11293
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Polígonos com mesmo perímetro

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Perímetro e área de figuras planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Samara Cintia Pinho de Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_22GRM10

Recursos
- Necessários: malha quadriculada
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e encerramento

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa da aula. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona compartilhe com a turma os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e permita que os alunos exponham seus exemplos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano de aula e solicite que utilizem uma malha quadriculada para fazerem a atividade. Caso eles não possuam malha quadriculada você pode sugerir que eles criem uma utilizando as folhas pautadas do cadernos. Caso considere viável você pode sugerir que eles façam o desenho no software GeoGebra ou então utilizando a parte “explore” do o jogo “Construtor de áreas” que você encontra no link a seguir: https://www.cokitos.pt/jogo-construtor-de-area/play/. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham seus exemplos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa da aula e pergunte aos alunos se alguém pensou em uma resolução diferente das apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando e comentando as soluções e nele mostre as conclusões dos slides. Caso o envio do vídeo não seja possível você pode compartilhar as imagens e explicar com um áudio ou texto a resolução. Solicite que os alunos também enviem suas resoluções através de imagens (fotos).

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos escrevam, com suas palavras, as diferenças entre área e perímetro. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou imagens (fotos).

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre perímetro e áreas de figuras. Proponha que eles joguem “Área e perímetro: desenhe uma figura” com seus familiares, eles o encontram no link a seguir: https://www.cokitos.pt/area-e-perimetro-desenhe-uma-figura/play/.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_22GRM10

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas