seis alunos e entregue um jogo de baralhos para cada grupo de alunos.
Deixe os alunos realizarem o jogo.
Propósito: Resgatar o conceito de espaço amostral (todas as possibilidades das cartas de um baralho)
Discuta com a turma:
Todos vencerão?
Quem vencerá o jogo?
Como saber o momento exato de parar de comprar cartas?
Atividade principal (slides 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.
Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.
Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.
Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.
Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).
Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.
Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.
Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.
Discuta com a turma:
Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?
Quem vencerá o jogo?
É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade principal
Sugestões de leitura:
Atividade principal (slides 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.
Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.
Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.
Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.
Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).
Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.
Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.
Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.
Discuta com a turma:
Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?
Quem vencerá o jogo?
É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?
Atividade principal (slides 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.
Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.
Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.
Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.
Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).
Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.
Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.
Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.
Discuta com a turma:
Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?
Quem vencerá o jogo?
É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?
Painel de Soluções
Tempo sugerido:10 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Escolha alguns alunos (representantes de cada grupo) para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas descobertas, registrando na lousa o resultado obtido por cada grupo identificando seus registro com as inicias do grupo abaixo , além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.do registro.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Compartilhar soluções estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
Valorize aquela criança que cometeu um erro e peça para os colegas questionando-os:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Painel de Soluções
Tempo sugerido:10 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Escolha alguns alunos (representantes de cada grupo) para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas descobertas, registrando na lousa o resultado obtido por cada grupo identificando seus registro com as inicias do grupo abaixo , além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.do registro.
Professor peça a seus alunos para listarem as 9 possibilidades de Gabriel se aproximar do 25 sem ultrapassar para que consigam visualizar as possibilidades do personagem vencer o jogo.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Compartilhar soluções estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
Valorize aquela criança que cometeu um erro e peça para os colegas questionando-os:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje, que para determinar se um evento é mais ou menos provável de ocorrer é necessários comparar as possibilidades daquilo que desejamos que ocorra com o total de possibilidades daquele evento acontecer.
Enfatize também que existem eventos que são impossíveis de ocorrer e peça para que uma cada criança dê um exemplo impossível de ocorrer no jogo.
Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.
Propósito: Observar as aprendizagens das crianças sobre espaço amostral e que tipo de linguagem estão fazendo uso.
Discuta com a turma:
Caso alguma criança não consiga responder pergunte: O que estavamos analisando, quais são todos os elementos deste espaço?
Raio X
Tempo sugerido:10 minutos
Orientação:Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.
Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.
Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente.
Propósito: Avaliar os conhecimentos sistematizados na aula.
Discuta com a turma: Questione os alunos sobre quais frutas a personagem mais gosta.
Existem quantas possibilidades de respostas? As respostas são as mesmas, acontecem na mesma ordem?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_03PES05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Cartas de baralho
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
Nessa atividade os alunos vão jogar o jogo 25. Para este jogo os alunos precisam de um baralho que deve ser requisitado previamente. Caso eles não consigam providenciar um baralho, eles podem recortar os papéis e desenhar as cartas. No dia marcado para o jogo, todos devem ter o material a mão. O jogo também será jogado em grupos de 4 a 6 alunos, então os grupos podem ser formados antecipadamente via WhatsApp ou Zoom. O professor deve fazer parte de todos os grupos para que possa verificar se o jogo está acontecendo e como está acontecendo. Os alunos podem jogar via chamada online do WhatsApp por vídeo. As regras do jogo podem ser disponibilizadas, de preferência por vídeo, dessa forma você pode inclusive dar exemplos de como jogar e aplicar as regras. Como o jogo será à distância, as regras devem ficar bastante claras, então certifique-se de que todos compreenderam o jogo antes de começar a jogar. Disponibilize também a tabela com a pontuação das cartas.
Atividade principal
A atividade principal vai retomar o jogo e trabalhar com as noções de probabilidade apresentando duas situações. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar a situação problema narrada, como se fosse uma história. Caso seja assíncrona ou por WhatsApp, você pode gravar um vídeo contando a situação em forma de história. Peça que os alunos anotem os aspectos principais das situações no caderno.
Escreva as questões para que os alunos as discutam de forma escrita ou por áudio.
Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?
Quem vencerá o jogo?
É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?
Depois, peça que os alunos escrevam o cardápio que montaram para o lanche. Você pode ir anotando em uma tabela conforme os alunos vão colocando por escrito e, depois, compartilhar com toda a turma.
Discussão das soluções
Compartilhe os painéis de solução com os alunos por WhatsApp. Proporcione um momento de discussão. Os alunos podem comparar as estratégias mostradas no painel com as que produziram. Seria interessante que eles gravassem vídeos comparando suas estratégias e as estratégias do painel de soluções e enviassem para o WhatsApp.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Peça que os alunos compartilhem através de depoimentos escritos, áudios ou vídeos o que aprenderam com a atividade.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão ou correção da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Os alunos podem convidar sua família para jogar o Jogo 25. Eles podem explicar as regras para seus familiares e, inclusive, discutir as probabilidades como fizeram com a turma.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.
Conceito-chave
Eventos com maior ou menor probabilidade de ocorrência.
Conhecimentos prévios
Reconhecer que existem resultados que podem acontecer com certeza, resultados que são impossíveis e outros talvez aconteçam. (prováveis, impossíveis ou improváveis)
Noção de aleatoriedade.
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- 6 jogos de cartas de baralho;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.