Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo equivalência usando adição e subtração

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades da igualdade e noções de equivalência

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA10) Concluir por meio de investigações, que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

Objetivos específicos

  • Investigar a equivalência em adições e subtrações.
  • Utilizar informações existentes para descobrir um valor desconhecido em uma igualdade.

Conceito-chave

Adição, subtração, igualdade, equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Peças do Jogo Dominó de igualdades para recortar.





Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Investigar a equivalência em adições e subtrações.
  • Utilizar informações existentes para descobrir um valor desconhecido em uma igualdade.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.