11419
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Utilizando várias propriedades de potência para resolver expressões

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Propriedades de potência; quantidade de algarismos.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Antonio Bueno Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Realizar operações envolvendo todas as propriedades da potenciação.

Conceito-chave

Propriedades de potência; quantidade de algarismos.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar

  • Video aula de potência de produto e potência de quociente do professor Jair Bueno da Jigsaw Brain.

https://www.youtube.com/watch?v=bmlN8oYGXME

  • Sugestão de Leitura: Agrupamento Produtivo - Trabalho em Dupla

https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Leia junto com os alunos e pergunte-os quais propriedades de potência se aplicariam em cada caso apresentado. Se possível, peça também para que cada um escolha um dos casos e tente resolver, para que as propriedades mencionadas sejam testadas.

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de potência.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas para que tentem responder a atividade. Enquanto as duplas discutem, circule pela sala e certifique-se de que todos os alunos compreenderam o que deve ser feito e se há dúvidas ou dificuldades que impeçam o início ou continuidade da atividade. Caso os alunos apresentem dúvidas, procure fazer algumas perguntas que os instiguem a pensar melhor sobre as propriedades de potência, como: você consegue lembrar de alguma diferença entre potência de potência e potência de um expoente? Me faça alguns exemplos; O que devo fazer para dividir duas potências de mesma base? Me mostre algum exemplo que comproprove seu pensamento. Se necessário, faça também alguns exemplos. Consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Propósito: Fazer com que os alunos aprimorem ainda mais suas estratégias de uso das propriedades de potência.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram das propriedades de potência?
  • Qual propriedade podemos usar nesse exercício?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Peça para que alguns alunos comentem ou apresentem na lousa as estratégias que utilizaram para resolver as expressões da atividade. Sempre que uma resolução for apresentada, pergunte se os demais alunos concordam com tal resolução ou se fizeram de maneira diferente, para que todos possam conhecer diferentes estratégias de resolução. Caso algum aluno apresente erros, faça perguntas para ele e para a turma, de modo que possam refletir como corrigir tal erro, ou ainda, como evitá-lo:

  • Essa potência se enquadra em qual dos casos estudados?
  • Essa potência pode ser transformada em outra mais simples?
  • As multiplicações foram utilizadas de maneira correta? E os parênteses?

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que as propriedades são um grande recurso para facilitar os cálculos de algumas potências e expressões.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Peça para que alguns alunos comentem ou apresentem na lousa as estratégias que utilizaram para resolver as expressões da atividade. Sempre que uma resolução for apresentada, pergunte se os demais alunos concordam com tal resolução ou se fizeram de maneira diferente, para que todos possam conhecer diferentes estratégias de resolução. Caso algum aluno apresente erros, faça perguntas para ele e para a turma, de modo que possam refletir como corrigir tal erro, ou ainda, como evitá-lo:

  • Essa potência se enquadra em qual dos casos estudados?
  • Essa potência pode ser transformada em outra mais simples?
  • As multiplicações foram utilizadas de maneira correta? E os parênteses?

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que as propriedades são um grande recurso para facilitar os cálculos de algumas potências e expressões.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Retome as principais aprendizagens da aula lendo ou deixando que os alunos leiam a mensagem do slide.

Propósito: Concluir a atividade com uma mensagem para auxiliar na sistematização.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que eles a respondam individualmente.

Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos aprenderam o conteúdo da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual foi sua estratégia?
  • As propriedades e a fatoração de potências te auxiliaram?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar

  • Video aula de potência de produto e potência de quociente do professor Jair Bueno da Jigsaw Brain.

https://www.youtube.com/watch?v=bmlN8oYGXME

  • Sugestão de Leitura: Agrupamento Produtivo - Trabalho em Dupla

https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Realizar operações envolvendo todas as propriedades da potenciação.

Conceito-chave

Propriedades de potência; quantidade de algarismos.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Leia junto com os alunos e pergunte-os quais propriedades de potência se aplicariam em cada caso apresentado. Se possível, peça também para que cada um escolha um dos casos e tente resolver, para que as propriedades mencionadas sejam testadas.

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de potência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas para que tentem responder a atividade. Enquanto as duplas discutem, circule pela sala e certifique-se de que todos os alunos compreenderam o que deve ser feito e se há dúvidas ou dificuldades que impeçam o início ou continuidade da atividade. Caso os alunos apresentem dúvidas, procure fazer algumas perguntas que os instiguem a pensar melhor sobre as propriedades de potência, como: você consegue lembrar de alguma diferença entre potência de potência e potência de um expoente? Me faça alguns exemplos; O que devo fazer para dividir duas potências de mesma base? Me mostre algum exemplo que comproprove seu pensamento. Se necessário, faça também alguns exemplos. Consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Propósito: Fazer com que os alunos aprimorem ainda mais suas estratégias de uso das propriedades de potência.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram das propriedades de potência?
  • Qual propriedade podemos usar nesse exercício?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Peça para que alguns alunos comentem ou apresentem na lousa as estratégias que utilizaram para resolver as expressões da atividade. Sempre que uma resolução for apresentada, pergunte se os demais alunos concordam com tal resolução ou se fizeram de maneira diferente, para que todos possam conhecer diferentes estratégias de resolução. Caso algum aluno apresente erros, faça perguntas para ele e para a turma, de modo que possam refletir como corrigir tal erro, ou ainda, como evitá-lo:

  • Essa potência se enquadra em qual dos casos estudados?
  • Essa potência pode ser transformada em outra mais simples?
  • As multiplicações foram utilizadas de maneira correta? E os parênteses?

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que as propriedades são um grande recurso para facilitar os cálculos de algumas potências e expressões.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Peça para que alguns alunos comentem ou apresentem na lousa as estratégias que utilizaram para resolver as expressões da atividade. Sempre que uma resolução for apresentada, pergunte se os demais alunos concordam com tal resolução ou se fizeram de maneira diferente, para que todos possam conhecer diferentes estratégias de resolução. Caso algum aluno apresente erros, faça perguntas para ele e para a turma, de modo que possam refletir como corrigir tal erro, ou ainda, como evitá-lo:

  • Essa potência se enquadra em qual dos casos estudados?
  • Essa potência pode ser transformada em outra mais simples?
  • As multiplicações foram utilizadas de maneira correta? E os parênteses?

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que as propriedades são um grande recurso para facilitar os cálculos de algumas potências e expressões.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Retome as principais aprendizagens da aula lendo ou deixando que os alunos leiam a mensagem do slide.

Propósito: Concluir a atividade com uma mensagem para auxiliar na sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que eles a respondam individualmente.

Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos aprenderam o conteúdo da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual foi sua estratégia?
  • As propriedades e a fatoração de potências te auxiliaram?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano