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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Elaboração e Resolução de Problemas com o jogo Cartas Matemáticas

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre elaboração e resolução de problemas, cálculo mental.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Elaborar problemas envolvendo múltiplos de 10. Utilizar diferentes estratégias de cálculo mental para resolver problemas e cálculos. Comparar estratégias e refletir sobre facilidades e pontos que necessitam mais atenção.

Conceito-chave

Elaboração e resolução de problemas, cálculo mental.

Recursos necessários

Lápis, papel, cartolina.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Múltiplos, estratégia, problema, cálculo.





Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva as operações no quadro. Leia a pergunta. Peça para que os alunos discutam, em duplas, suas estratégias por dois minutos. Abra a discussão para toda a turma e, à medida em que os alunos compartilharem suas estratégias, faça a sistematização no quadro. Essa sistematização deve ficar visível durante a atividade principal.

Propósito: Relembrar estratégias para calcular mentalmente as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças entre as estratégias usadas?
  • Quando é possível usar cada uma das estratégias apresentadas?
  • Há mais de uma “boa” estratégia para a resolução de um mesmo cálculo?

Solução:

40 + 260 = 300

220 - 70 = 150

9 x 30 + 270

350 : 5 = 7

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva o problema no quadro. Leia as perguntas junto com os alunos. Peça que um estudante leia o problema. Em uma discussão com toda a turma, converse sobre as partes que compõem um problema, o que é necessário para responder à pergunta, quais as estratégias para a resolução. Sistematize o que os estudantes forem falando no quadro, de forma de que fique visível para todos durante a atividade principal. A ideia aqui não é resolver o problema ou discutir estratégias para sua resolução, mas sim conversar sobre a estrutura do problema e formas de organizar-se para a resolução.

Propósito: Relembrar a estrutura de um problema matemático e estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quais as partes que compõem um problema?
  • Por onde podemos começar?
  • Qual pergunta é preciso responder?
  • O que é necessário saber para se responder à pergunta?
  • Como vamos conseguir responder essa pergunta?
  • Quais dados temos para responder essa pergunta?
  • Como vamos organizar o que estamos pensando?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal (cartas especiais)

Atividade principal (cartas)

Atividade principal (dado)

Atividade principal (regras)

Atividade principal (tabela de resultados)

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Leitura complementar:

  • Outros jogos de matemática podem ser encontrados em: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema. Jogos Matemáticos – de 1°. a 5°. ano. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.

Atividade principal (slides 5 a 8) select-down

Slide Plano Aula Atividade principal (slides 5 a 8)

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Fale para os alunos que eles produzirão os problemas das cartas matemáticas. Cada aluno elaborará dois problemas envolvendo quaisquer operações e dois cálculos diretos, sendo uma multiplicação e uma divisão. Todos os problemas e cálculos devem envolver múltiplos de 10.

Propósito: Entender como será a construção do jogo.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Forneça a cada estudante uma folha com as cartas para serem preenchidas por eles, como no modelo do slide. Idealmente, essas cartas devem ser impressas em um papel mais grosso (cartolina, colorset, etc.) ou podem ser impressas em papel comum e coladas em um papel mais grosso para maior durabilidade. Explique a eles que eles devem elaborar dois problemas envolvendo múltiplos de 10 e mobilizando as operações básicas. Podem ser mobilizadas uma ou mais operações em um mesmo problema. Os problemas podem ser elaborados no caderno e, após a verificação do professor, a versão final deve ser transcrita na folha com as cartas. Os alunos também devem criar dois cálculos diretos envolvendo múltiplos de 10, sendo uma multiplicação e uma divisão, e registrá-los nas outras duas cartas. Cada aluno deve resolver seus próprios problemas e cálculos e conferir suas respostas com um colega. Organize duplas previamente para essa troca ou a medida que os alunos finalizarem as elaborações dos problemas.

Para organizar os resultados dos problemas, pode-se organizar uma tabela de resultados. Dê a cada aluno uma letra e peça para que eles numerem as cartas com a letra recebida e números de 1 a 4 (Exemplo: A1, A2, A3, A4, para o aluno que receber a letra A, e assim por diante). Ao resolverem seus próprios problemas e conferir as respostas, peça para que cada aluno registre, na tabela de resultados, as respostas de suas cartas. Quando a tabela estiver completamente preenchida, faça cópias, de forma que cada grupo tenha uma tabela ao jogar. Imprima também duas folhas de cartas especiais por grupo de jogo (3 a 5 alunos), no mesmo papel que as cartas de problemas (ou cole-as no mesmo papel mais grosso posteriormente).

Enquanto os alunos estiverem elaborando e resolvendo seus problemas, circule entre eles, observando como estão fazendo a elaboração e perguntando como estão pensando para criar os problemas, quais as dificuldades que estão surgindo, quais números estão utilizando e as razões por trás de suas escolhas. Faça anotações sobre as respostas e sobre os autores de tais respostas. Essas anotações o ajudarão na etapa de discussão das soluções.

Use o guia de intervenção para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Se você julgar que o tempo para essa elaboração é muito curto, baseado no seu conhecimento da turma, considere fazer essa elaboração dos problemas em uma aula anterior ou como uma tarefa de casa, antes mesmo da apresentação das regras do jogo. Os alunos podem elaborar e resolver seus problemas no caderno e, nessa aula, apenas transcrever os problemas para as cartas e anotar as respostas na tabela de resultados. Isso libera mais tempo para as outras partes da aula também.

Propósito: Elaborar problemas envolvendo múltiplos de 10. Prever dificuldades na resolução de tais problemas.

Discuta com a turma:

- Qual a história do seu problema?

- Como você está pensando para criar os dados?

- Há dados suficientes para a resolução do seu problema?

- Há algo que está sendo difícil?

- Por que você escolheu esses números?

- Qual é a pergunta do seu problema?

- Quais você acha que podem ser as dificuldades de alguém que vai resolver esse problema?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Organize grupos de 3 a 5 alunos para jogar. Pense previamente nos grupos de forma a criar agrupamentos produtivos. Cada grupo deve receber o correspondente a duas cartas de problemas e duas de cálculos para cada integrante do grupo, além de duas cartas especiais de cada tipo. Por exemplo, um grupo formado por 5 alunos deve ter 10 cartas de problemas, 10 cartas de cálculos e 8 cartas especiais (2 METADE, 2 DOBRO, 2 SORTE e 2 AZAR). As cartas não precisam ser as mesmas elaboradas pelos integrantes do grupo. É mais interessante, inclusive, que os alunos joguem com cartas não elaboradas por eles. Cada grupo precisará de um dado. Você pode produzir um dado com o modelo disponível aqui ou usar dados disponíveis na escola.

Proponha aos grupos que joguem o jogo independentemente. Embora a intenção seja que o cálculo seja mental, deixe disponível nas mesas papel e lápis caso algum aluno necessite escrever. Enquanto os alunos jogam, apenas circule entre eles, observando como eles jogam, calculam e registram seus pontos. Preste atenção especial a como os alunos, quando discordam em relação a um resultado, explicam suas estratégias uns aos outros. Se não explicarem, intervenha, pedindo que expliquem até que todos do grupo compreendam qual a resposta correta e como chegar nela. Em caso de dúvidas nos cálculos, peça para que conversem com os colegas para tentar resolver.

Utilize o guia de intervenção para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Desenvolver estratégias e praticar o cálculo mental e a resolução de problemas envolvendo múltiplos de 10. Aplicar as regras do jogo discutidas e elaboradas anteriormente.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar onde erramos quando nossa resposta não é correta?
  • Como você abordou os problemas apresentados no jogo?
  • A estratégia que você encontrou foi bem sucedida?
  • O que você aprendeu com a sua estratégia?
  • O que foi difícil? O que foi fácil?
  • Como você pensou para resolver esse problema?
  • Alguém do grupo tem uma ideia diferente para resolver esse problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Retome as anotações que você fez durante a elaboração das cartas e o jogo em grupos. Com base nelas, escolha um ou dois problemas para serem discutidos nesse momento. Convide alunos específicos a compartilharem suas estratégias e dificuldades, relativas tanto à elaboração quanto à resolução dos problemas. Anote os nomes dos alunos que compartilharam suas produções e resoluções próximo ao registro feito na lousa.

Propósito: Analisar as estratégias e dificuldades apresentadas durante a elaboração e resolução dos problemas durante o jogo.

Discuta com a turma:

- Como foi criar os problemas?

- Como vocês pensaram para criar os dados?

- Algo foi especificamente difícil?

- Como vocês escolheram os números dos problemas?

- Vocês anteciparam possíveis dificuldades de alguém que iria resolver seus problemas? Quais?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as atividades feitas nesta aula e o que foi aprendido. Elenque com eles, rapidamente, quais os passos que devemos seguir quando elaboramos um problema e em que é importante pensar. Anote as contribuições na lousa, de forma que fique visível para todos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o que foi estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Leia a atividade com os alunos e peça que elaborem um problema. O problema pode ser elaborado no caderno ou em uma folha avulsa. Ressalte que eles têm liberdade para criar os números e outros elementos, se assim o desejarem. Circule para verificar como os alunos estão criando o problema. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. A atividade deve ser realizada individualmente e, nesse caso, a resolução será diferente para cada aluno. Alguns exemplos de solução estão descritos aqui, mas as possibilidades são muitas. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, com o compartilhamento de alguns problemas propostos, suas soluções e dificuldades encontradas.

Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dificuldades que possam aparecer.

Discuta com a turma:

  • Em que precisamos pensar quando elaboramos um problema?

- O problema tem todos os dados necessários para se responder à pergunta?

- O enunciado do problema está claro?

- Por onde começamos a resolver um problema?

- O que fazer se faltam dados?

- Qual estratégia foi mais eficiente para a resolução desse problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Elaborar problemas envolvendo múltiplos de 10. Utilizar diferentes estratégias de cálculo mental para resolver problemas e cálculos. Comparar estratégias e refletir sobre facilidades e pontos que necessitam mais atenção.

Conceito-chave

Elaboração e resolução de problemas, cálculo mental.

Recursos necessários

Lápis, papel, cartolina.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Múltiplos, estratégia, problema, cálculo.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva as operações no quadro. Leia a pergunta. Peça para que os alunos discutam, em duplas, suas estratégias por dois minutos. Abra a discussão para toda a turma e, à medida em que os alunos compartilharem suas estratégias, faça a sistematização no quadro. Essa sistematização deve ficar visível durante a atividade principal.

Propósito: Relembrar estratégias para calcular mentalmente as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças entre as estratégias usadas?
  • Quando é possível usar cada uma das estratégias apresentadas?
  • Há mais de uma “boa” estratégia para a resolução de um mesmo cálculo?

Solução:

40 + 260 = 300

220 - 70 = 150

9 x 30 + 270

350 : 5 = 7

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva o problema no quadro. Leia as perguntas junto com os alunos. Peça que um estudante leia o problema. Em uma discussão com toda a turma, converse sobre as partes que compõem um problema, o que é necessário para responder à pergunta, quais as estratégias para a resolução. Sistematize o que os estudantes forem falando no quadro, de forma de que fique visível para todos durante a atividade principal. A ideia aqui não é resolver o problema ou discutir estratégias para sua resolução, mas sim conversar sobre a estrutura do problema e formas de organizar-se para a resolução.

Propósito: Relembrar a estrutura de um problema matemático e estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quais as partes que compõem um problema?
  • Por onde podemos começar?
  • Qual pergunta é preciso responder?
  • O que é necessário saber para se responder à pergunta?
  • Como vamos conseguir responder essa pergunta?
  • Quais dados temos para responder essa pergunta?
  • Como vamos organizar o que estamos pensando?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal (cartas especiais)

Atividade principal (cartas)

Atividade principal (dado)

Atividade principal (regras)

Atividade principal (tabela de resultados)

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Leitura complementar:

  • Outros jogos de matemática podem ser encontrados em: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema. Jogos Matemáticos – de 1°. a 5°. ano. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.

Slide Plano Aula
Atividade principal (slides 5 a 8)

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Fale para os alunos que eles produzirão os problemas das cartas matemáticas. Cada aluno elaborará dois problemas envolvendo quaisquer operações e dois cálculos diretos, sendo uma multiplicação e uma divisão. Todos os problemas e cálculos devem envolver múltiplos de 10.

Propósito: Entender como será a construção do jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Forneça a cada estudante uma folha com as cartas para serem preenchidas por eles, como no modelo do slide. Idealmente, essas cartas devem ser impressas em um papel mais grosso (cartolina, colorset, etc.) ou podem ser impressas em papel comum e coladas em um papel mais grosso para maior durabilidade. Explique a eles que eles devem elaborar dois problemas envolvendo múltiplos de 10 e mobilizando as operações básicas. Podem ser mobilizadas uma ou mais operações em um mesmo problema. Os problemas podem ser elaborados no caderno e, após a verificação do professor, a versão final deve ser transcrita na folha com as cartas. Os alunos também devem criar dois cálculos diretos envolvendo múltiplos de 10, sendo uma multiplicação e uma divisão, e registrá-los nas outras duas cartas. Cada aluno deve resolver seus próprios problemas e cálculos e conferir suas respostas com um colega. Organize duplas previamente para essa troca ou a medida que os alunos finalizarem as elaborações dos problemas.

Para organizar os resultados dos problemas, pode-se organizar uma tabela de resultados. Dê a cada aluno uma letra e peça para que eles numerem as cartas com a letra recebida e números de 1 a 4 (Exemplo: A1, A2, A3, A4, para o aluno que receber a letra A, e assim por diante). Ao resolverem seus próprios problemas e conferir as respostas, peça para que cada aluno registre, na tabela de resultados, as respostas de suas cartas. Quando a tabela estiver completamente preenchida, faça cópias, de forma que cada grupo tenha uma tabela ao jogar. Imprima também duas folhas de cartas especiais por grupo de jogo (3 a 5 alunos), no mesmo papel que as cartas de problemas (ou cole-as no mesmo papel mais grosso posteriormente).

Enquanto os alunos estiverem elaborando e resolvendo seus problemas, circule entre eles, observando como estão fazendo a elaboração e perguntando como estão pensando para criar os problemas, quais as dificuldades que estão surgindo, quais números estão utilizando e as razões por trás de suas escolhas. Faça anotações sobre as respostas e sobre os autores de tais respostas. Essas anotações o ajudarão na etapa de discussão das soluções.

Use o guia de intervenção para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Se você julgar que o tempo para essa elaboração é muito curto, baseado no seu conhecimento da turma, considere fazer essa elaboração dos problemas em uma aula anterior ou como uma tarefa de casa, antes mesmo da apresentação das regras do jogo. Os alunos podem elaborar e resolver seus problemas no caderno e, nessa aula, apenas transcrever os problemas para as cartas e anotar as respostas na tabela de resultados. Isso libera mais tempo para as outras partes da aula também.

Propósito: Elaborar problemas envolvendo múltiplos de 10. Prever dificuldades na resolução de tais problemas.

Discuta com a turma:

- Qual a história do seu problema?

- Como você está pensando para criar os dados?

- Há dados suficientes para a resolução do seu problema?

- Há algo que está sendo difícil?

- Por que você escolheu esses números?

- Qual é a pergunta do seu problema?

- Quais você acha que podem ser as dificuldades de alguém que vai resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Organize grupos de 3 a 5 alunos para jogar. Pense previamente nos grupos de forma a criar agrupamentos produtivos. Cada grupo deve receber o correspondente a duas cartas de problemas e duas de cálculos para cada integrante do grupo, além de duas cartas especiais de cada tipo. Por exemplo, um grupo formado por 5 alunos deve ter 10 cartas de problemas, 10 cartas de cálculos e 8 cartas especiais (2 METADE, 2 DOBRO, 2 SORTE e 2 AZAR). As cartas não precisam ser as mesmas elaboradas pelos integrantes do grupo. É mais interessante, inclusive, que os alunos joguem com cartas não elaboradas por eles. Cada grupo precisará de um dado. Você pode produzir um dado com o modelo disponível aqui ou usar dados disponíveis na escola.

Proponha aos grupos que joguem o jogo independentemente. Embora a intenção seja que o cálculo seja mental, deixe disponível nas mesas papel e lápis caso algum aluno necessite escrever. Enquanto os alunos jogam, apenas circule entre eles, observando como eles jogam, calculam e registram seus pontos. Preste atenção especial a como os alunos, quando discordam em relação a um resultado, explicam suas estratégias uns aos outros. Se não explicarem, intervenha, pedindo que expliquem até que todos do grupo compreendam qual a resposta correta e como chegar nela. Em caso de dúvidas nos cálculos, peça para que conversem com os colegas para tentar resolver.

Utilize o guia de intervenção para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Desenvolver estratégias e praticar o cálculo mental e a resolução de problemas envolvendo múltiplos de 10. Aplicar as regras do jogo discutidas e elaboradas anteriormente.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar onde erramos quando nossa resposta não é correta?
  • Como você abordou os problemas apresentados no jogo?
  • A estratégia que você encontrou foi bem sucedida?
  • O que você aprendeu com a sua estratégia?
  • O que foi difícil? O que foi fácil?
  • Como você pensou para resolver esse problema?
  • Alguém do grupo tem uma ideia diferente para resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Retome as anotações que você fez durante a elaboração das cartas e o jogo em grupos. Com base nelas, escolha um ou dois problemas para serem discutidos nesse momento. Convide alunos específicos a compartilharem suas estratégias e dificuldades, relativas tanto à elaboração quanto à resolução dos problemas. Anote os nomes dos alunos que compartilharam suas produções e resoluções próximo ao registro feito na lousa.

Propósito: Analisar as estratégias e dificuldades apresentadas durante a elaboração e resolução dos problemas durante o jogo.

Discuta com a turma:

- Como foi criar os problemas?

- Como vocês pensaram para criar os dados?

- Algo foi especificamente difícil?

- Como vocês escolheram os números dos problemas?

- Vocês anteciparam possíveis dificuldades de alguém que iria resolver seus problemas? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as atividades feitas nesta aula e o que foi aprendido. Elenque com eles, rapidamente, quais os passos que devemos seguir quando elaboramos um problema e em que é importante pensar. Anote as contribuições na lousa, de forma que fique visível para todos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o que foi estudado.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Leia a atividade com os alunos e peça que elaborem um problema. O problema pode ser elaborado no caderno ou em uma folha avulsa. Ressalte que eles têm liberdade para criar os números e outros elementos, se assim o desejarem. Circule para verificar como os alunos estão criando o problema. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. A atividade deve ser realizada individualmente e, nesse caso, a resolução será diferente para cada aluno. Alguns exemplos de solução estão descritos aqui, mas as possibilidades são muitas. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, com o compartilhamento de alguns problemas propostos, suas soluções e dificuldades encontradas.

Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dificuldades que possam aparecer.

Discuta com a turma:

  • Em que precisamos pensar quando elaboramos um problema?

- O problema tem todos os dados necessários para se responder à pergunta?

- O enunciado do problema está claro?

- Por onde começamos a resolver um problema?

- O que fazer se faltam dados?

- Qual estratégia foi mais eficiente para a resolução desse problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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