11250
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Resolução de problemas: elaborando perguntas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre resolução, situações, problemas, estratégias, perguntas.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.



Objetivos específicos

- Compreender o que são situações problemas.

- Criar uma pergunta para um problema.

- Identificar a pergunta adequada a um determinado problema.

- Identificar os dados essenciais de uma situação para sua resolução.

- Compreender os processos matemáticos envolvidos na resolução de problema.

Conceito-chave

Resolução, situações, problemas, estratégias, perguntas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Questione os alunos sobre situações problemas. É importante que deixe-os falar e expor suas ideias sobre o assunto. Inicie a aula aproximando o aluno do conteúdo que será trabalhado. Portanto, o conhecimento sobre o que é uma situação problema é pré-requisito para dar continuidade nas demais atividades da aula.

Proponha que relatem experiências vividas no dia a dia que envolvam problemas matemáticos, tais como:

  • Ir ao supermercado para comprar algo com uma determinada quantia: o dinheiro será suficiente? Faltará? Sobrará?
  • Você tem 5 balas deu 2 duas para sua irmã. Com quantas ficou?
  • Estava jogando futebol, seu time fez 5 gols e o outro fez 3, quem ganhou o jogo? Quantos pontos de diferença?

Pense em situações que façam parte da realidade e do cotidiano do aluno.

Propósito: Aproximar os alunos do conceito que será trabalhado.

Discuta com a turma:

  • O que são situações?
  • O que são problemas?
  • O que é uma situação problema?
  • No dia a dia nos deparamos com diversas situações que podem se tornar um problema matemático. Você sabe quais podem ser?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Apresente a situação e incentive os alunos a identificar as informações presentes na situação problema. Logo que apresentar o problema, estimule-os a investigar a possibilidade de se ter como pergunta as três opções e constatar qual a alternativa que oferece maior desafio.

Propósito: Estimular os alunos na construção de pensamentos matemáticos e lógicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações oferecidas pelo problema?
  • Lendo a situação podemos perceber se há algo para ser resolvido?
  • O que falta na situação para que seja considerada um problema?
  • Verificando cada uma das alternativas propostas como pergunta para o problema, qual você acredita ser a mais adequada e por quê?
  • Se considerarmos a alternativa A, o que é preciso fazer para resolvê-lo?
  • E se considerarmos a alternativa B, o que é preciso fazer para resolvê-lo?
  • E se considerarmos a alternativa C, o que é preciso fazer para resolvê-lo?

Material complementar:

Sugestão de leitura: O que ensinar em Matemática

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6)

Orientações: Apresente a situação para a turma, e peça que, em duplas, analisem a situação proposta pela professora Maria. Explore a interpretação e a compreensão dos dados presentes na situação. Discuta com a turma se essa situação está completa e se há um problema a ser resolvido. Os alunos precisam constatar que a situação apresentada está incompleta, ou seja, falta algo para que o problema possa ser resolvido. Aqui é apresentada uma situação com alguns dados, onde é necessário analisá-la e verificar o que é preciso fazer. O próximo slide apresenta a proposta principal da aula. Entregue impressa a atividade principal somente com a parte I.

Propósito: Ler, interpretar e explorar dados de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • A professora Maria apresentou o que para seus alunos?
  • Como é uma situação problema?
  • O que precisa ter numa situação problema?
  • O que está sendo pedido na situação? É possível que os alunos da professora Maria solucionem essa situação?
  • O final da situação diz “se cada um recebeu 20 bolinhas” qual é a proposta do problema? É possível identificar o que está sendo pedido para resolvê-lo?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: O que são situações problema

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6)

Orientações: Apresente a situação para a turma, e peça que, em duplas, analisem a situação proposta pela professora Maria. Explore a interpretação e a compreensão dos dados presentes na situação. Discuta com a turma se essa situação está completa e se há um problema a ser resolvido. Os alunos precisam constatar que a situação apresentada está incompleta, ou seja, falta algo para que o problema possa ser resolvido. Aqui é apresentada uma situação com alguns dados, onde é necessário analisá-la e verificar o que é preciso fazer. O próximo slide apresenta a proposta principal da aula. Entregue impressa a atividade principal somente com a parte I.

Propósito: Elaborar perguntas para uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • O que Viviane deu a seus coleguinhas?
  • Quantas bolinhas cada um ganhou?
  • Quantos coleguinha de Viviane ganharam bolinhas coloridas?
  • Pensando nessas informações dadas é possível saber mais alguma coisa? O quê?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Deixe os alunos exporem suas ideias, discutirem as perguntas elaboradas e verificar a possibilidade delas serem resolvidas por outras pessoas. Se alguma dupla não conseguir expor suas ideias, peça que apenas leia o que escreveu, se mesmo assim não se sentirem à vontade, verifique a possibilidade de você ler. Socialize todas as perguntas analisando se houve ideias iguais, se as ideias diferentes podem ser compreendidas pelos demais e sobretudo se as perguntas elaboradas podem ser resolvidas. Peça que os alunos resolvam a situação com a pergunta elaborada e socialize se pode ser validada ou não.

Propósito: Apresentar as perguntas elaboradas, validando-as ou não.

Discuta com a turma:

  • O que vocês querem como resposta ao elaborarem essa pergunta?
  • Ela é possível de ser resolvida?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Coletivamente, explorar o que é necessário para a resolução de um problema. Focar o quanto a pergunta é essencial para estabelecer estratégia de resolução, sem ela não há como compreender a exigência do problema. Sistematizar o conceito de resolução de problemas explorado com os alunos o que é necessário fazer para conseguir resolvê-lo com sucesso. Construir um painel coletivo com orientações como resolver um problema e anexar na sala, serve de recurso para orientação dos alunos em todas as aulas envolvendo resolução de problemas.

Propósito: Apresentar o conceito de resolução de problemas.

Sugestão de leitura: Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco

Discuta com a turma:

  • Para resolver um problema, o que é preciso?
  • No que pode ajudar ler a situação com atenção e compreendê-la?
  • O que é preciso para definir os caminhos que vamos seguir para resolver um problema?
  • Há uma estratégia única de resolução de problema ou depende dos conhecimentos e das habilidades que cada um tem?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elenque as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a importância da pergunta na situação problema, e que esta deve ser elaborada com base nos dados apresentados para poder ser coerente.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • Ter uma pergunta na situação faz diferença no problema?
  • É importante compreender toda a situação para poder resolvê-la?
  • O que é um desafio?
  • Todo problema é um desafio? Por quê?
  • A questão por vocês elaboradas por ser considerada como um desafio?
  • Quem ler o problema e a sua pergunta vai conseguir resolver o problema? Como?
  • A questão elaborada pela dupla pode ser resolvida utilizando os dados apresentados no problema?
  • O que são estratégias de resolução de problemas?
  • Para a pergunta que elaborou, qual estratégia você utilizaria para resolvê-lo?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem. Retome pontos importantes caso os alunos ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos, elaborando perguntas coerentes.

Discuta com a turma:

  • Quantos lápis tem Luzia?
  • É preciso juntar os lápis para saber se caberão no estojo?
  • Quantos lápis são ao todo?
  • Quantos lápis cabem no estojo?
  • Se cabem 50 lápis, ela tem mais ou menos que 50?
  • Se cabem 50 no estojo, quantos lápis a mais ela tem?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.



Objetivos específicos

- Compreender o que são situações problemas.

- Criar uma pergunta para um problema.

- Identificar a pergunta adequada a um determinado problema.

- Identificar os dados essenciais de uma situação para sua resolução.

- Compreender os processos matemáticos envolvidos na resolução de problema.

Conceito-chave

Resolução, situações, problemas, estratégias, perguntas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Questione os alunos sobre situações problemas. É importante que deixe-os falar e expor suas ideias sobre o assunto. Inicie a aula aproximando o aluno do conteúdo que será trabalhado. Portanto, o conhecimento sobre o que é uma situação problema é pré-requisito para dar continuidade nas demais atividades da aula.

Proponha que relatem experiências vividas no dia a dia que envolvam problemas matemáticos, tais como:

  • Ir ao supermercado para comprar algo com uma determinada quantia: o dinheiro será suficiente? Faltará? Sobrará?
  • Você tem 5 balas deu 2 duas para sua irmã. Com quantas ficou?
  • Estava jogando futebol, seu time fez 5 gols e o outro fez 3, quem ganhou o jogo? Quantos pontos de diferença?

Pense em situações que façam parte da realidade e do cotidiano do aluno.

Propósito: Aproximar os alunos do conceito que será trabalhado.

Discuta com a turma:

  • O que são situações?
  • O que são problemas?
  • O que é uma situação problema?
  • No dia a dia nos deparamos com diversas situações que podem se tornar um problema matemático. Você sabe quais podem ser?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Apresente a situação e incentive os alunos a identificar as informações presentes na situação problema. Logo que apresentar o problema, estimule-os a investigar a possibilidade de se ter como pergunta as três opções e constatar qual a alternativa que oferece maior desafio.

Propósito: Estimular os alunos na construção de pensamentos matemáticos e lógicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações oferecidas pelo problema?
  • Lendo a situação podemos perceber se há algo para ser resolvido?
  • O que falta na situação para que seja considerada um problema?
  • Verificando cada uma das alternativas propostas como pergunta para o problema, qual você acredita ser a mais adequada e por quê?
  • Se considerarmos a alternativa A, o que é preciso fazer para resolvê-lo?
  • E se considerarmos a alternativa B, o que é preciso fazer para resolvê-lo?
  • E se considerarmos a alternativa C, o que é preciso fazer para resolvê-lo?

Material complementar:

Sugestão de leitura: O que ensinar em Matemática

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6)

Orientações: Apresente a situação para a turma, e peça que, em duplas, analisem a situação proposta pela professora Maria. Explore a interpretação e a compreensão dos dados presentes na situação. Discuta com a turma se essa situação está completa e se há um problema a ser resolvido. Os alunos precisam constatar que a situação apresentada está incompleta, ou seja, falta algo para que o problema possa ser resolvido. Aqui é apresentada uma situação com alguns dados, onde é necessário analisá-la e verificar o que é preciso fazer. O próximo slide apresenta a proposta principal da aula. Entregue impressa a atividade principal somente com a parte I.

Propósito: Ler, interpretar e explorar dados de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • A professora Maria apresentou o que para seus alunos?
  • Como é uma situação problema?
  • O que precisa ter numa situação problema?
  • O que está sendo pedido na situação? É possível que os alunos da professora Maria solucionem essa situação?
  • O final da situação diz “se cada um recebeu 20 bolinhas” qual é a proposta do problema? É possível identificar o que está sendo pedido para resolvê-lo?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: O que são situações problema

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6)

Orientações: Apresente a situação para a turma, e peça que, em duplas, analisem a situação proposta pela professora Maria. Explore a interpretação e a compreensão dos dados presentes na situação. Discuta com a turma se essa situação está completa e se há um problema a ser resolvido. Os alunos precisam constatar que a situação apresentada está incompleta, ou seja, falta algo para que o problema possa ser resolvido. Aqui é apresentada uma situação com alguns dados, onde é necessário analisá-la e verificar o que é preciso fazer. O próximo slide apresenta a proposta principal da aula. Entregue impressa a atividade principal somente com a parte I.

Propósito: Elaborar perguntas para uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • O que Viviane deu a seus coleguinhas?
  • Quantas bolinhas cada um ganhou?
  • Quantos coleguinha de Viviane ganharam bolinhas coloridas?
  • Pensando nessas informações dadas é possível saber mais alguma coisa? O quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Deixe os alunos exporem suas ideias, discutirem as perguntas elaboradas e verificar a possibilidade delas serem resolvidas por outras pessoas. Se alguma dupla não conseguir expor suas ideias, peça que apenas leia o que escreveu, se mesmo assim não se sentirem à vontade, verifique a possibilidade de você ler. Socialize todas as perguntas analisando se houve ideias iguais, se as ideias diferentes podem ser compreendidas pelos demais e sobretudo se as perguntas elaboradas podem ser resolvidas. Peça que os alunos resolvam a situação com a pergunta elaborada e socialize se pode ser validada ou não.

Propósito: Apresentar as perguntas elaboradas, validando-as ou não.

Discuta com a turma:

  • O que vocês querem como resposta ao elaborarem essa pergunta?
  • Ela é possível de ser resolvida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Coletivamente, explorar o que é necessário para a resolução de um problema. Focar o quanto a pergunta é essencial para estabelecer estratégia de resolução, sem ela não há como compreender a exigência do problema. Sistematizar o conceito de resolução de problemas explorado com os alunos o que é necessário fazer para conseguir resolvê-lo com sucesso. Construir um painel coletivo com orientações como resolver um problema e anexar na sala, serve de recurso para orientação dos alunos em todas as aulas envolvendo resolução de problemas.

Propósito: Apresentar o conceito de resolução de problemas.

Sugestão de leitura: Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco

Discuta com a turma:

  • Para resolver um problema, o que é preciso?
  • No que pode ajudar ler a situação com atenção e compreendê-la?
  • O que é preciso para definir os caminhos que vamos seguir para resolver um problema?
  • Há uma estratégia única de resolução de problema ou depende dos conhecimentos e das habilidades que cada um tem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elenque as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a importância da pergunta na situação problema, e que esta deve ser elaborada com base nos dados apresentados para poder ser coerente.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • Ter uma pergunta na situação faz diferença no problema?
  • É importante compreender toda a situação para poder resolvê-la?
  • O que é um desafio?
  • Todo problema é um desafio? Por quê?
  • A questão por vocês elaboradas por ser considerada como um desafio?
  • Quem ler o problema e a sua pergunta vai conseguir resolver o problema? Como?
  • A questão elaborada pela dupla pode ser resolvida utilizando os dados apresentados no problema?
  • O que são estratégias de resolução de problemas?
  • Para a pergunta que elaborou, qual estratégia você utilizaria para resolvê-lo?

Slide Plano Aula

Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem. Retome pontos importantes caso os alunos ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos, elaborando perguntas coerentes.

Discuta com a turma:

  • Quantos lápis tem Luzia?
  • É preciso juntar os lápis para saber se caberão no estojo?
  • Quantos lápis são ao todo?
  • Quantos lápis cabem no estojo?
  • Se cabem 50 lápis, ela tem mais ou menos que 50?
  • Se cabem 50 no estojo, quantos lápis a mais ela tem?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre processos matemáticos, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano