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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Proporção em perímetros e áreas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Perímetro e área de figuras planas.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Samara Cintia Pinho de Moraes

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA20 -  Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.



Objetivos específicos

  • Calcular perímetro e área da figura original e sua  ampliação e redução, e estabelecer relações entre elas.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.



Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha, papel quadriculado, lápis de cor e papel sulfite para fotocópias.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Passar o objetivo na lousa e explicar sobre o que vão aprender na aula.

Propósito: O aluno saberá o que o professor espera que ele aprenda ao final da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min.

Orientação: Os alunos podem ser divididos em duplas, por níveis diferentes de conhecimento matemático e não por afinidade entre eles. Para que isso ocorra, sugerimos que se faça um diagnóstico da turma, mesmo para os alunos com necessidades especiais.

Partindo do conhecimento prévio dos alunos sobre os conceitos de perímetro e área, será trabalhado a ampliação e redução de figuras e formas plana. Por meio da explicação e exemplificação, espera-se levar os alunos a estabelecer relações entre o perímetro e a área da figura a ser ampliada e reduzida.

Propósito: Fazer com que o aluno estabeleça uma relação entre o perímetro e a área da figura original, reduzida e ampliada.

Discuta com a turma:

  • Observando as três figuras, o que vocês podem dizer sobre elas?
  • Vocês sabem que tipo de profissionais usam a ampliação e redução de imagens em seu trabalho?

Com essas perguntas, pode-se perceber o nível de percepção visual dos alunos em relação a proporção e o conhecimento sobre a utilidade social e profissional do que vão aprender sobre área e perímetro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min.

Orientação: Nesta atividade, os alunos permanecerão no mesmo grupo. O professor deve fazer a leitura compartilhada do enunciado da atividade, para auxiliar no entendimento do que o texto informa e pede que se faça, principalmente para os alunos especiais e os com dificuldades de aprendizagem.

Para resolver a atividade, os alunos receberão um modelo da figura desenhada numa malha quadriculada de 2cm X 2cm. Será distribuído a cada um dos alunos da dupla uma folha de malha quadriculada de 1cm X 1cm e uma de 4cm X 4cm. Nesta malha, eles deverão reproduzir o desenho original, seguindo a mesma quantidade de quadradinhos utilizados neles.

Propósito: Estabelecer relações entre uma figura dada e sua ampliação e/ou redução.

  • Como podemos copiar o desenho de forma que fique igual ao original?
  • Há uma forma fácil de desenhar sem se atrapalhar com tantos quadradinhos?

Os alunos perceberão que há necessidade de contar os quadradinhos utilizados no desenho para então reproduzi-lo. Após os alunos desenharem e calcularem os perímetros e áreas, será mais fácil para que respondam às questões feitas anteriormente. Na comparação visual eles deverão perceber se os desenhos são semelhantes em forma ou se houve alguma deformação dela, se isso acontecer é porque o aluno usou quadradinhos a mais ou a menos. Já na comparação dos cálculos os alunos devem perceber que apesar da forma dos desenhos serem semelhantes, seus perímetros e áreas se modificaram em relação ao desenho original, diminuindo e aumentando as medidas.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Ao trabalhar a resolução da atividade é importante socializar as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver a atividade. Solicitar que alguns alunos escrevam no quadro a forma como chegaram ao resultado, mesmo que seja uma forma diferente mostrada pelo professor ou por outro colega, pois é importante apresentar outras possibilidades de resolução. Esse procedimento facilita também apontar erros de percurso na estratégia do aluno, para que ele descubra onde errou e possa futuramente evitar o mesmo erro, assim como descobrir qual a dificuldade encontrada no processo de resolução ou não compreensão da proposta da atividade.

Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao comparar os desenhos que fizeram com o desenho original?
  • O que foi mais difícil de fazer nessa atividade?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Ao comparar a medida do perímetro e da área dos 3 desenhos, o que vocês perceberam?

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Ao trabalhar a resolução da atividade é importante socializar as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver a atividade. Solicitar que alguns alunos escrevam no quadro a forma como chegaram ao resultado, mesmo que seja uma forma diferente mostrada pelo professor ou por outro colega, pois é importante apresentar outras possibilidades de resolução. Esse procedimento facilita também apontar erros de percurso na estratégia do aluno, para que ele descubra onde errou e possa futuramente evitar o mesmo erro, assim como descobrir qual a dificuldade encontrada no processo de resolução ou não compreensão da proposta da atividade.

Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao comparar os desenhos que fizeram com o desenho original?
  • O que foi mais difícil de fazer nessa atividade?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Ao comparar a medida do perímetro e da área dos 3 desenhos, o que vocês perceberam?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Ao trabalhar a resolução da atividade é importante socializar as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver a atividade. Solicitar que alguns alunos escrevam no quadro a forma como chegaram ao resultado, mesmo que seja uma forma diferente mostrada pelo professor ou por outro colega, pois é importante apresentar outras possibilidades de resolução. Esse procedimento facilita também apontar erros de percurso na estratégia do aluno, para que ele descubra onde errou e possa futuramente evitar o mesmo erro, assim como descobrir qual a dificuldade encontrada no processo de resolução ou não compreensão da proposta da atividade.

Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao comparar os desenhos que fizeram com o desenho original?
  • O que foi mais difícil de fazer nessa atividade?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Ao comparar a medida do perímetro e da área dos 3 desenhos, o que vocês perceberam?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Fazer um apanhado geral sobre o que foi ensinado e aprendido na aula sobre perímetro e área.

Propósito: Pontuar os conceitos estudados em aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa atividade tem o objetivo de avaliar se o aluno aprendeu o conteúdo dado, ou, se apresenta dificuldades de compreensão do mesmo. Ela é realizada individualmente, podendo ser usada em malha quadriculada ou fotocópia, disponível no modelo para impressão. Essa atividade apresenta um nível complexidade maior. Para acessar o resultado da atividade clique em Resolução do raio X .

Propósito: Verificar se os alunos ainda possuem dificuldade na apropriação dos conceitos e cálculos de perímetro e área, assim como se entenderam que ocorrem mudanças nas medidas dessas dua grandezas, mesmo as figuras sendo semelhantes.

Discuta com a turma:

  • Quais dificuldades vocês tiveram para resolver essa atividade?
  • Quais estratégias vocês usaram?
  • Ao comparar as figuras o que puderam perceber?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Passar o objetivo na lousa e explicar sobre o que vão aprender na aula.

Propósito: O aluno saberá o que o professor espera que ele aprenda ao final da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA20 -  Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.



Objetivos específicos

  • Calcular perímetro e área da figura original e sua  ampliação e redução, e estabelecer relações entre elas.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.



Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha, papel quadriculado, lápis de cor e papel sulfite para fotocópias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min.

Orientação: Os alunos podem ser divididos em duplas, por níveis diferentes de conhecimento matemático e não por afinidade entre eles. Para que isso ocorra, sugerimos que se faça um diagnóstico da turma, mesmo para os alunos com necessidades especiais.

Partindo do conhecimento prévio dos alunos sobre os conceitos de perímetro e área, será trabalhado a ampliação e redução de figuras e formas plana. Por meio da explicação e exemplificação, espera-se levar os alunos a estabelecer relações entre o perímetro e a área da figura a ser ampliada e reduzida.

Propósito: Fazer com que o aluno estabeleça uma relação entre o perímetro e a área da figura original, reduzida e ampliada.

Discuta com a turma:

  • Observando as três figuras, o que vocês podem dizer sobre elas?
  • Vocês sabem que tipo de profissionais usam a ampliação e redução de imagens em seu trabalho?

Com essas perguntas, pode-se perceber o nível de percepção visual dos alunos em relação a proporção e o conhecimento sobre a utilidade social e profissional do que vão aprender sobre área e perímetro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min.

Orientação: Nesta atividade, os alunos permanecerão no mesmo grupo. O professor deve fazer a leitura compartilhada do enunciado da atividade, para auxiliar no entendimento do que o texto informa e pede que se faça, principalmente para os alunos especiais e os com dificuldades de aprendizagem.

Para resolver a atividade, os alunos receberão um modelo da figura desenhada numa malha quadriculada de 2cm X 2cm. Será distribuído a cada um dos alunos da dupla uma folha de malha quadriculada de 1cm X 1cm e uma de 4cm X 4cm. Nesta malha, eles deverão reproduzir o desenho original, seguindo a mesma quantidade de quadradinhos utilizados neles.

Propósito: Estabelecer relações entre uma figura dada e sua ampliação e/ou redução.

  • Como podemos copiar o desenho de forma que fique igual ao original?
  • Há uma forma fácil de desenhar sem se atrapalhar com tantos quadradinhos?

Os alunos perceberão que há necessidade de contar os quadradinhos utilizados no desenho para então reproduzi-lo. Após os alunos desenharem e calcularem os perímetros e áreas, será mais fácil para que respondam às questões feitas anteriormente. Na comparação visual eles deverão perceber se os desenhos são semelhantes em forma ou se houve alguma deformação dela, se isso acontecer é porque o aluno usou quadradinhos a mais ou a menos. Já na comparação dos cálculos os alunos devem perceber que apesar da forma dos desenhos serem semelhantes, seus perímetros e áreas se modificaram em relação ao desenho original, diminuindo e aumentando as medidas.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Ao trabalhar a resolução da atividade é importante socializar as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver a atividade. Solicitar que alguns alunos escrevam no quadro a forma como chegaram ao resultado, mesmo que seja uma forma diferente mostrada pelo professor ou por outro colega, pois é importante apresentar outras possibilidades de resolução. Esse procedimento facilita também apontar erros de percurso na estratégia do aluno, para que ele descubra onde errou e possa futuramente evitar o mesmo erro, assim como descobrir qual a dificuldade encontrada no processo de resolução ou não compreensão da proposta da atividade.

Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao comparar os desenhos que fizeram com o desenho original?
  • O que foi mais difícil de fazer nessa atividade?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Ao comparar a medida do perímetro e da área dos 3 desenhos, o que vocês perceberam?

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Ao trabalhar a resolução da atividade é importante socializar as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver a atividade. Solicitar que alguns alunos escrevam no quadro a forma como chegaram ao resultado, mesmo que seja uma forma diferente mostrada pelo professor ou por outro colega, pois é importante apresentar outras possibilidades de resolução. Esse procedimento facilita também apontar erros de percurso na estratégia do aluno, para que ele descubra onde errou e possa futuramente evitar o mesmo erro, assim como descobrir qual a dificuldade encontrada no processo de resolução ou não compreensão da proposta da atividade.

Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao comparar os desenhos que fizeram com o desenho original?
  • O que foi mais difícil de fazer nessa atividade?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Ao comparar a medida do perímetro e da área dos 3 desenhos, o que vocês perceberam?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Ao trabalhar a resolução da atividade é importante socializar as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver a atividade. Solicitar que alguns alunos escrevam no quadro a forma como chegaram ao resultado, mesmo que seja uma forma diferente mostrada pelo professor ou por outro colega, pois é importante apresentar outras possibilidades de resolução. Esse procedimento facilita também apontar erros de percurso na estratégia do aluno, para que ele descubra onde errou e possa futuramente evitar o mesmo erro, assim como descobrir qual a dificuldade encontrada no processo de resolução ou não compreensão da proposta da atividade.

Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao comparar os desenhos que fizeram com o desenho original?
  • O que foi mais difícil de fazer nessa atividade?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Ao comparar a medida do perímetro e da área dos 3 desenhos, o que vocês perceberam?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Fazer um apanhado geral sobre o que foi ensinado e aprendido na aula sobre perímetro e área.

Propósito: Pontuar os conceitos estudados em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa atividade tem o objetivo de avaliar se o aluno aprendeu o conteúdo dado, ou, se apresenta dificuldades de compreensão do mesmo. Ela é realizada individualmente, podendo ser usada em malha quadriculada ou fotocópia, disponível no modelo para impressão. Essa atividade apresenta um nível complexidade maior. Para acessar o resultado da atividade clique em Resolução do raio X .

Propósito: Verificar se os alunos ainda possuem dificuldade na apropriação dos conceitos e cálculos de perímetro e área, assim como se entenderam que ocorrem mudanças nas medidas dessas dua grandezas, mesmo as figuras sendo semelhantes.

Discuta com a turma:

  • Quais dificuldades vocês tiveram para resolver essa atividade?
  • Quais estratégias vocês usaram?
  • Ao comparar as figuras o que puderam perceber?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

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