11473
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Simetria de Translação, Rotação e Reflexão

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre simetria de translação, rotação e reflexão.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Soma e subtração de números inteiros.

Objetivos específicos

Reconhecer a aplicação de simetrias de translação, rotação e reflexão.

Conceito-chave

Simetria de Translação, rotação e reflexão.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Enriquecendo sua aula

Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra transformações no plano cartesiano. Introdução às transformações - Khan Academy https://www.youtube.com/watch?v=bae8Sl_ONeo


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Conversar com os alunos sobre os movimentos de translação e rotação da terra. Falar também sobre reflexão associando ao nosso reflexo no espelho. Fazer uma ligação desses 3 conceitos à simetria de polígonos.

Propósito: Lembrar o conceito de simetria.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Dividir a turma em trios para que eles façam as transformações solicitadas. Circule pela sala para orientá-los, verificar se estão fazendo de forma correta. Ajudá-los lembrando os movimentos da terra e nosso reflexo no espelho.

Discuta com a turma:

  • Como devemos proceder para fazer a translação? Qual o primeiro passo? O que é translação? O que acontecerá com a figura?
  • O que é reflexão? Dê um exemplo. Como fazer uma reflexão? Como ficará a imagem refletida?
  • Como fazer a rotação? O que acontecerá com a figura rotacionada? Como ela ficará? Rotacionará em torno de qual ponto?

Propósito: Diferenciar os 3 tipos de transformação apresentados.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Dividir a turma em trios para que eles façam as transformações solicitadas. Circule pela sala para orientá-los, verificar se estão fazendo de forma correta. Ajudá-los lembrando os movimentos da terra e nosso reflexo no espelho.

Discuta com a turma:

  • Como devemos proceder para fazer a translação? Qual o primeiro passo? O que é translação? O que acontecerá com a figura?
  • O que é reflexão? Dê um exemplo. Como fazer uma reflexão? Como ficará a imagem refletida?
  • Como fazer a rotação? O que acontecerá com a figura rotacionada? Como ela ficará? Rotacionará em torno de qual ponto?

Propósito: Diferenciar os 3 tipos de transformação apresentados.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Convidar 7 alunos para marcarem os pontos solicitados. Observar para que os alunos não invertam as coordenadas x e y.

Propósito: Determinar as coordenadas dos pares ordenados dos vértice da imagem.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Convidar 7 alunos para marcarem os novos 7 pontos. Fazer o desenho da nova imagem. Observar se os alunos estão diminuindo 10 unidade na coordenada correta. Verificar se não diminuíram na duas coordenadas ao invés de somente no y.

Propósito: Fazer a translação da imagem para o terceiro quadrante.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Convidar 5 alunos, um a um, para marcarem os 5 pontos da imagem refletida no primeiro quadrante. Verificar se os alunos perceberam porque foram necessários apenas 5 alunos e não 7. Mostrar aos alunos que, para fazerem a reflexão, será necessário multiplicar a coordenada x de cada ponto por ?1.

Propósito: Fazer a reflexão da imagem no primeiro quadrante.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Solicitar que, numa folha à parte, os alunos desenhem uma seta igual a que está desenhada no segundo quadrante e recortem. Em seguida, deverão colar no segundo quadrante fazendo uma rotação. O ângulo ficará à escolha do aluno. A rotação deverá ser feita sobre o ponto marcado na imagem. Compartilhar as diversas soluções feitas por cada aluno.

Propósito: Fazer a rotação da imagem.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhar com os alunos o conceito que foi trabalhado nesta aula. Transformações isométricas: translação, rotação e reflexão.

Propósito: Concluir o conceito que foi trabalhado na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Encerrar a aula frisando os tipos de transformações isométricas aprendidos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos diferenciam diferentes tipos de transformação: translação, rotação e reflexão.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Soma e subtração de números inteiros.

Objetivos específicos

Reconhecer a aplicação de simetrias de translação, rotação e reflexão.

Conceito-chave

Simetria de Translação, rotação e reflexão.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Enriquecendo sua aula

Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra transformações no plano cartesiano. Introdução às transformações - Khan Academy https://www.youtube.com/watch?v=bae8Sl_ONeo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Conversar com os alunos sobre os movimentos de translação e rotação da terra. Falar também sobre reflexão associando ao nosso reflexo no espelho. Fazer uma ligação desses 3 conceitos à simetria de polígonos.

Propósito: Lembrar o conceito de simetria.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Dividir a turma em trios para que eles façam as transformações solicitadas. Circule pela sala para orientá-los, verificar se estão fazendo de forma correta. Ajudá-los lembrando os movimentos da terra e nosso reflexo no espelho.

Discuta com a turma:

  • Como devemos proceder para fazer a translação? Qual o primeiro passo? O que é translação? O que acontecerá com a figura?
  • O que é reflexão? Dê um exemplo. Como fazer uma reflexão? Como ficará a imagem refletida?
  • Como fazer a rotação? O que acontecerá com a figura rotacionada? Como ela ficará? Rotacionará em torno de qual ponto?

Propósito: Diferenciar os 3 tipos de transformação apresentados.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Dividir a turma em trios para que eles façam as transformações solicitadas. Circule pela sala para orientá-los, verificar se estão fazendo de forma correta. Ajudá-los lembrando os movimentos da terra e nosso reflexo no espelho.

Discuta com a turma:

  • Como devemos proceder para fazer a translação? Qual o primeiro passo? O que é translação? O que acontecerá com a figura?
  • O que é reflexão? Dê um exemplo. Como fazer uma reflexão? Como ficará a imagem refletida?
  • Como fazer a rotação? O que acontecerá com a figura rotacionada? Como ela ficará? Rotacionará em torno de qual ponto?

Propósito: Diferenciar os 3 tipos de transformação apresentados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Convidar 7 alunos para marcarem os pontos solicitados. Observar para que os alunos não invertam as coordenadas x e y.

Propósito: Determinar as coordenadas dos pares ordenados dos vértice da imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Convidar 7 alunos para marcarem os novos 7 pontos. Fazer o desenho da nova imagem. Observar se os alunos estão diminuindo 10 unidade na coordenada correta. Verificar se não diminuíram na duas coordenadas ao invés de somente no y.

Propósito: Fazer a translação da imagem para o terceiro quadrante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Convidar 5 alunos, um a um, para marcarem os 5 pontos da imagem refletida no primeiro quadrante. Verificar se os alunos perceberam porque foram necessários apenas 5 alunos e não 7. Mostrar aos alunos que, para fazerem a reflexão, será necessário multiplicar a coordenada x de cada ponto por ?1.

Propósito: Fazer a reflexão da imagem no primeiro quadrante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Solicitar que, numa folha à parte, os alunos desenhem uma seta igual a que está desenhada no segundo quadrante e recortem. Em seguida, deverão colar no segundo quadrante fazendo uma rotação. O ângulo ficará à escolha do aluno. A rotação deverá ser feita sobre o ponto marcado na imagem. Compartilhar as diversas soluções feitas por cada aluno.

Propósito: Fazer a rotação da imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhar com os alunos o conceito que foi trabalhado nesta aula. Transformações isométricas: translação, rotação e reflexão.

Propósito: Concluir o conceito que foi trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Encerrar a aula frisando os tipos de transformações isométricas aprendidos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos diferenciam diferentes tipos de transformação: translação, rotação e reflexão.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 7º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano