11454
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Trabalhando com sequências numéricas no fio de contas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Ordenação e sequências numéricas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

  • Estabelecer relações entre diversas sequências numéricas (2 em 2, 5 em 5, 10 em 10).
  • Perceber que uma quantidade pode estar relacionada com  diversas formas de sequenciação.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente para cada grupo formado por 4 alunos de sua turma, para as atividades de : retomada e atividade principal.
  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de  raio x.
  • Materiais para a confecção do fio de contas para os alunos: poderão ser utilizados para a montagem do fio barbantes ou fio de nylon em tamanho suficiente para enfiar as contas (mais ou menos de 50 cm até 1 metro), no total de pelo menos 50 contas para cada fio. As contas poderão ser de tampinhas plásticas de refrigerantes, miçangas grandes ou mesmo canudinhos de plástico, sendo que deverão ser distribuídas em 2 cores diferentes contadas de 5 em 5.

Obs.: um pacote de miçangão nº 10, com 250gr contém cerca de 650 unidades, sendo divididas por 50 contas, darão em média 13 fios de contas.

  • Fio de contas do professor: poderá ser feito com bolinhas do brinquedo “piscina de bolinhas”, pois é um tamanho maior que facilitará a visualização por toda a turma. Utilizar barbante ou fio de nylon furando as bolinhas e passando o fio por dentro de cada uma delas. Fazer a mesma disposição das duas cores contadas de 5 em 5 do fio de contas dos alunos.
  • Diversos pregadores de roupa ou clipes para fazer marcações/separações das contas no fio.



Informações adicionais:

Origem do fio de contas:

O colar de contas é um material didático introduzido em 1974 pelo famoso matemático americano Hassier Whitney, do Instituto para Estudos Avançados de Princeton, Nova Jersey, EUA.

Após ter sido reconhecido como um dos maiores matemáticos deste século, o Professor Whitney passou a dedicar-se exclusivamente ao trabalho com crianças, em especial as da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Funcionalidade:

O FIO DE CONTAS é um material de apoio à Matemática. Através dele os alunos podem fazer contagens simples, de 2 em 2, de 3 em 3 (…), somar, subtrair e resolver situações problemas. Este material didático é extremamente útil para trabalhar a ideia de quantidade, para a construção de conceito de número e para contagem e pequenos cálculos, tornando as quantidades e suas representações simbólicas bastante familiares às crianças.


Código: MAT1_03NUM09

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas