Plano de Aula

Plano de aula: Simetria de Reflexão

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de Simetria

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Objetivos específicos

Espelhar figuras utilizando a simetria de reflexão.

Conceito-chave

Simetria de Reflexão.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Esquadro.

Enriquecendo sua aula

Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra a simetria de reflexão no plano cartesiano.

https://www.youtube.com/watch?v=bTFT6_p5jGM

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Espelhar figuras utilizando a simetria de reflexão.

Aula

Resumo da aula.
Resumo da aula.

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

OBJETIVO.
OBJETIVO.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.