Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Leia o texto com os alunos. Em seguida, observe como eles pensaram e registraram para resolver a situação. Explore a ideia de proporcionalidade direta.
Propósito: Apresentar um problema que leve os alunos a refletir sobre o conceito de proporcionalidade direta.
Discuta com a turma:
- Que relação existe entre o consumo médio mensal e as horas diárias?
Resolução: Uma forma de resolução é pensar que de 2 para 4 horas, dobramos o valor, e de 90 para X, mantendo a regularidade, dobramos também. Logo,
X = 90 x 2 = 180. A quantidade do consumo médio mensal do ar condicionado ligado em 4 horas são 180 kwh.
Para determinar a quantidade de horas utilizadas pelo consumo médio mensal do ar condicionado, vamos utilizar o mesmo padrão do item anterior. Pensar de 90 para 270, triplicamos o valor, e de 2 horas para y, deveremos triplicar também, para continuar mantendo o padrão. Logo, y = 2 x 3 = 6. A quantidade de horas utilizadas com o consumo médio mensal de 270 kwh por um ar condicionado são de 6 horas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis sobre a competição de natação. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.
Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade direta por meio de regra de três em situações reais.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia você deverá utilizar para resolver os questionamentos?
- Qual relação existe entre as grandezas dias trabalhados e dias de folgas?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta, utilizando regra de três, explique para os alunos que utilizar a propriedade fundamental das proporções, utilizando o método regra de três, é uma alternativa para diminuir a quantidade de cálculos que deverão ser realizados para chegar ao resultado, eu poderão seguir esse método para valores maiores. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a propriedade fundamental das proporções, utilizando regra de três.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta, utilizando regra de três, explique para os alunos que utilizar a propriedade fundamental das proporções, utilizando o método regra de três, é uma alternativa para diminuir a quantidade de cálculos que deverão ser realizados para chegar ao resultado, dessa forma, poderão seguir esse método para valores maiores. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a propriedade fundamental das proporções, utilizando regra de três.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta, utilizando regra de três, explique para os alunos que utilizar a propriedade fundamental das proporções, utilizando o método regra de três, é uma alternativa para diminuir a quantidade de cálculos que deverão ser realizados para chegar ao resultado, eu poderão seguir esse método para valores maiores. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a propriedade fundamental das proporções, utilizando regra de três.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta, utilizando regra de três, explique para os alunos que utilizar a propriedade fundamental das proporções, utilizando o método regra de três, é uma alternativa para diminuir a quantidade de cálculos que deverão ser realizados para chegar ao resultado, eu poderão seguir esse método para valores maiores. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a propriedade fundamental das proporções, utilizando regra de três.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta, utilizando regra de três, explique para os alunos que utilizar a propriedade fundamental das proporções, utilizando o método regra de três, é uma alternativa para diminuir a quantidade de cálculos que deverão ser realizados para chegar ao resultado, eu poderão seguir esse método para valores maiores. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a propriedade fundamental das proporções, utilizando regra de três.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta, utilizando regra de três, explique para os alunos que utilizar a propriedade fundamental das proporções, utilizando o método regra de três, é uma alternativa para diminuir a quantidade de cálculos que deverão ser realizados para chegar ao resultado, eu poderão seguir esse método para valores maiores. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a propriedade fundamental das proporções, utilizando regra de três.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 12 e 13)
Orientação: Leia o texto do slide com os alunos e apresente os exemplos para mostrar o conceito de proporcionalidade direta, utilizando regra de três.
Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade direta, propriedade fundamental das proporções e regra de três.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 12 e 13)
Orientação: Leia o texto do slide com os alunos e apresente os exemplos para mostrar o conceito de proporcionalidade direta, utilizando regra de três.
Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade direta, propriedade fundamental das proporções e regra de três.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula.
Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre proporcionalidade e regra de três.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre proporção direta utilizando regra de três. Reserve se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.
Propósito: Verificar se os alunos conseguiram consolidar o conceito de proporcionalidade direta, utilizando regra de três.
Discuta com a turma:
- Podemos afirmar que nessa situação os brinquedos vendidos e os brinquedos doados são diretamente proporcionais?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar