9607
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O que é metade?

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre compreender o conceito de metade como uma de duas partes de um todo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Compreender o conceito de metade como uma de duas partes de um todo.

Conceito-chave

Conceito de metade como resultado da divisão em duas partes iguais.

Recursos necessários

  • Lápis grafite e coloridos,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Tesoura,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Compreender que metade cada uma das duas partes de um todo.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo ou projetando a situação problema aos alunos e peça para que façam a separação na turma. Observe as estratégias e auxilie com intervenções que favoreçam a conclusão da proposta, levando em consideração que os alunos devem registrar essa situação e, para isso, devem estar atentos à quantidade de alunos, às formas de realizar a divisão, quantidade de alunos por grupo. Depois da divisão, proponha uma discussão sobre como podem realizar o registro. Peça aos alunos que expliquem como pensam e vá colocando as estratégias no quadro ou solicitando que os alunos registrem suas ideias.

Propósito: Levantar os conhecimentos sobre a ideia de dividir por 2.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer a separação da turma?
  • Os dois grupos ficaram com a mesma quantidade de alunos?
  • Algum aluno ficou para fora do grupo?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema.

É importante ficar atento para que os alunos resolvam as duas partes da situação problema.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem da divisão por 2 tentar solucionar o problema sobre metade.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma maneira de resolver esse problema?
  • De quais maneiras você resolveria?
  • O que é metade?
  • Como fazemos para dividir algo pela metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções (slides 5 a 9) select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.

No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.

Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
  • Quantas metades uma fruta tem?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções (slides 5 a 9) select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.

No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.

Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
  • Quantas metades uma fruta tem?

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Discussão das soluções (slides 5 a 9) select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.

No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.

Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
  • Quantas metades uma fruta tem?

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Discussão das soluções (slides 5 a 9) select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.

No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.

Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
  • Quantas metades uma fruta tem?

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Discussão das soluções (slides 5 a 9) select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.

No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.

Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
  • Quantas metades uma fruta tem?

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Sistematização de conceito select-down

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na divisão por 2 para obter a metade e no conceito de metade, como uma de duas partes de um todo.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o conceito de metade como uma das partes da divisão por dois. Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Retomar o conceito de metade.

Orientação: Pode ser projetado ou lido para a turma. É importante lembrar que as metades de alimentos não são, necessariamente, exatas, pois os alimentos têm formas variadas, portanto, são medidas aproximadas.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

É possível, também, trabalhar o conceito de metade com os alunos através desse jogo online.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Compreender que metade cada uma das duas partes de um todo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Compreender o conceito de metade como uma de duas partes de um todo.

Conceito-chave

Conceito de metade como resultado da divisão em duas partes iguais.

Recursos necessários

  • Lápis grafite e coloridos,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Tesoura,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo ou projetando a situação problema aos alunos e peça para que façam a separação na turma. Observe as estratégias e auxilie com intervenções que favoreçam a conclusão da proposta, levando em consideração que os alunos devem registrar essa situação e, para isso, devem estar atentos à quantidade de alunos, às formas de realizar a divisão, quantidade de alunos por grupo. Depois da divisão, proponha uma discussão sobre como podem realizar o registro. Peça aos alunos que expliquem como pensam e vá colocando as estratégias no quadro ou solicitando que os alunos registrem suas ideias.

Propósito: Levantar os conhecimentos sobre a ideia de dividir por 2.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer a separação da turma?
  • Os dois grupos ficaram com a mesma quantidade de alunos?
  • Algum aluno ficou para fora do grupo?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema.

É importante ficar atento para que os alunos resolvam as duas partes da situação problema.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem da divisão por 2 tentar solucionar o problema sobre metade.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma maneira de resolver esse problema?
  • De quais maneiras você resolveria?
  • O que é metade?
  • Como fazemos para dividir algo pela metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.

No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.

Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
  • Quantas metades uma fruta tem?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.

No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.

Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
  • Quantas metades uma fruta tem?

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.

No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.

Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
  • Quantas metades uma fruta tem?

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.

No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.

Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
  • Quantas metades uma fruta tem?

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.

No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.

Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
  • Quantas metades uma fruta tem?

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na divisão por 2 para obter a metade e no conceito de metade, como uma de duas partes de um todo.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o conceito de metade como uma das partes da divisão por dois. Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Retomar o conceito de metade.

Orientação: Pode ser projetado ou lido para a turma. É importante lembrar que as metades de alimentos não são, necessariamente, exatas, pois os alimentos têm formas variadas, portanto, são medidas aproximadas.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

É possível, também, trabalhar o conceito de metade com os alunos através desse jogo online.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano