Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo equivalência usando adição e subtração
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades da igualdade e noções de equivalência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Inêz Aparecida Simões
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF05MA10) Concluir por meio de investigações, que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
Objetivos específicos
- Investigar a equivalência em adições e subtrações.
- Utilizar informações existentes para descobrir um valor desconhecido em uma igualdade.
Conceito-chave
Adição, subtração, igualdade, equivalência.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Peças do Jogo Dominó de igualdades para recortar.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Investigar a equivalência em adições e subtrações.
- Utilizar informações existentes para descobrir um valor desconhecido em uma igualdade.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.