Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Franciely Gomes Favero Ferreira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano (EF08MA10).
Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas (EF08MA11).
Objetivos específicos
Identificar situações em que a variação das grandezas não é proporcional e resolver problemas em que as grandezas não variam proporcionalmente.
Conceito-chave
Variação de grandezas não proporcionais.
Recursos necessários
Quadro, giz ou pincel, projetor de slides ou cópia das atividades, calculadora (opcional).
Conhecimentos que a turma deve dominar
Multiplicação e divisão envolvendo números racionais.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula apresentando aos alunos os tamanhos e preços de duas latas de extrato de tomate. Pergunte se a compra de uma das latas é mais vantajosa do que a compra da outra. Ouça as respostas, pedindo que expliquem como chegaram à conclusão. Os alunos podem observar que como a lata de 500g custa R$4,80, a lata de 250g deveria custar a metade, R$2,40. Como a lata de 250g custa R$2,90, a sua compra não é a opção mais vantajosa.
Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que não há proporcionalidade entre o tamanho da lata e o seu preço.
Discuta com a turma:
- O tamanho da lata e o seu preço são grandezas proporcionais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também ao questionamento do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam que existem situações-problemas em que a variação das grandezas não é proporcional.
Discuta com a turma:
- Na informação do cardápio, aumentando a quantidade de mililitros da garrafa de refrigerante, o que ocorre com o seu preço?
- Há alguma relação entre esses valores?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também ao questionamento do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam que existem situações-problemas em que a variação das grandezas não é proporcional.
Discuta com a turma:
- Na informação do cardápio, aumentando a quantidade de mililitros da garrafa de refrigerante, o que ocorre com o seu preço?
- Há alguma relação entre esses valores?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também ao questionamento do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam que existem situações-problemas em que a variação das grandezas não é proporcional.
Discuta com a turma:
- Na informação do cardápio, aumentando a quantidade de mililitros da garrafa de refrigerante, o que ocorre com o seu preço?
- Há alguma relação entre esses valores?
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais. O uso ou não da calculadora para a realização dos cálculos, fica a seu critério, professor.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
- Existem grandezas que não são proporcionais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais. O uso ou não da calculadora para a realização dos cálculos, fica a seu critério, professor.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
- Existem grandezas que não são proporcionais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais. O uso ou não da calculadora para a realização dos cálculos, fica a seu critério, professor.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
- Existem grandezas que não são proporcionais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais. O uso ou não da calculadora para a realização dos cálculos, fica a seu critério, professor.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
- Existem grandezas que não são proporcionais?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos que não há proporcionalidade entre o valor da garrafa de refrigerante e a quantidade de seu conteúdo. Destaque a existência de situações-problemas em que as grandezas não são proporcionais.
Propósito: Sistematizar o conceito de grandezas não proporcionais.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque com os alunos a existência de situações-problemas em que as grandezas não são diretamente nem inversamente proporcionais. Reforce que essas grandezas são não proporcionais.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da variação de grandezas que não são proporcionais.
Discuta com a turma:
- Para que preço da barra de chocolate menor as grandezas envolvidas seriam diretamente proporcionais?
Materiais complementares para impressão: