9610
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Resolução de Problemas de Combinação

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver situações-problema por meio raciocínio combinatório.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Objetivos específicos

Resolver situações-problema por meio raciocínio combinatório.

Conceito-chave

Resolução de situações-problemas com: multiplicação e divisão.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro;
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula.Discuta com a turma: Questione:

  • Vocês têm ideia do que a aula vai tratar?
  • Pelo título da aula, como ela será?
  • O que podemos fazer para realizarmos as atividades propostas?
  • Vocês gostam de trocar ideias com seus amigos?
  • O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia-a-dia que combinamos diversas coisas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, de ter que combinar as coisas?

Questione a turma se acha que haverá dificuldades com este assunto, peça que justifiquem o porquê.

Você pode realizar algumas perguntas com a turma também, como:

  • Quais as combinações que vocês fazem quando preparam um lanche? Colocam presunto, queijo, tomate, salame, maionese, manteiga?
  • O que você combinam?
  • Ao passear vocês escolhem as roupas que irão vestir? Escolhem a cor do sapato de acordo com a cor da blusa, colocam um boné, ou laço de fita nos cabelos?
  • Falem um pouco dessas escolhas?

Este momento coletivo, que estamos contextualizando o conceito que iremos estudar na aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia-a-dia que combinamos diversas coisas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, de ter que combinar as coisas?

Questione a turma se acha que haverá dificuldades com este assunto, peça que justifiquem o porquê.

Você pode realizar algumas perguntas com a turma também, como:

  • Quais as combinações que vocês fazem quando preparam um lanche? Colocam presunto, queijo, tomate, salame, maionese, manteiga?
  • O que você combinam?
  • Ao passear vocês escolhem as roupas que irão vestir? Escolhem a cor do sapato de acordo com a cor da blusa, colocam um boné, ou laço de fita nos cabelos?
  • Falem um pouco dessas escolhas?

Este momento coletivo, que estamos contextualizando o conceito que iremos estudar na aula.

Atividade Principal (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de combinação.

Orientação: Oriente as crianças a lerem o problema e pensarem em possíveis combinações para o almoço do Marcelo. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutirem suas ideias sobre como resolver a situação-problema.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta.

Questione a dupla se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que ela reflita sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria. Questione se estar em dupla facilitou o encontro da resposta correta.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura de estudo:

Para aprofundar o conceito e saber mais sobre a natureza Multiplicação, clique AQUI. Esse link tem textos do Caderno da TV Escola - PCN na Escola - sugestão de leitura dos textos: “A natureza da multiplicação” - p.13 e “Algoritmo de multiplicação e divisão” - p. 24.

Para aprofundar o saber sobre os estudos de Gérard Vergnaud , clique AQUI.· Para ler a entrevista da revista Nova Escola com Gérard Vergnaud sobre a importância de saber como os alunos aprendem para ensiná-los e seus estudos sobre os Campos Conceituais Aditivos e Multiplicativos.

Para aprofundar o saber como trabalhar com situações-problema de multiplicação e divisão, clique AQUI.· Texto da Nova Escola sobre Multiplicação e Divisão nas séries iniciais.

·

Atividade Principal (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de combinação.

Orientação: Oriente as crianças a lerem o problema e pensarem em possíveis combinações para o almoço do Marcelo. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutirem suas ideias sobre como resolver a situação-problema.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta.

Questione a dupla se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que ela reflita sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria. Questione se estar em dupla facilitou o encontro da resposta correta.

Painel De Soluções (Slides de 7 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Painel De Soluções (Slides de 7 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Painel De Soluções (Slides de 7 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Painel De Soluções (Slides de 7 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia, que a multiplicação é uma solução prática e econômica para situações-problema com ideia de combinatória.

Relacione a adição de parcelas iguais ao algoritmo da multiplicação. Explicar que 3 + 3 = 6 corresponde a 2 x 3 = 6. Oriente que temos dois tipos de comida que combinam com três tipos de sobremesa (2x3=6), mas poderia também ser o contrário 3 sobremesas combinando com dois tipos de comida (3x2=6).

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo,desenho, esquemas, tabelas de dupla entrada, adição de parcelas iguais etc. Mas, a operação da multiplicação é uma solução prática, econômica e mais ágil. O que você acham sobre esta operação com resolução desse problema?

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. Propósito: Fazer com que os alunos pensem que a forma mais simples de resolver a situação-problema com ideia combinação é o algoritmo da multiplicação.

Orientações: Oriente as crianças que as casinhas devem ser construídas com triângulos de telhados e o quadradinho de parede, seguindo o modelo pensado por Paulinho. Em seguida, você pode solicitar que, as crianças individualmente, leiam a atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se as crianças compreenderam a ideia de combinação e observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Sugerimos que escolha entre a turma as crianças que apresentarem os procedimentos diferentes para que sejam socializados no quadro. Proporcione na correção um momento que o aluno justifique seus procedimentos com a turma.Você pode instigar a turma a discutir as soluções com seus colegas e analisarem qual procedimento é mais interessante, prático. Nesta atividade as crianças terão que realizar possíveis combinações com as diferentes peças utilizando suas próprias estratégias. É de extrema importância que, você professor, favoreça a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou ao resultado?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula.Discuta com a turma: Questione:

  • Vocês têm ideia do que a aula vai tratar?
  • Pelo título da aula, como ela será?
  • O que podemos fazer para realizarmos as atividades propostas?
  • Vocês gostam de trocar ideias com seus amigos?
  • O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Objetivos específicos

Resolver situações-problema por meio raciocínio combinatório.

Conceito-chave

Resolução de situações-problemas com: multiplicação e divisão.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro;
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia-a-dia que combinamos diversas coisas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, de ter que combinar as coisas?

Questione a turma se acha que haverá dificuldades com este assunto, peça que justifiquem o porquê.

Você pode realizar algumas perguntas com a turma também, como:

  • Quais as combinações que vocês fazem quando preparam um lanche? Colocam presunto, queijo, tomate, salame, maionese, manteiga?
  • O que você combinam?
  • Ao passear vocês escolhem as roupas que irão vestir? Escolhem a cor do sapato de acordo com a cor da blusa, colocam um boné, ou laço de fita nos cabelos?
  • Falem um pouco dessas escolhas?

Este momento coletivo, que estamos contextualizando o conceito que iremos estudar na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia-a-dia que combinamos diversas coisas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, de ter que combinar as coisas?

Questione a turma se acha que haverá dificuldades com este assunto, peça que justifiquem o porquê.

Você pode realizar algumas perguntas com a turma também, como:

  • Quais as combinações que vocês fazem quando preparam um lanche? Colocam presunto, queijo, tomate, salame, maionese, manteiga?
  • O que você combinam?
  • Ao passear vocês escolhem as roupas que irão vestir? Escolhem a cor do sapato de acordo com a cor da blusa, colocam um boné, ou laço de fita nos cabelos?
  • Falem um pouco dessas escolhas?

Este momento coletivo, que estamos contextualizando o conceito que iremos estudar na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de combinação.

Orientação: Oriente as crianças a lerem o problema e pensarem em possíveis combinações para o almoço do Marcelo. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutirem suas ideias sobre como resolver a situação-problema.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta.

Questione a dupla se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que ela reflita sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria. Questione se estar em dupla facilitou o encontro da resposta correta.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura de estudo:

Para aprofundar o conceito e saber mais sobre a natureza Multiplicação, clique AQUI. Esse link tem textos do Caderno da TV Escola - PCN na Escola - sugestão de leitura dos textos: “A natureza da multiplicação” - p.13 e “Algoritmo de multiplicação e divisão” - p. 24.

Para aprofundar o saber sobre os estudos de Gérard Vergnaud , clique AQUI.· Para ler a entrevista da revista Nova Escola com Gérard Vergnaud sobre a importância de saber como os alunos aprendem para ensiná-los e seus estudos sobre os Campos Conceituais Aditivos e Multiplicativos.

Para aprofundar o saber como trabalhar com situações-problema de multiplicação e divisão, clique AQUI.· Texto da Nova Escola sobre Multiplicação e Divisão nas séries iniciais.

·

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de combinação.

Orientação: Oriente as crianças a lerem o problema e pensarem em possíveis combinações para o almoço do Marcelo. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutirem suas ideias sobre como resolver a situação-problema.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta.

Questione a dupla se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que ela reflita sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria. Questione se estar em dupla facilitou o encontro da resposta correta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia, que a multiplicação é uma solução prática e econômica para situações-problema com ideia de combinatória.

Relacione a adição de parcelas iguais ao algoritmo da multiplicação. Explicar que 3 + 3 = 6 corresponde a 2 x 3 = 6. Oriente que temos dois tipos de comida que combinam com três tipos de sobremesa (2x3=6), mas poderia também ser o contrário 3 sobremesas combinando com dois tipos de comida (3x2=6).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo,desenho, esquemas, tabelas de dupla entrada, adição de parcelas iguais etc. Mas, a operação da multiplicação é uma solução prática, econômica e mais ágil. O que você acham sobre esta operação com resolução desse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. Propósito: Fazer com que os alunos pensem que a forma mais simples de resolver a situação-problema com ideia combinação é o algoritmo da multiplicação.

Orientações: Oriente as crianças que as casinhas devem ser construídas com triângulos de telhados e o quadradinho de parede, seguindo o modelo pensado por Paulinho. Em seguida, você pode solicitar que, as crianças individualmente, leiam a atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se as crianças compreenderam a ideia de combinação e observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Sugerimos que escolha entre a turma as crianças que apresentarem os procedimentos diferentes para que sejam socializados no quadro. Proporcione na correção um momento que o aluno justifique seus procedimentos com a turma.Você pode instigar a turma a discutir as soluções com seus colegas e analisarem qual procedimento é mais interessante, prático. Nesta atividade as crianças terão que realizar possíveis combinações com as diferentes peças utilizando suas próprias estratégias. É de extrema importância que, você professor, favoreça a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou ao resultado?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano