Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jair Antonio Bueno Junior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
Realizar operações envolvendo todas as propriedades da potenciação.
Conceito-chave
Propriedades de potência; quantidade de algarismos.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Material complementar
- Video aula de potência de produto e potência de quociente do professor Jair Bueno da Jigsaw Brain.
https://www.youtube.com/watch?v=bmlN8oYGXME
- Sugestão de Leitura: Agrupamento Produtivo - Trabalho em Dupla
https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Leia junto com os alunos e pergunte-os quais propriedades de potência se aplicariam em cada caso apresentado. Se possível, peça também para que cada um escolha um dos casos e tente resolver, para que as propriedades mencionadas sejam testadas.
Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de potência.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas para que tentem responder a atividade. Enquanto as duplas discutem, circule pela sala e certifique-se de que todos os alunos compreenderam o que deve ser feito e se há dúvidas ou dificuldades que impeçam o início ou continuidade da atividade. Caso os alunos apresentem dúvidas, procure fazer algumas perguntas que os instiguem a pensar melhor sobre as propriedades de potência, como: você consegue lembrar de alguma diferença entre potência de potência e potência de um expoente? Me faça alguns exemplos; O que devo fazer para dividir duas potências de mesma base? Me mostre algum exemplo que comproprove seu pensamento. Se necessário, faça também alguns exemplos. Consulte o guia de intervenções para mais detalhes.
Propósito: Fazer com que os alunos aprimorem ainda mais suas estratégias de uso das propriedades de potência.
Discuta com a turma:
- Vocês se lembram das propriedades de potência?
- Qual propriedade podemos usar nesse exercício?
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Peça para que alguns alunos comentem ou apresentem na lousa as estratégias que utilizaram para resolver as expressões da atividade. Sempre que uma resolução for apresentada, pergunte se os demais alunos concordam com tal resolução ou se fizeram de maneira diferente, para que todos possam conhecer diferentes estratégias de resolução. Caso algum aluno apresente erros, faça perguntas para ele e para a turma, de modo que possam refletir como corrigir tal erro, ou ainda, como evitá-lo:
- Essa potência se enquadra em qual dos casos estudados?
- Essa potência pode ser transformada em outra mais simples?
- As multiplicações foram utilizadas de maneira correta? E os parênteses?
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que as propriedades são um grande recurso para facilitar os cálculos de algumas potências e expressões.
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Peça para que alguns alunos comentem ou apresentem na lousa as estratégias que utilizaram para resolver as expressões da atividade. Sempre que uma resolução for apresentada, pergunte se os demais alunos concordam com tal resolução ou se fizeram de maneira diferente, para que todos possam conhecer diferentes estratégias de resolução. Caso algum aluno apresente erros, faça perguntas para ele e para a turma, de modo que possam refletir como corrigir tal erro, ou ainda, como evitá-lo:
- Essa potência se enquadra em qual dos casos estudados?
- Essa potência pode ser transformada em outra mais simples?
- As multiplicações foram utilizadas de maneira correta? E os parênteses?
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que as propriedades são um grande recurso para facilitar os cálculos de algumas potências e expressões.
Materiais complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Retome as principais aprendizagens da aula lendo ou deixando que os alunos leiam a mensagem do slide.
Propósito: Concluir a atividade com uma mensagem para auxiliar na sistematização.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que eles a respondam individualmente.
Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos aprenderam o conteúdo da aula.
Discuta com a turma:
- Qual foi sua estratégia?
- As propriedades e a fatoração de potências te auxiliaram?
Materiais complementares: