11258
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Teia das operações

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre realizar operações aritméticas com utilização dos números racionais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Professor, revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS.
- Necessários: calculadora.
- Opcionais: Whatsapp, plataforma da Khan Academy (disponível aqui).

Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO.

Aquecimento
A atividade proposta pode ser copiada no caderno. Ela demanda tempo para os alunos pensarem nas estratégias de solução: se realizam a soma (e subtração) por frações ou por números decimais.

Eles podem precisar de mais de uma aula para chegar às conclusões. Incentive o uso da calculadora. Para uma das estratégias, será necessário transformar números fracionários em decimais. Este tema é sempre alvo de muitas dúvidas.

Os alunos que têm acesso à Internet podem apreciar os vídeos a seguir:
Vídeo 1 (disponível aqui).
Vídeo 2 (disponível aqui)

Atividade principal
A atividade principal pode ser suprimida para aula à distância

Discussão das soluções
As estratégias utilizadas pelos alunos são muito importantes para a discussão e consolidação das aprendizagens. Solicite que eles escolham uma linha ou coluna para explicitar as estratégias e encaminhar por Whatsapp, para que você possa analisar e divulgar posteriormente pelo canal mais conveniente (Whatsapp, e-mail, Meet). Talvez essa aula precise de outro momentos de retomada.

Sistematização
xxx

Encerramento
xxx

Raio X
O Raio X pode ser proposto como revisão das aprendizagens.

Convite às famílias
Por meio da reta numerada é possível observar o valor dos números. Os alunos podem conversar com as famílias sobre qual número é maior: 2,205 ou 2,5? Onde se localizaria na reta tais números?

Lembre-se que familiares não letrados podem opinar sobre situações semelhantes e os alunos podem apresentar argumentos sobre essa situação.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_05NUM05

(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas