Plano de Aula

Plano de aula: Situação problema sem números

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo diferentes problemas

Descrição

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema e criar uma pergunta para um problema.

Objetivos específicos

- Identificar os dados essenciais de uma situação.

- Compreender o que são situações problemas não numéricos.

- Resolver problemas não numéricos explorando os processos matemáticos e estratégias pessoais.

- Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos coerentes.

Conceito-chave

Situações, problemas, resolução, estratégias pessoais.

Recursos necessários

- Atividade principal e raio x impressa (preferencialmente colorida).

- Quadro com giz ou painel para anotar conclusões dos alunos.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • - Identificar os dados essenciais de uma situação.

    - Compreender o que são situações problemas não numéricos.

    - Resolver problemas não numéricos explorando os processos matemáticos e estratégias pessoais.

    - Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos coerentes.