Resumo da aula.
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Lembrar aos alunos que quando duas figuras são simétricas, elas possuem a mesma forma, comprimento e área.
Propósito: Relembrar o que são figuras simétricas.
Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Resolução da atividade aquecimento
Atividade principal.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Solicitar que em grupos de 4 alunos a turma discuta a questão. Circular pela sala para verificar como os alunos estão fazendo a questão.
Discuta com a turma:
1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem? E do ponto central da imagem?
2) O que é translação? O que acontece com a imagem quando a mesma é transladada? O que muda? O que se mantém?
3) Para fazermos a translação da imagem, como devemos proceder? O que fazer com as coordenadas dos pontos?
Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)
Orientação: Convidar 3 alunos para marcar os 3 pontos.
Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)
Orientação: Convidar 2 alunos para marcar os 2 pontos que faltam da imagem transladada, aumentando 8 unidades na coordenada x dos pontos.
Discuta com a turma:
1) O que significa aumentar 8 unidades na coordenada x? Como podemos fazer isso? Devemos simplesmente colocar o número 8 na coordenada x? Lembram como devemos fazer este passo?
2) Qual é a coordenada x do primeiro ponto? Aumentando 8 unidades na coordenada x deste ponto, qual será o novo par ordenado? Devemos fazer alguma alteração na coordenada y?
3) Qual é a coordenada x do segundo ponto? Aumentando 8 unidades na coordenada x deste ponto, qual será o novo par ordenado?
4) Qual é a coordenada x do terceiro ponto? Aumentando 8 unidades na coordenada x deste ponto, qual será o novo par ordenado?
Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)
Orientação: Convidar 2 alunos para marcar os 2 pontos que faltam para a próxima imagem transladada, aumentando 8 unidades na coordenada x dos pontos.
Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)
Orientação: Convidar 7 alunos para marcar os 7 pontos da imagem transladada para baixo, diminuindo 4 unidades na coordenada y de cada ponto.
Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)
Orientação: Convidar 7 alunos para marcar os 7 pontos da imagem transladada para baixo, diminuindo 4 unidades na coordenada y de cada ponto.
Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)
Orientação: Convidar 7 alunos para marcar os 7 pontos da imagem transladada para baixo, diminuindo 4 unidades na coordenada y de cada ponto.
Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Encerrar a aula frisando o conceito de translação.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que é translação; se percebem que a figura mantém as mesmas dimensões, o mesmo formato, a mesma orientação e apenas se desloca. Neste caso, a estrela terá um deslocamento para a direita e para baixo.
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X