Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Inêz Aparecida Simões
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
Objetivos específicos
- Utilizar o cálculo mental para divisões.
- Aplicar propriedades numéricas para operações equivalentes.
Conceito-chave
- Equivalência, divisão.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadoras.
- Datashow (opcional).
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
Objetivos específicos
- Utilizar o cálculo mental para divisões.
- Aplicar propriedades numéricas para operações equivalentes.
Conceito-chave
- Equivalência, divisão.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Recorde com os alunos a ideia apresentada no slide e analise juntamente com a turma a situação apresentada. Sugerimos, se possível, o uso da calculadora para os alunos fazerem as divisões, ou mostre no quadro as divisões, para que eles percebam que todas elas possuem o mesmo resultado: 324 : 9 = 180 : 5 = 360 : 10 = 144 : 4 = 108 : 3 = 252 : 7 = 216 : 6 = 288 : 8 = 144 : 4 = 36.
Propósito: Retomar que duas divisões são equivalentes quando possuem o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Quais são as divisões equivalentes pintadas em azul? Por que são consideradas equivalentes?
- Se multiplicarmos um dos termos de todas divisões pintadas pelo mesmo número continuariam sendo equivalentes?
- E se dividirmos um dos termos de todas as divisões pintadas pelo mesmo número, ainda assim continuariam sendo equivalentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Divida a turma em duplas ou trios e distribua a atividade. Oriente os alunos a leitura da situação-problema destacando todas as informações importantes e analisando os questionamentos a serem respondidos. No momento em que os alunos estiverem resolvendo, percorra pela classe observando as estratégias utilizadas por eles, pontue algumas estratégias para serem analisadas na correção da atividade. Caso perceba alunos com muita dificuldade na resolução, faça questionamentos plausíveis às dificuldades observadas por você, para auxiliá-los.
Propósito: Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.
Discuta com a turma:
- Sabemos quantas turmas irão participar do passeio? Quais são elas?
Materias complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Divida a turma em duplas ou trios e distribua a atividade, oriente os alunos a leitura da situação-problema destacando todas as informações importantes e analisando os questionamentos a serem respondidos. No momento em que os alunos estiverem resolvendo, percorra pela classe observando as estratégias utilizadas por eles, pontue algumas estratégias para serem analisadas na correção da atividade. Caso perceba alunos com muita dificuldade na resolução, faça questionamentos plausíveis às dificuldades observadas por você, para auxiliá-los.
Propósito: Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.
Discuta com a turma:
- Sabemos quantas turmas irão participar do passeio? Quais são elas?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)
Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.
Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.
Discuta com a turma:
- Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
- Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
- Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
- Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Material Complementar:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)
Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.
Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.
Discuta com a turma:
- Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
- Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
- Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
- Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)
Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.
Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.
Discuta com a turma:
- Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
- Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
- Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
- Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)
Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.
Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.
Discuta com a turma:
- Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
- Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
- Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
- Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)
Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.
Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.
Discuta com a turma:
- Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
- Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
- Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
- Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)
Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.
Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.
Discuta com a turma:
- Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
- Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
- Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
- Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)
Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.
Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.
Discuta com a turma:
- Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
- Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
- Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
- Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Faça o fechamento da aula expondo aos alunos um resumo do que foi estudado.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue a atividade para os alunos, oriente-os que leiam com atenção e resolvam considerando o que foi estudado sobre a equivalência na divisão.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que foi explicado em aula e utilizam esses conhecimentos adquiridos para resolver a atividade.
Materias complementares para impressão: