Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_11ALG01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a atividade desta etapa aos alunos, você pode adaptar o problema em formato de um texto ou enviar a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Atividade principal
Professor(a), envie para os alunos o problema proposto nesta etapa, seja em formato de texto ou compartilhando a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas resoluções. Você pode pedir para os alunos enviarem imagens mostrando como resolveram o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos verbalizem suas estratégias de resolução.
Discussão das soluções
Professor(a), apresente aos alunos as soluções disponíveis no plano. Sugerimos que as imagens dos slides sejam disponibilizadas, visto que possuem uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Caso você esteja interagindo com os alunos de forma síncrona verbalize e discuta cada uma das situações. Os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” podem ser também verbalizados ou enviados em formato de texto.
Raio X
Professor(a), você pode solicitar que os estudantes façam a atividade como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Você pode propor que os alunos escrevam, gravem um áudio, ou até mesmo gravem um vídeo explicando como chegaram ao resultado do problema. Caso não seja possível compartilhar o slide com os alunos, indique em formato de texto qual a operação que está sendo realizada, qual o termo deve ser descoberto (parcelas, minuendo, diminuendo, total ou resto) e quais termos se tem disponível (parcelas, minuendo, diminuendo, total ou resto).
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos conversem com seus familiares sobre a importância das operações inversas, como o caso da adição e subtração. Proponha que eles construam o “Dominó de igualdades”, presente no Aquecimento deste plano, e joguem com algum familiar ou pessoa que esteja em contato. Os estudantes podem confeccionar as peças ou imprimi-las, o exemplo pode ser encontrado no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzkvkZMrkTJgmkQPD9AcrX6VE5NVheBdwCsxkSmQDBRYtQ2PyZkHnTDy3CSs/ativaquec-mat5-11alg01.pdf