Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Coletivamente, apresente os questionamentos acima aos alunos e estimule-os a dizer o pensam e o que sabem sobre resolução de problemas. Faça uma pergunta de cada vez.
Propósito: Socializar ideias referentes a resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- O que é um problema?
- Na escola em que situações ou momentos nos deparamos com problemas?
- Que problemas serão esses? Matemáticos, pessoais...?
- Todo problema tem solução?
- Pensando apenas nos problemas matemáticos, a identificação dos dados pode ser feita antes de lê-lo todo ou depois de compreendê-lo?
Material complementar:
Sugestão de leitura:A resolução de problemas e o pensamento matemático
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Apresente essa situação coletivamente e explore-a. Leia o problema todo em voz alta com entonação, releia parte por parte instigando os alunos a se atentarem a cada informação presente. Releia a pergunta do problema e questione os alunos sobre a quantidade de informações e quais são realmente necessária para solucionar o problema.
Propósito: Elencar a informações essenciais para resolução.
Discuta com a turma:
- Todo mundo faz aniversário? O que comemora-se no aniversário?
- Quantas vezes por ano fazemos aniversário?
- Quantos tipos de presentes ele ganhou?
- Quantas pessoas foram convidadas?
- Qual a informação mais importante tem na situação para poder responder a pergunta feita?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 5 e 6)
Orientações: Organize a turma em duplas produtivas. Leia a situação em voz alta para os alunos - caso todos os alunos sejam alfabetizados, não há necessidade da leitura, uma opção seria ler apenas para as duplas que apresentam maior dificuldade na leitura e interpretação. Neste momento explore as informações presentes sem apresentar a pergunta, assim os alunos podem olhar melhor para o problema ao invés de ir direto na pergunta e procurar a informação necessária. Para discutir a questão, entregue apenas a parte I que está nas atividades para impressão.
Propósito: Apresentar o problema a ser resolvido.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um açougue? Alguém já foi em algum?
- Esse tipo de alimento pode ser vendido apenas no açougue ou há supermercados que tem esse atendimento em local apropriado? Qual desses estabelecimentos você conhece mais?
- Que tipo de carne se vende no açougue?
- Até esse momento foi apresentada a pergunta do problema?
- Sabemos o que é para ser feito?
Materiais complementares:
Sugestão de leitura: Como agrupo meus alunos?
Atividade principal.
Resolução da atividade principal.
Guia de intervenção.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 5 e 6)
Orientações: Agora apresente a pergunta aos alunos. Depois de explorar todos os dados apresentados os alunos terão maior clareza do que realmente é importante para poder resolverem o problema. Oriente-os a prestarem atenção na afirmação inicial, ela faz toda a diferença na resolução. É importante que anterior a essa aula os alunos já tenham trabalhado noções de tempo, que uma semana são sete dias e os dias da semana. Volte na situação e questione sobre a quantidade de carne ao todo aproximadamente por dia. Entregue a pergunta imprensa, após discutir os dados apresentados, parte II nas atividades para impressão.
Propósito: Resolver problema com excesso de dados.
Discuta com a turma:
- Quando fala que vende carne em bife, moída e em pedaço, todas são carne de vaca. A carne é diferente ou a forma como ela foi vendida que é diferente?
- Então quantos quilos de carne de vaca ao todo o açougue vende aproximadamente por dia?
- Para responder a pergunta preciso saber a quantidade de frango e peixe que são vendidos?
- Saber que o açougue fecha nas segundas-feiras é importante? Por quê?
- Quantos são os dias da semana e quais são?
- Se são 7 menos a segunda, então quantos dias da semana o açougue fica aberto?
- O que é preciso fazer para responder a pergunta do problema?
- Todos as informações apresentadas na situação são importantes?
- Qual dessas informações é essencial para resolver o problema?
- O problema pode ser resolvido sem a informação da venda dos frangos e do peixe?
- A quantidade de informações apresentadas pode dificultar a resolução? Por quê?
Materiais complementares:
Sugestão de leitura: Como agrupo meus alunos?
Atividade principal.
Resolução da atividade principal.
Guia de intervenção.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os alunos exporem suas ideias, discutirem as resoluções feitas com base nas perguntas do slide a serem apresentadas uma a uma. É importante socializar os critérios utilizados pelas duplas para estabelecer as estratégias de resolução que desenvolveram. Foque na importância de compreender a pergunta do problema para poder identificar as informações que realmente são necessárias para resolução. Explore com os alunos as diferentes resoluções que tiveram, deixe que as duplas apresentem suas hipóteses e o grupo coletivamente valide ou não a resolução que a dupla teve.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução utilizadas e como identificaram os dados.
Discuta com a turma:
- Como cada dupla chegou ao seu resultado?
- Todos os resultados são iguais?
- O que fez com que houvesse resultados diferentes?
- As informações utilizadas pelas duplas são as mesmas?
- Quem utilizou a mesma informação?
- Por que algumas duplas utilizaram informações diferentes? (caso tenha ocorrido)
- Por que vocês (duplas) utilizaram essa informação para fazer o cálculo?
- Se tivesse utilizado outra informação teria tido o mesmo resultado? Por quê?
- A leitura com atenção é importante para resolução de problemas? Por quê?
- Como você e seu colega identificaram as informações importantes no problema?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Coletivamente, explore o que é necessário para a resolução de um problema. É essencial que os alunos percebam que independente da quantidade de informações, é possível estabelecer o que realmente é importante e a partir disso iniciar o processo de resolução. Para estabelecer essa estratégia de resolução, é necessário compreender a exigência do problema. Sistematize o conceito de resolução de problemas com excesso de informações explorado com os alunos o que é necessário fazer para conseguir resolvê-lo com sucesso.
Propósito: Apresentar o conceito de resolução de problemas com excesso de informações.
Discuta com a turma:
- O que é preciso para resolver um problema?
- Ler a situação com atenção e compreendê-la é importante? Por quê?
- Todas os problemas matemáticos são iguais?
- O problema que trabalhamos nessa aula é diferente dos demais que vocês conhecem? Em que?
- A quantidade de informações pode interferir na resolução? Como?
- Para resolver um problema, todas as pessoas têm que utilizar a mesma estratégia? Por quê?
- A forma como uma pessoa compreende um problema e começa a resolvê-lo deve ser igual a dos demais?
- O que é necessário para resolver um problema com excesso de informações?
Material complementar:
Sugestão de leitura: Vivenciando a resolução de problemas em sala de aula
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elencar as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a importância de identificar no problema as informações que realmente são necessária para resolvê-lo.
Propósito: Concluir a aula.
Discuta com a turma:
- Que tipo de problemas trabalhamos nessa aula?
- O que ele tem que dificulta sua resolução?
- Todos conseguiram ver que há informações desnecessárias para a resolução?
- Essas informações não tão importantes alteram o resultado?
- Falamos muito da importância da leitura. Ela realmente é importante? Por quê?
- É possível ter critérios para identificar e selecionar as informações mais importantes de um problema? Quais seriam?
Raio x
Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos que ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos na resolução de problemas com excesso de informações.
Discuta com a turma:
- Para resolver esse problema, o que é necessário fazer primeiro?
- Quais informações que o problema apresenta?
- Todas são importantes para resolvê-lo, ou seja, todos os dados são necessário?
- Qual é a pergunta do problema?
- Qual é a informação mais importante para responder essa pergunta?
- As outras informações alteram a resolução do problema? Por quê?
Materiais complementares:
Utilize o Guia de intervenção para discutir com os alunos as possíveis variações de respostas dadas e dificuldades encontradas.
Atividade Raio X.
Resolução Raio X.
Atividade complementar.
Resolução atividade complementar.