Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolvendo problemas sem números e sem pergunta
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo diferentes problemas
Descrição
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.
Objetivos específicos
- Compreender diferentes tipos de situações problemas.
- Criar uma pergunta para um problema.
- Identificar os dados essenciais de uma situação para sua resolução.
- Compreender os processos matemáticos envolvidos na resolução de problema.
Conceito-chave
Resolução, situações, problemas, estratégias, perguntas.
Recursos necessários
- Atividade principal e raio x impresso.
- Quadro para anotações.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender diferentes tipos de situações problemas.
- Criar uma pergunta para um problema.
- Identificar os dados essenciais de uma situação para sua resolução.
- Compreender os processos matemáticos envolvidos na resolução de problema.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA