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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Trabalhando equivalência na divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre equivalência e divisão

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora:  Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

Objetivos específicos

  • Utilizar o cálculo mental para divisões.
  • Aplicar propriedades numéricas para operações equivalentes.

Conceito-chave

  • Equivalência, divisão.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadoras.
  • Datashow (opcional).



Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

Objetivos específicos

  • Utilizar o cálculo mental para divisões.
  • Aplicar propriedades numéricas para operações equivalentes.

Conceito-chave

  • Equivalência, divisão.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Recorde com os alunos a ideia apresentada no slide e analise juntamente com a turma a situação apresentada. Sugerimos, se possível, o uso da calculadora para os alunos fazerem as divisões, ou mostre no quadro as divisões, para que eles percebam que todas elas possuem o mesmo resultado: 324 : 9 = 180 : 5 = 360 : 10 = 144 : 4 = 108 : 3 = 252 : 7 = 216 : 6 = 288 : 8 = 144 : 4 = 36.

Propósito: Retomar que duas divisões são equivalentes quando possuem o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Quais são as divisões equivalentes pintadas em azul? Por que são consideradas equivalentes?
  • Se multiplicarmos um dos termos de todas divisões pintadas pelo mesmo número continuariam sendo equivalentes?
  • E se dividirmos um dos termos de todas as divisões pintadas pelo mesmo número, ainda assim continuariam sendo equivalentes?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Divida a turma em duplas ou trios e distribua a atividade. Oriente os alunos a leitura da situação-problema destacando todas as informações importantes e analisando os questionamentos a serem respondidos. No momento em que os alunos estiverem resolvendo, percorra pela classe observando as estratégias utilizadas por eles, pontue algumas estratégias para serem analisadas na correção da atividade. Caso perceba alunos com muita dificuldade na resolução, faça questionamentos plausíveis às dificuldades observadas por você, para auxiliá-los.

Propósito: Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Sabemos quantas turmas irão participar do passeio? Quais são elas?

Materias complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Divida a turma em duplas ou trios e distribua a atividade, oriente os alunos a leitura da situação-problema destacando todas as informações importantes e analisando os questionamentos a serem respondidos. No momento em que os alunos estiverem resolvendo, percorra pela classe observando as estratégias utilizadas por eles, pontue algumas estratégias para serem analisadas na correção da atividade. Caso perceba alunos com muita dificuldade na resolução, faça questionamentos plausíveis às dificuldades observadas por você, para auxiliá-los.

Propósito: Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Sabemos quantas turmas irão participar do passeio? Quais são elas?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Faça o fechamento da aula expondo aos alunos um resumo do que foi estudado.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade para os alunos, oriente-os que leiam com atenção e resolvam considerando o que foi estudado sobre a equivalência na divisão.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que foi explicado em aula e utilizam esses conhecimentos adquiridos para resolver a atividade.

Materias complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora:  Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

Objetivos específicos

  • Utilizar o cálculo mental para divisões.
  • Aplicar propriedades numéricas para operações equivalentes.

Conceito-chave

  • Equivalência, divisão.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadoras.
  • Datashow (opcional).



Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

Objetivos específicos

  • Utilizar o cálculo mental para divisões.
  • Aplicar propriedades numéricas para operações equivalentes.

Conceito-chave

  • Equivalência, divisão.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Recorde com os alunos a ideia apresentada no slide e analise juntamente com a turma a situação apresentada. Sugerimos, se possível, o uso da calculadora para os alunos fazerem as divisões, ou mostre no quadro as divisões, para que eles percebam que todas elas possuem o mesmo resultado: 324 : 9 = 180 : 5 = 360 : 10 = 144 : 4 = 108 : 3 = 252 : 7 = 216 : 6 = 288 : 8 = 144 : 4 = 36.

Propósito: Retomar que duas divisões são equivalentes quando possuem o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Quais são as divisões equivalentes pintadas em azul? Por que são consideradas equivalentes?
  • Se multiplicarmos um dos termos de todas divisões pintadas pelo mesmo número continuariam sendo equivalentes?
  • E se dividirmos um dos termos de todas as divisões pintadas pelo mesmo número, ainda assim continuariam sendo equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Divida a turma em duplas ou trios e distribua a atividade. Oriente os alunos a leitura da situação-problema destacando todas as informações importantes e analisando os questionamentos a serem respondidos. No momento em que os alunos estiverem resolvendo, percorra pela classe observando as estratégias utilizadas por eles, pontue algumas estratégias para serem analisadas na correção da atividade. Caso perceba alunos com muita dificuldade na resolução, faça questionamentos plausíveis às dificuldades observadas por você, para auxiliá-los.

Propósito: Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Sabemos quantas turmas irão participar do passeio? Quais são elas?

Materias complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Divida a turma em duplas ou trios e distribua a atividade, oriente os alunos a leitura da situação-problema destacando todas as informações importantes e analisando os questionamentos a serem respondidos. No momento em que os alunos estiverem resolvendo, percorra pela classe observando as estratégias utilizadas por eles, pontue algumas estratégias para serem analisadas na correção da atividade. Caso perceba alunos com muita dificuldade na resolução, faça questionamentos plausíveis às dificuldades observadas por você, para auxiliá-los.

Propósito: Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Sabemos quantas turmas irão participar do passeio? Quais são elas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução do slide seguinte e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 12)

Orientação: Pergunte aos alunos como as duplas pensaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Peça que as duplas comentem oral e coletivamente que estratégias utilizaram para descobrir a quantidade de alunos em cada turma. Se perceber algum raciocínio equivocado, discuta com alunos até que consigam encontrar onde ocorreu o equívoco. Poderá fazer isso através de questionamentos relacionados as estratégias utilizadas. Apresente as possibilidades de resolução e observe se algumas duplas utilizaram a mesma estratégia.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a divisão como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
  • Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
  • Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
  • Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Faça o fechamento da aula expondo aos alunos um resumo do que foi estudado.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade para os alunos, oriente-os que leiam com atenção e resolvam considerando o que foi estudado sobre a equivalência na divisão.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que foi explicado em aula e utilizam esses conhecimentos adquiridos para resolver a atividade.

Materias complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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