Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Retomar a ideia de intervalos fechado, aberto e semi-aberto, através da notação com colchetes.
Discuta com a turma:
- Pergunte se ainda existem dúvidas em relação ao significado dos colchetes nos intervalos.
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 8 )
Orientação: Vamos trabalhar com intervalos ilimitados, ou seja, intervalos que partem de um ponto e vão ao infinito, é isso que pretendemos que os alunos consigam deduzir. Se pedimos todos os números maiores que a, os alunos devem perceber que este intervalo começa com “bolinha aberta” no a e vai para o infinito à direita, sendo ilimitado. Depois de discutir com a turma, mostre como é o símbolo de infinito.
Pergunte aos alunos: Que número representa “a” ? A ideia é que eles percebam que “a” é qualquer número real, e que para facilitar o entendimento, podemos trocar “a” por um número real e enxergar a resposta da atividade.
Peça para que os alunos façam este trabalho em dupla.
Propósito: Dedução de intervalo ilimitado.
Discuta com a turma:
- “a” pertence ao intervalo? ou “a” faz parte do intervalo?
- Vamos usar qual tipo de “bolinha” no ponto “a”?
- Onde termina nosso intervalo?
- Qual símbolo vamos usar para representar o infinito? (?)
- Como vamos distinguir o infinito que vai para a direita e o infinito que vai para a esquerda em nossa reta real?
( -?, para esquerda e +?, para a direita).
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 8 )
Orientação: Os alunos não devem ter dificuldade para representar este intervalo, que é um intervalo ilimitado para a esquerda, onde fazem parte deste intervalo todos os números menores que “a”, -?.
Propósito: Dedução de intervalo ilimitado.
Discuta com a turma:
- O número “a” pertence ao intervalo?
- Vamos usar qual tipo de bolinha no ponto “a”?
- Onde termina nosso intervalo? ( -?)
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 8 )
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Se houver dificuldade para realizar a atividade, peça que façam o desenho da reta real, representando o intervalo, e vejam qual número real da primeira coluna se encaixa naquele intervalo.
Propósito: Reconhecer onde se localiza um número real no intervalo.
Discuta com a turma:
- Quantos tipos de intervalos temos nesta atividade e quais são eles?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 8 )
Orientações: É provável que os alunos não tenham dificuldade para realizar esta atividade, se houver dificuldade, retome o significado do símbolo e significado de infinito.
Propósito: Representar geometricamente intervalo ilimitado a partir da notação com colchetes e escrever a notação com chaves.
Discuta com a turma:
- Pergunte: Se todos estes intervalos são ilimitados, qual a diferença entre eles?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 8 )
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Se houver dificuldade para realizar a atividade, peça que façam o desenho da reta real, representando o intervalo, e vejam qual número real da primeira coluna se encaixa naquele intervalo.
Propósito: Reconhecer onde se localiza um número real no intervalo.
Discuta com a turma:
- Quantos tipos de intervalos temos nesta atividade e quais são eles?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Momento de socializar o aprendizado da aula, pedça aos alunos que falem sobre o que aprenderam e as dúvidas que ainda existem sobre representação de intervalos na reta real.
Se achar que ainda há tempo hábil para mais uma atividade, a sugestão é que use a Atividade Complementar.
Propósito: Discutir sobre representação geométrica.
Discuta com a turma:
- Oriente sobre as dificuldades a partir da fala dos alunos.
- Pergunte sobre as letras “a” e “b”, o que representam?
- Use o Guia de Intervenção para auxiliar nas dúvidas mais frequentes.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos ( Slides 10 e 11)
Orientação: Momento de apresentar a tabela com resumo de todos os tipos de intervalos. A atividade desafio propõe os alunos criarem intervalos a partir desta tabela.
Propósito: Apresentar tabela com tipos de intervalo para que os alunos possam criar intervalos e representar na reta real.
Discuta com a turma:
Faça perguntas como:
- Quantos intervalos é possível representar na reta real?
- Conseguem dar exemplo de um intervalo para cada tipo?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos ( Slides 10 e 11)
Orientação: Momento de apresentar a tabela com resumo de todos os tipos de intervalos. A atividade desafio propõe os alunos criarem intervalos a partir desta tabela.
Propósito: Apresentar tabela com tipos de intervalo para que os alunos possam criar intervalos e representar na reta real.
Discuta com a turma:
Faça perguntas como:
- Quantos intervalos é possível representar na reta real?
- Conseguem dar exemplo de um intervalo para cada tipo?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Utilize o Guia de Intervenção para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes. Os alunos já fizeram esse mesmo exercício usando números no lugar de “a”, é importante reconhecerem a incógnita como um número real qualquer.
Propósito: Representar conjuntos na reta real, em forma de intervalo.
Discuta com a turma:
- Intervalos são conjuntos ou subconjuntos?
(Interessante o aluno entender que intervalos são conjuntos de números e subconjuntos dos números reais).
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar