OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas
Mentora: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.
Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.
Construção de polígonos no plano cartesiano.
Soma e subtração de números inteiros.
Objetivos específicos
Reconhecer a aplicação de simetrias de translação, rotação e reflexão.
Conceito-chave
Simetria de Translação, rotação e reflexão.
Recursos necessários
- Malha quadriculada;
- Régua;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Enriquecendo sua aula
Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra transformações no plano cartesiano. Introdução às transformações - Khan Academy https://www.youtube.com/watch?v=bae8Sl_ONeo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Conversar com os alunos sobre os movimentos de translação e rotação da terra. Falar também sobre reflexão associando ao nosso reflexo no espelho. Fazer uma ligação desses 3 conceitos à simetria de polígonos.
Propósito: Lembrar o conceito de simetria.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Dividir a turma em trios para que eles façam as transformações solicitadas. Circule pela sala para orientá-los, verificar se estão fazendo de forma correta. Ajudá-los lembrando os movimentos da terra e nosso reflexo no espelho.
Discuta com a turma:
- Como devemos proceder para fazer a translação? Qual o primeiro passo? O que é translação? O que acontecerá com a figura?
- O que é reflexão? Dê um exemplo. Como fazer uma reflexão? Como ficará a imagem refletida?
- Como fazer a rotação? O que acontecerá com a figura rotacionada? Como ela ficará? Rotacionará em torno de qual ponto?
Propósito: Diferenciar os 3 tipos de transformação apresentados.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Dividir a turma em trios para que eles façam as transformações solicitadas. Circule pela sala para orientá-los, verificar se estão fazendo de forma correta. Ajudá-los lembrando os movimentos da terra e nosso reflexo no espelho.
Discuta com a turma:
- Como devemos proceder para fazer a translação? Qual o primeiro passo? O que é translação? O que acontecerá com a figura?
- O que é reflexão? Dê um exemplo. Como fazer uma reflexão? Como ficará a imagem refletida?
- Como fazer a rotação? O que acontecerá com a figura rotacionada? Como ela ficará? Rotacionará em torno de qual ponto?
Propósito: Diferenciar os 3 tipos de transformação apresentados.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Convidar 7 alunos para marcarem os pontos solicitados. Observar para que os alunos não invertam as coordenadas x e y.
Propósito: Determinar as coordenadas dos pares ordenados dos vértice da imagem.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Convidar 7 alunos para marcarem os novos 7 pontos. Fazer o desenho da nova imagem. Observar se os alunos estão diminuindo 10 unidade na coordenada correta. Verificar se não diminuíram na duas coordenadas ao invés de somente no y.
Propósito: Fazer a translação da imagem para o terceiro quadrante.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Convidar 5 alunos, um a um, para marcarem os 5 pontos da imagem refletida no primeiro quadrante. Verificar se os alunos perceberam porque foram necessários apenas 5 alunos e não 7. Mostrar aos alunos que, para fazerem a reflexão, será necessário multiplicar a coordenada x de cada ponto por ?1.
Propósito: Fazer a reflexão da imagem no primeiro quadrante.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Solicitar que, numa folha à parte, os alunos desenhem uma seta igual a que está desenhada no segundo quadrante e recortem. Em seguida, deverão colar no segundo quadrante fazendo uma rotação. O ângulo ficará à escolha do aluno. A rotação deverá ser feita sobre o ponto marcado na imagem. Compartilhar as diversas soluções feitas por cada aluno.
Propósito: Fazer a rotação da imagem.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Compartilhar com os alunos o conceito que foi trabalhado nesta aula. Transformações isométricas: translação, rotação e reflexão.
Propósito: Concluir o conceito que foi trabalhado na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Encerrar a aula frisando os tipos de transformações isométricas aprendidos.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos diferenciam diferentes tipos de transformação: translação, rotação e reflexão.
Materiais complementares para impressão: