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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Proporcionalidade Direta

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre proporcionalidade direta

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Simone de Albuquerque,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Carla Simone de Albuquerque

Mentora: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.



Objetivos específicos

  • Compreender e utilizar conceitos de proporcionalidade direta, em situações problema.



Conceito-chave

  • Proporção direta.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Projetor de imagens.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia o texto com os alunos. Em seguida, observe como eles pensando e registrando para resolver a situação. Explore a ideia de dividir em partes proporcionais, conceitos apresentados anteriormente no 5º e 6º ano.

Propósito: Apresentar um problema que leve os alunos a refletir sobre o conceito de dividir em partes proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Elas deverão repartir as balas em partes iguais? Justifique.
  • Como podemos ajudar Amanda e Carla a resolver esse problema?
  • Que relações existem entre a quantidade de balas e o preço a pagar?

Resolução: Amanda pagou R$ 3,00 e Carla R$ 6,00. Carla pagou o dobro de Amanda, portanto deverá ficar com o dobro de balas. Basta então, dividir o total 120 por 3 = 40. O dobro de 40 é 80. Logo, Amanda ficará com 40 balas e Carla 80 balas.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis sobre a competição de natação. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.

Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade direta em situações reais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • O que acontece com o tempo da prova de 100 m para a prova de 200 m?
  • E se a piscina fosse de 100 m, quantas vezes Carlos percorreria a raia na prova de 400 m?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis sobre a competição de natação. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.

Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade direta em situações reais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • O que acontece com o tempo da prova de 100 m para a prova de 200 m?
  • E se a piscina fosse de 100 m, quantas vezes Carlos percorreria a raia na prova de 400 m?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientação: Leia o texto do slide com os alunos e apresente os exemplos para mostrar o conceito de proporcionalidade direta.

Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade direta.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientação: Leia o texto do slide com os alunos e apresente os exemplos para mostrar o conceito de proporcionalidade direta.

Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade direta.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre proporcionalidade.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre proporção direta. Reserve se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram consolidar o conceito de proporcionalidade direta.

Discuta com a turma:

  • Podemos afirmar que nessa situação o tempo e a quantidade são diretamente proporcionais?
  • Continuando essa produção, qual a quantidade de calças seriam produzidas em 20 horas?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Carla Simone de Albuquerque

Mentora: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.



Objetivos específicos

  • Compreender e utilizar conceitos de proporcionalidade direta, em situações problema.



Conceito-chave

  • Proporção direta.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Projetor de imagens.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia o texto com os alunos. Em seguida, observe como eles pensando e registrando para resolver a situação. Explore a ideia de dividir em partes proporcionais, conceitos apresentados anteriormente no 5º e 6º ano.

Propósito: Apresentar um problema que leve os alunos a refletir sobre o conceito de dividir em partes proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Elas deverão repartir as balas em partes iguais? Justifique.
  • Como podemos ajudar Amanda e Carla a resolver esse problema?
  • Que relações existem entre a quantidade de balas e o preço a pagar?

Resolução: Amanda pagou R$ 3,00 e Carla R$ 6,00. Carla pagou o dobro de Amanda, portanto deverá ficar com o dobro de balas. Basta então, dividir o total 120 por 3 = 40. O dobro de 40 é 80. Logo, Amanda ficará com 40 balas e Carla 80 balas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis sobre a competição de natação. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.

Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade direta em situações reais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • O que acontece com o tempo da prova de 100 m para a prova de 200 m?
  • E se a piscina fosse de 100 m, quantas vezes Carlos percorreria a raia na prova de 400 m?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis sobre a competição de natação. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.

Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade direta em situações reais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • O que acontece com o tempo da prova de 100 m para a prova de 200 m?
  • E se a piscina fosse de 100 m, quantas vezes Carlos percorreria a raia na prova de 400 m?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientação: Leia o texto do slide com os alunos e apresente os exemplos para mostrar o conceito de proporcionalidade direta.

Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade direta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientação: Leia o texto do slide com os alunos e apresente os exemplos para mostrar o conceito de proporcionalidade direta.

Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade direta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre proporcionalidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre proporção direta. Reserve se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram consolidar o conceito de proporcionalidade direta.

Discuta com a turma:

  • Podemos afirmar que nessa situação o tempo e a quantidade são diretamente proporcionais?
  • Continuando essa produção, qual a quantidade de calças seriam produzidas em 20 horas?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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