Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o texto com os alunos. Em seguida, respondam as duas afirmações, identificando quais são grandezas diretas e inversa proporcionalmente. Explore a ideia de proporcionalidade direta e inversa, conceitos apresentados anteriormente.
Propósito: Apresentar um problema que leve os alunos a refletir sobre o conceito de proporcionalidade direta e inversa.
Discuta com a turma:
- Exemplifique outras grandezas inversamente proporcionais.
Resolução: Nas duas situações temos grandezas inversamente proporcional, na afirmação 1, quanto maior for o número de erros, menor será a nota. E na afirmação 2 quanto maior for números de operários menor será o total de dias para construírem uma casa.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Peça nesse momento que os alunos leiam a atividade e depois explique que eles devem observar os dados disponíveis. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.
Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade inversa em situações reais.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar os valores que faltam?
- O que você observa da área 1 para área 2? Qual relação existe entre essas duas áreas?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Peça nesse momento que os alunos leiam a atividade e depois explique que eles devem observar os dados disponíveis. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.
Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade inversa em situações reais.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar os valores que faltam?
- O que você observa da área 1 para área 2? Qual relação existe entre essas duas áreas?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo com os alunos e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula.
Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre proporcionalidade inversa.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre proporção inversa. Reserve, se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.
Propósito: Verificar se os alunos conseguiram consolidar o conceito de proporcionalidade inversa.
Discuta com a turma:
Se o serviço tivesse que ser executado em 2 horas, o que aconteceria? Quantos trabalhadores seriam necessários?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar