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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Caminhos para a regra da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre Generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sandra Regina Correa Amorim

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Sandra Regina Correa Amorim

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

EF07MA11 - Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)

Objetivos Específicos

Analisar caminhos para a construção de uma regra geral para a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Conceito-chave

Generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações: Projeto ou escreva na lousa e leia o objetivo para os alunos na intenção de compartilhar o que será abordado nesta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e contribuam para que seja alcançado com sucesso.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro a atividade de aquecimento e leia a comanda com os alunos. Reforce que a atividade deve ser resolvida com estratégias pessoais. Dê um tempo para que eles resolvam e, em seguida, solicite para que um aluno expresse como pensou para resolver a atividade. Pergunte na sala se alguém resolveu diferente. Em caso, afirmativo solicite ao aluno que expresse suas considerações e maneiras de resolver. Encaminhe a discussão para que eles percebam que, no caso das expressões numéricas, somar as parcelas antes de multiplicar ou utilizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação a adição, resulta no mesmo valor numérico. Chame a atenção para a utilização da propriedade distributiva.

Propósito: Revisitar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em casos exclusivamente aritméticos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para resolver?
  • Alguém somou as parcelas entre parênteses? Por qual motivo?
  • Alguém aplicou a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição? Por qual motivo?
  • É mais "fácil" ou mais "rápido" somar as parcelas ou utilizar a propriedade distributiva? Por quê?

Materiais Complementares:

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Atividade principal (Slides 4, 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro. Leia a atividade com os alunos na intenção de explicitar alguma dúvida na interpretação da atividade e/ou comanda. Nesse momento os alunos devem resolver a atividade individualmente. Em seguida, disponha de um tempo para que conversem sobre a atividade. Nesta atividade o foco é construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Encaminhe-os para isso, sempre que necessário, retomando o que foi feito em expressões numéricas. Visto isto, encoraje-os a explicitar suas considerações a respeito da atividade.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Por meio da análise do registro de duas alunas os alunos perceberem a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em expressões numéricas e algébricas para, em seguida, generalizar esta propriedade.

Discuta com a turma:

  • As amigas usaram as mesmas estratégias em todos as resoluções?
  • A estratégia utilizada por Sofia é melhor que a de Júlia? Por qual motivo?
  • Em expressões algébricas a estratégia de Júlia é a mais indicada? Por quê?
  • O que significa escrever uma regra para todos os casos? Explique.
  • Você testou a regra que elaborou para o caso indicado na atividade? Ela deu certo, está correta? Explique.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal (Slides 4, 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro. Leia a atividade com os alunos na intenção de explicitar alguma dúvida na interpretação da atividade e/ou comanda. Nesse momento os alunos devem resolver a atividade individualmente. Em seguida, disponha de um tempo para que conversem sobre a atividade. Nesta atividade o foco é construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Encaminhe-os para isso, sempre que necessário, retomando o que foi feito em expressões numéricas. Visto isto, encoraje-os a explicitar suas considerações a respeito da atividade.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Por meio da análise do registro de duas alunas os alunos perceberem a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em expressões numéricas e algébricas para, em seguida, generalizar esta propriedade.

Discuta com a turma:

  • As amigas usaram as mesmas estratégias em todos as resoluções?
  • A estratégia utilizada por Sofia é melhor que a de Júlia? Por qual motivo?
  • Em expressões algébricas a estratégia de Júlia é a mais indicada? Por quê?
  • O que significa escrever uma regra para todos os casos? Explique.
  • Você testou a regra que elaborou para o caso indicado na atividade? Ela deu certo, está correta? Explique.

Atividade principal (Slides 4, 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro. Leia a atividade com os alunos na intenção de explicitar alguma dúvida na interpretação da atividade e/ou comanda. Nesse momento os alunos devem resolver a atividade individualmente. Em seguida, disponha de um tempo para que conversem sobre a atividade. Nesta atividade o foco é construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Encaminhe-os para isso, sempre que necessário, retomando o que foi feito em expressões numéricas. Visto isto, encoraje-os a explicitar suas considerações a respeito da atividade.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Por meio da análise do registro de duas alunas os alunos perceberem a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em expressões numéricas e algébricas para, em seguida, generalizar esta propriedade.

Discuta com a turma:

  • As amigas usaram as mesmas estratégias em todos as resoluções?
  • A estratégia utilizada por Sofia é melhor que a de Júlia? Por qual motivo?
  • Em expressões algébricas a estratégia de Júlia é a mais indicada? Por quê?
  • O que significa escrever uma regra para todos os casos? Explique.
  • Você testou a regra que elaborou para o caso indicado na atividade? Ela deu certo, está correta? Explique.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)

Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de compararmos as resoluções?
  • Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
  • Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
  • Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
  • O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)

Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de compararmos as resoluções?
  • Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
  • Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
  • Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
  • O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)

Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de compararmos as resoluções?
  • Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
  • Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
  • Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
  • O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Discussão da solução

Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)

Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de compararmos as resoluções?
  • Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
  • Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
  • Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
  • O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.

Sistematização do conceito (Slides 11 e 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva na lousa e leia com os alunos explicando os conceitos estudados nesta aula. Certifique-se que todos eles tenham acesso a sistematização. Para isso, você pode solicitar a alguns alunos que ajudem a explicitar os conceitos que foram trabalhados em sala de aula.

Propósito: Construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Sistematização do conceito (Slides 11 e 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva na lousa e leia com os alunos explicando os conceitos estudados nesta aula. Certifique-se que todos eles tenham acesso a sistematização. Para isso, você pode solicitar a alguns alunos que ajudem a explicitar os conceitos que foram trabalhados em sala de aula.

Propósito: Construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projeto ou escreva na lousa e leia o texto com os alunos. Associe o texto ao que foi desenvolvido em sala de aula.

Propósito: Retomar o que foi feito nesta aula, focando nos conhecimentos específicos estudados .

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Imprima as atividades ou projete na lousa. Solicite aos alunos que leiam a atividade atentamente e, se for necessário, consultem o que foi estudado até este momento na intenção de resolver as atividade. Circule pela sala para verificar se eles estão ou não utilizando a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, porém solicite a eles que verbalizem o que não estão entendendo. É importante que neste momento eles tentem resolver as atividades sem a sua ajuda. Tome cuidado para não dar respostas, mas sim, fazer intervenções e questionamentos para que ele reflita e utilize os conhecimentos estudados na aula.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem mobilizar os conhecimentos, propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, para resolver uma nova situação.

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações: Projeto ou escreva na lousa e leia o objetivo para os alunos na intenção de compartilhar o que será abordado nesta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e contribuam para que seja alcançado com sucesso.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Sandra Regina Correa Amorim

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

EF07MA11 - Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)

Objetivos Específicos

Analisar caminhos para a construção de uma regra geral para a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Conceito-chave

Generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro a atividade de aquecimento e leia a comanda com os alunos. Reforce que a atividade deve ser resolvida com estratégias pessoais. Dê um tempo para que eles resolvam e, em seguida, solicite para que um aluno expresse como pensou para resolver a atividade. Pergunte na sala se alguém resolveu diferente. Em caso, afirmativo solicite ao aluno que expresse suas considerações e maneiras de resolver. Encaminhe a discussão para que eles percebam que, no caso das expressões numéricas, somar as parcelas antes de multiplicar ou utilizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação a adição, resulta no mesmo valor numérico. Chame a atenção para a utilização da propriedade distributiva.

Propósito: Revisitar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em casos exclusivamente aritméticos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para resolver?
  • Alguém somou as parcelas entre parênteses? Por qual motivo?
  • Alguém aplicou a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição? Por qual motivo?
  • É mais "fácil" ou mais "rápido" somar as parcelas ou utilizar a propriedade distributiva? Por quê?

Materiais Complementares:

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro. Leia a atividade com os alunos na intenção de explicitar alguma dúvida na interpretação da atividade e/ou comanda. Nesse momento os alunos devem resolver a atividade individualmente. Em seguida, disponha de um tempo para que conversem sobre a atividade. Nesta atividade o foco é construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Encaminhe-os para isso, sempre que necessário, retomando o que foi feito em expressões numéricas. Visto isto, encoraje-os a explicitar suas considerações a respeito da atividade.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Por meio da análise do registro de duas alunas os alunos perceberem a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em expressões numéricas e algébricas para, em seguida, generalizar esta propriedade.

Discuta com a turma:

  • As amigas usaram as mesmas estratégias em todos as resoluções?
  • A estratégia utilizada por Sofia é melhor que a de Júlia? Por qual motivo?
  • Em expressões algébricas a estratégia de Júlia é a mais indicada? Por quê?
  • O que significa escrever uma regra para todos os casos? Explique.
  • Você testou a regra que elaborou para o caso indicado na atividade? Ela deu certo, está correta? Explique.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro. Leia a atividade com os alunos na intenção de explicitar alguma dúvida na interpretação da atividade e/ou comanda. Nesse momento os alunos devem resolver a atividade individualmente. Em seguida, disponha de um tempo para que conversem sobre a atividade. Nesta atividade o foco é construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Encaminhe-os para isso, sempre que necessário, retomando o que foi feito em expressões numéricas. Visto isto, encoraje-os a explicitar suas considerações a respeito da atividade.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Por meio da análise do registro de duas alunas os alunos perceberem a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em expressões numéricas e algébricas para, em seguida, generalizar esta propriedade.

Discuta com a turma:

  • As amigas usaram as mesmas estratégias em todos as resoluções?
  • A estratégia utilizada por Sofia é melhor que a de Júlia? Por qual motivo?
  • Em expressões algébricas a estratégia de Júlia é a mais indicada? Por quê?
  • O que significa escrever uma regra para todos os casos? Explique.
  • Você testou a regra que elaborou para o caso indicado na atividade? Ela deu certo, está correta? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro. Leia a atividade com os alunos na intenção de explicitar alguma dúvida na interpretação da atividade e/ou comanda. Nesse momento os alunos devem resolver a atividade individualmente. Em seguida, disponha de um tempo para que conversem sobre a atividade. Nesta atividade o foco é construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Encaminhe-os para isso, sempre que necessário, retomando o que foi feito em expressões numéricas. Visto isto, encoraje-os a explicitar suas considerações a respeito da atividade.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Por meio da análise do registro de duas alunas os alunos perceberem a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição em expressões numéricas e algébricas para, em seguida, generalizar esta propriedade.

Discuta com a turma:

  • As amigas usaram as mesmas estratégias em todos as resoluções?
  • A estratégia utilizada por Sofia é melhor que a de Júlia? Por qual motivo?
  • Em expressões algébricas a estratégia de Júlia é a mais indicada? Por quê?
  • O que significa escrever uma regra para todos os casos? Explique.
  • Você testou a regra que elaborou para o caso indicado na atividade? Ela deu certo, está correta? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)

Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de compararmos as resoluções?
  • Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
  • Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
  • Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
  • O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)

Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de compararmos as resoluções?
  • Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
  • Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
  • Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
  • O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)

Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de compararmos as resoluções?
  • Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
  • Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
  • Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
  • O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.

Slide Plano Aula

Título: Discussão da solução

Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 7 - 10)

Orientações: Apresente pausadamente as soluções dos questionamentos para os alunos. Aproveite o momento para parabenizá-los pela argumentação e resolução das atividades. Busque sempre relacionar as respostas disponibilizadas nos slides com as que você percebeu que eles conseguiram elaborar. Valide e intervenha nas resoluções quando for necessário, explicando os motivos de aceitar e não aceitar uma resolução. Mostre aos alunos que as resoluções feitas por eles são igualmente importantes às projetadas ou escritas na lousa.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos contrastem os resultados e argumentos com os explicitados pelo professor.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de compararmos as resoluções?
  • Somente o que o professor escreveu é que está correto? Por quê?
  • Você entendeu o que foi explicitado pela professora? Se ainda tem dúvidas, em qual momento ela aparece? Posso te ajudar com a sua dúvida? Talvez um colega que tenha entendido a atividade possa explicá-la para você. O que você acha? Concorda?
  • Vocês já utilizaram esta propriedade em outro momento? Qual?
  • O que significou para você encontrar uma regra para a situação? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva na lousa e leia com os alunos explicando os conceitos estudados nesta aula. Certifique-se que todos eles tenham acesso a sistematização. Para isso, você pode solicitar a alguns alunos que ajudem a explicitar os conceitos que foram trabalhados em sala de aula.

Propósito: Construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva na lousa e leia com os alunos explicando os conceitos estudados nesta aula. Certifique-se que todos eles tenham acesso a sistematização. Para isso, você pode solicitar a alguns alunos que ajudem a explicitar os conceitos que foram trabalhados em sala de aula.

Propósito: Construir argumentos para generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projeto ou escreva na lousa e leia o texto com os alunos. Associe o texto ao que foi desenvolvido em sala de aula.

Propósito: Retomar o que foi feito nesta aula, focando nos conhecimentos específicos estudados .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Imprima as atividades ou projete na lousa. Solicite aos alunos que leiam a atividade atentamente e, se for necessário, consultem o que foi estudado até este momento na intenção de resolver as atividade. Circule pela sala para verificar se eles estão ou não utilizando a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, porém solicite a eles que verbalizem o que não estão entendendo. É importante que neste momento eles tentem resolver as atividades sem a sua ajuda. Tome cuidado para não dar respostas, mas sim, fazer intervenções e questionamentos para que ele reflita e utilize os conhecimentos estudados na aula.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem mobilizar os conhecimentos, propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, para resolver uma nova situação.

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

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